Ensino secundário - 10ºAno - Dicas, métodos e materiais

laura_oliv_

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa noite!

Acabei o 9ºAno (ou melhor acabo na proxima semana) e para o 10 Ano vou escolher Ciencias e Tecnologias, e as disciplinas bienais BG, FQ e Ingles. Tenho a noção que ir para uma nova escola, com novos professores, disciplinas novas, materias novas, testes diferentes e a adolescencia :)sweatsmile::sweatsmile:), traz grandes dificuldades. E por isso, gostaria de ter uma ideia de cada disciplina do 10 ano, as trienais e bienais, os vossos metodos de estudo, as maiores dificuldades, as vossas notas (sem querer ser cusca, :tearsofjoy::tearsofjoy:, para ter uma ideia - nota: tirei 5 a tudo no 9 ano. como acham que eu me vou sair no secundario). Também gostaria que quem pudesse, me enviasse alguns materiais de estudo, como resumos, exercicios (tive conhecimento de uns livros do iave) e mais que achem fundamental para o meu estudo.

(darei o meu e-mail para me enviarem o que puderem)

Ajudem me como puderem, ou com palavras, ou com materiais de estudo.:blush:

Atualização: Gostaria de saber a vossa opiniao acerca dos livros do iave e para que disciplinas compraram.

Última edição:

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Já escrevi um post com todas as minhas dicas:
"Matemática A: é a disciplina mais trabalhosa do secundário. Para tirares boa nota, tens de treinar bastante e estar atenta nas aulas. Não te percas na matéria, tenta acompanhar sempre as aulas. E nada de estudar na véspera, mas isto é válido para todas as disciplinas. Quando não estiveres a perceber alguma coisa, deves perguntar sempre ao professor, porque acredita que aprender matemática sozinho é muito difícil.

Física e Química A: talvez seja a matéria que mais custa a entrar no início, mas não é nenhum bicho como toda a gente diz. Estar atenta nas aulas, compreender a matéria e fazer exercícios para que isso seja possível é uma mais valia nesta disciplina. Por fim, acho que treinar com exercícios de exame é capaz de ajudar, mas não sei, talvez seja melhor fazer isso no 11º.

Biologia e Geologia: esta foi a minha pior disciplina, portanto as minhas dicas podem não valer muito. É a disciplina mais teórica e com mais matéria, portanto é muito aconselhável que estejas atenta nas aulas (nesta disciplina isto é muito importante, porque assim não precisas de passar tanto tempo a estudar em casa). Eu não fiz isto e correu mal, mas também as aulas da minha stora eram... ew. Se quiseres, faz resumos, acho que ajuda. Além disto tudo, é preciso treinar as perguntas de resposta restrita. Sim, estas são as mais complicadas de ter alguma cotação, e a probabilidade de as falhar no 1º teste é, diria, 80%. Recomendo o livro do IAVE (exames) para isto."

"Português: Não há muito para dizer. Se souberes escrever e souberes bem a gramática, acho que chegas lá. Depois tens a questão da interpretação, mas isso vês quando lá chegares ;)

Filosofia: Saber a matéria a 200% (para isto, faz resumos), saber interpretar e ter espírito crítico é suficiente. Foi das minhas disciplinas favoritas no 11º ;)

Inglês: Não há muito para dizer... Se sempre foste boa a inglês até agora, vais continuar a ser no secundário, a não ser que o teu professor seja lixado... "

Isto foi escrito em fevereiro, mas continuo a concordar :tearsofjoy:

Claro que valem a pena, e não é assim tão difícil como dizem... E não, não é preciso estudar todos os santos dias

----------------------

sem querer ser cusca, :tearsofjoy::tearsofjoy:, para ter uma ideia - nota: tirei 5 a tudo no 9 ano. como acham que eu me vou sair no secundario
É impossível prever. A melhor aluna da minha turma do 9º tornou-se uma aluna muito mediana no secundário, enquanto que eu, que era um aluno mediano no 9º, tornei-me dos melhores alunos da turma do secundário. No entanto, nunca é um mau sinal :p
Também gostaria que quem pudesse, me enviasse alguns materiais de estudo, como resumos, exercicios (tive conhecimento de uns livros do iave) e mais que achem fundamental para o meu estudo.
Tem calma, isso vais arranjando ao longo do ano, sem stress por enquanto xD

• Like
Reactions: laura_oliv_

laura_oliv_

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Já escrevi um post com todas as minhas dicas:

----------------------

É impossível prever. A melhor aluna da minha turma do 9º tornou-se uma aluna muito mediana no secundário, enquanto que eu, que era um aluno mediano no 9º, tornei-me dos melhores alunos da turma do secundário. No entanto, nunca é um mau sinal :p

Tem calma, isso vais arranjando ao longo do ano, sem stress por enquanto xD
Obrigada pelas dicas :wink: Tu adquiriste esse livro do iave de biologia? sabes o preco dele e onde pode ser comprado?

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Obrigada pelas dicas :wink: Tu adquiriste esse livro do iave de biologia? sabes o preco dele e onde pode ser comprado?
Sim. Eu comprei numa livraria perto da minha escola, custou-me cerca de 15€ + 15€ = 30€ (existiam, dois volumes: um de Geologia e outro de Biologia. Roubalheira. Agora é apenas um volume, mas deve ter menos exercícios.). Também podes comprar no site do IAVE. Foi de onde mandei vir os meus de Matemática :)

• Like

laura_oliv_

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Sim. Eu comprei numa livraria perto da minha escola, custou-me cerca de 15€ + 15€ = 30€ (existiam, dois volumes: um de Geologia e outro de Biologia. Roubalheira. Agora é apenas um volume, mas deve ter menos exercícios.). Também podes comprar no site do IAVE. Foi de onde mandei vir os meus de Matemática :)
ok. obrigada mais uma vez. (é mesmo uma roubalheira 30euros ahah)
e vou ver se consigo arranjar pdf e imprimir conforme precise :tongueout:
Post automatically merged:

ok. obrigada mais uma vez. (é mesmo uma roubalheira 30euros ahah)
e vou ver se consigo arranjar pdf e imprimir conforme precise :tongueout:
digo te já que é mesmo uma roubalheira. de momento custa 17,90euros na fnac (no iave encontra se esgotado). sorte ter nascido em 2003:sweatsmile::sweatsmile:
Já agora, aconselhas me mais algum livro do iave, para fq ou matematica?

Última edição:

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
digo te já que é mesmo uma roubalheira. de momento custa 17,90euros na fnac (no iave encontra se esgotado). sorte ter nascido em 2003:sweatsmile::sweatsmile:
Já agora, aconselhas me mais algum livro do iave, para fq ou matematica?
Eu tenho todos e deram-me bastante jeito. Fazer exames completos chega a nem valer a pena ultimamente, a estrutura anda toda trocada. Exercícios de consolidação + provas modelo são suficientes :P

• Like
Matrícula
22 Julho 2016
O melhor conselho que te posso dar é trabalhares bem desde o início. O que mais vi quando andava no secundário foi pessoas que só se começaram a esforçar no 12º e foi à conta disso que não entraram na faculdade que queriam e atenção que estas eram pessoas com muitas capacidades para tirar notas muito boas.
Quanto a métodos de estudo, quando andava no secundário eu normalmente escrevia a matéria toda a mão e depois lia e relia até saber tudo, mas as minhas cadeiras eram maioritariamente teoricas por isso não sei se isso vai funcionar para tudo.
Por último, sem stress, com trabalho tudo se consegue! :grinning:

• Like

laura_oliv_

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
O melhor conselho que te posso dar é trabalhares bem desde o início. O que mais vi quando andava no secundário foi pessoas que só se começaram a esforçar no 12º e foi à conta disso que não entraram na faculdade que queriam e atenção que estas eram pessoas com muitas capacidades para tirar notas muito boas.
Quanto a métodos de estudo, quando andava no secundário eu normalmente escrevia a matéria toda a mão e depois lia e relia até saber tudo, mas as minhas cadeiras eram maioritariamente teoricas por isso não sei se isso vai funcionar para tudo.
Por último, sem stress, com trabalho tudo se consegue! :grinning:
Obrigada