Ensino secundário

Carlos Lopes 11

Membro Caloiro
Matrícula
21 Maio 2025
Olá a todos. Tenho uma dúvida. Tenho 30 anos e andei no secundário e abandonei. A vida fez me ver as coisas diferentes e gostava de fazer o secundário na área das ciências. É possível? Tenho que fazer exames novos de 9 ano?

Olá.
gostava de fazer o secundário na área das ciências. É possível?
Sim, é. Podes matricular-te num curso do Ensino Recorrente, que se destina precisamente a este tipo de casos.
Há varias modalidades, algumas em que há aulas, outras em que apenas há testes. Algumas até online.
Tenho que fazer exames novos de 9 ano?
Não tens. Eventualmente poderás ter de apresentar um certificado de habilitações que ateste que concluíste o 9º ano. Se tiveres concluído alguma disciplina do secundário, poderá ser benéfico também comprová-lo para obter equivalências.

Qualquer questão, dispõe.

Olá @Carlos Lopes 11
Além da solução do Ensino Recorrente apresentada anteriormente, em que concluirias as disciplinas em falta do curso do secundário que tinhas na altura, outra solução que me parece mais adequada ao teu caso é um Curso de Educação e Formação de Adultos (Curso EFA). É exatamente feito para casos como o teu, podes fazer tipicamente em pós-laboral, e em poucos meses deves ficar com o secundário concluído. Pergunta por estes cursos nas escolas secundárias da tua área de residência.

• Like
Reactions: sigis