Ensino Superior trouxe-me o periodo mais triste da minha vida

Jdbjxbd

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2018
Boas,

O meu nome é João e estou a estudar Engenharia Eletrótécnica (MIEEC) na FEUP. Neste momento estou no segundo do curso e confesso que vivo o momento mais triste da minha vida. Estou prestes a acabar este semestre a reprovar a 3 cadeiras, coisa que nunca me aconteceu, odeio estudar a matéria que estou a dar porque é só teoria ao contrário do primeiro ano que tinha bastantes coisas práticas. Com isto sinto que estou a desiludir não só os meus pais como a mim mesmo. Procuro alguém que me consiga aconselhar neste tema.

P.S. --> Eu adoro a universidade e o curso simplesmente tenho me sentido completamente desorientado e desmotivado.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boas,

O meu nome é João e estou a estudar Engenharia Eletrótécnica (MIEEC) na FEUP. Neste momento estou no segundo do curso e confesso que vivo o momento mais triste da minha vida. Estou prestes a acabar este semestre a reprovar a 3 cadeiras, coisa que nunca me aconteceu, odeio estudar a matéria que estou a dar porque é só teoria ao contrário do primeiro ano que tinha bastantes coisas práticas. Com isto sinto que estou a desiludir não só os meus pais como a mim mesmo. Procuro alguém que me consiga aconselhar neste tema.

P.S. --> Eu adoro a universidade e o curso simplesmente tenho me sentido completamente desorientado e desmotivado.
Olá, João!

O que estás a passar é perfeitamente compreensível e não penses que não é normal ao longo do curso teres vários momentos em que sentes que não és capaz ou que as coisas não estão a interessar-te tanto e nada disto quererá dizer que estás a desapontar todos ou que não estás no sítio certo. Portanto, claro que chumbar a 3 cadeiras não é o cenário ideal, mas já sabes que foi o que aconteceu e agora só tens de pensar na melhor maneira de resolveres o problema: podes ir a recurso a essas cadeiras e passar a todas ou algumas delas? Preferes deixar para o ano? Tens de pensar em qual das opções achas que aguentarias melhor. Há quem prefira estudar para a época de recurso e tentar despachar essas cadeiras e há quem pense que o melhor é deixar algumas dessas cadeiras para o próximo ano, quando talvez tenhas mais força de vontade e se calhar já estudaste alguma coisa nas pausas e vais melhor preparado. Também podes fazer o meio-termo, que seria talvez fazeres 1 dessas cadeiras no recurso e tentavas dedicar-te a ela nestes dias, com calma e fazes as outras duas no próximo ano ou nos próximos anos, visto que estás num MI. Só tens de ter cuidado para não deixares acumular cadeiras, mas acredita que também não é dramático precisares de mais um ano/semestre para concluir o curso - acontece imensas vezes e não significa que sejas uma vergonha.

Fala com os teus pais e diz-lhes como te sentes, sinceramente e mostra-lhes que estás disposto a tentar lidar com a situação. Infelizmente, vais ter de aguentar com as cadeiras que gostas menos mas é uma experiência que levarás para o futuro porque, no fundo, é praticamente impossível que vamos todos trabalhar todos os dias naquilo que gostamos. Há partes absolutamente insuportáveis, mas o que importa é sempre encontrarmos soluções para aguentar. Se sentes que precisas de aconselhamento profissional, não hesites e procura um(a) psicólog@ - isto não quer dizer que estejas maluco ou algo do género, mas por vezes precisamos mesmo que um profissional nos acompanhe nas fases mais difíceis. Procura falar também com os teus amigos e colegas, porque se calhar não és o único que se sente assim e sentires-te compreendido é sempre reconfortante.

Não tenho muito mais para te dizer, mas finalizo só mesmo com o breve comentário que é válido sentirmo-nos mal e ter fases mais desmotivantes - também tive as minhas e não é fácil ultrapassarmos os períodos de crise. Esforcei-me para aguentar as coisas que gostava menos e acabei por chegar a um ponto em que isso já se torna quase natural e as notas passaram a exceder as minhas expectativas, inclusive. Não há uma fórmula mágica, mas habitua-te à ideia de precisares fazer até as coisas que mais te aborrecem. Encara isso como um teste à tua paciência, sê teimoso e insiste com o que achas que precisas fazer para ficares aprovado. Independentemente das notas, isso já é um bom motivo para te orgulhares. Espero que fiques melhor! 🤗

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Q Data das candidaturas ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
N Cálculo da média para efeitos de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
sandravieira11 Ensino Superior à distância Concurso Nacional e Locais - Público 4
Z Ingresso no Ensino Superior através do curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 1
Mara Rita Candidatura à 2fase do acesso ao ensino superior Ensino Superior - Geral 2
Rafaela113356688000 Dúvida acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Quem esta matriculado no ensino superior pode inscrever para exames nacionais para ter melhoria? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Exames 1ª Fase e 2ª Fase. Qual a nota que prevalece para acesso ao ensino superior? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
12345teste Candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 6
luisscarvalho Acesso ao Ensino Superior Media Ensino Superior - Geral 1
R Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
Yolibel Acesso ao Ensino Superior através de Curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 9
X Acesso ao ensino superior via curso profissional Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Sou dos Açores e quero usar o contingente para me candidatar ao ensino superior, posso usar o contingente em todas as opções? Concurso Nacional e Locais - Público 1
silviapd18 Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
Nicole Salvador Ingressar no ensino superior Ensino Superior - Geral 1
okcoool Média Ensino Superior Ensino Superior - Geral 0
raquel82 Candidatura ao Ensino Superior com Exames do Ano Anterior Concurso Nacional e Locais - Público 4
J Dúvida exames e ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Média de curso profissional (tecnológico de planos próprios) para acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
L Exame para melhoria de nota para ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
D Candidatura ao ensino superior um ano após terminar o secundário Ensino Secundário 2
S Como calcular a média Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 31
D Estou no ensino superior no 1º ano mas queria mudar de curso, mas não tenho media posso fazer ensino recorrente? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
PedroJesus17 Propinas Ensino Superior Ensino Superior - Geral 2
MBSM Dúvida na média de notas/exames para concurso acesso ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
1 Cálculo de nota de candidatura ao Ensino Superior. Concurso Nacional e Locais - Público 6
Jesualdo Cabral Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 6
V Quais são os melhores cursos do Ensino Superior para mim? Ensino Secundário 4
Joaoluisvalerio Acesso ao ensino superior pelo concurso especial CET Concurso Nacional e Locais - Público 2
P Acesso ao ensino superior atraves de ensino profissional Concurso Nacional e Locais - Público 7
D Notas do ensino superior afetam a nota de Mudança par/Instituição? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
PedroJesus17 Inscrição no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
PedroJesus17 Médias de acesso ao ensino superior - Matemática A Concurso Nacional e Locais - Público 4
C Candidatura ao ensino superior Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
A Acesso Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
Melissa de leca SAT e candidaturas a ensino superior portugues Concurso Nacional e Locais - Público 1
F Opções para o ensino superior (engenharias) Tecnologias 2
M Questões sobre ensino superior Ensino Superior - Geral 4
Carla Balão Santos Curso profissional e exame acesso ensino superior Ensino Secundário 2
arib00 Nota candidatura ao ensino superior com exames 17/18 Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Média secundário 2017 conta para acesso ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 9
D Média para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
Filipejr7 Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
Hugo martins987 boas pessoal alguem aqui percebe bem de calculo financeiro ensino superior ? vou ter frequência e precisava de ajuda Ensino Superior - Geral 0
dinisleal8 Media do secundário conta para o ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 6
Noc4s Ensino superior - repetição de semestre Ensino Superior - Geral 1
6diogom Concurso ao ensino superior através de um CET Concursos e Regimes Especiais 6