Entrada ao ensino superior / melhoria de notas.

Ana_sousa18

Membro Caloiro
Matrícula
14 Outubro 2021
Acabei este ano o secundário e não me inscrevi na primeira fase e sim só na segunda por motivos pessoais. Infelizmente acabei por não entrar devido à minha média final que em relação à segunda fase do curso que pretendia já estava demasiado baixa…para entrar com as minhas notas teria que ser na primeira fase.
Já tive amigos a dizerem para tentar a terceira fase, mas sei que provavelmente nem vale a pena.
Mesmo com as notas dos exames sendo razoáveis sinto que as mesmas acabam por não compensar a minha média que não é das melhores sendo essa um 12(sim, eu sei o meu 10.º ano não foi dos melhores).
Existe alguma maneira de conseguir melhorar a minha nota interna?
Obrigada a quem me poder ajudar.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Acabei este ano o secundário e não me inscrevi na primeira fase e sim só na segunda por motivos pessoais. Infelizmente acabei por não entrar devido à minha média final que em relação à segunda fase do curso que pretendia já estava demasiado baixa…para entrar com as minhas notas teria que ser na primeira fase.
Já tive amigos a dizerem para tentar a terceira fase, mas sei que provavelmente nem vale a pena.
Mesmo com as notas dos exames sendo razoáveis sinto que as mesmas acabam por não compensar a minha média que não é das melhores sendo essa um 12(sim, eu sei o meu 10.º ano não foi dos melhores).
Existe alguma maneira de conseguir melhorar a minha nota interna?
Obrigada a quem me poder ajudar.
Olá @Ana_sousa18
Podes fazer melhorias através dos exames nacionais ou dos exames de equivalência à frequências de cada disciplinas que tiveste no secundário:

• Like
Reactions: helenarr

Palexandra

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2021
olá Bom Dia
Eu estou com o mesmo problema. Preciso melhorar as notas do 11º , já me dirigi á secretaria da escola mas disseram-me só era possível melhorar o 12º ano , mesmo eu dizendo que precisava das notas para acesso e não para o diploma.
Podem por favor dizer-me qual a legislação especificamente. já procurei guia de exames, no D,R, e fico sempre com duvidas.
Tenho muito urgência em saber
Muito obrigada

Miguel2004

Membro Dux
Matrícula
14 Junho 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
olá Bom Dia
Eu estou com o mesmo problema. Preciso melhorar as notas do 11º , já me dirigi á secretaria da escola mas disseram-me só era possível melhorar o 12º ano , mesmo eu dizendo que precisava das notas para acesso e não para o diploma.
Podem por favor dizer-me qual a legislação especificamente. já procurei guia de exames, no D,R, e fico sempre com duvidas.
Muito obrigada
Como transitaste para o 12º ano, só podes melhorar a tua média interna através de mudanças nas notas finais das disciplinas que já terminaste no 11º.

Por exemplo, as disciplinas bienais (Filosofia, Inglês, Geografia, Biologia e Geologia, Física e Química A, Geometria Descritiva, Economia, etc) terminam no 11º ano, podendo apenas melhorar essas notas (já as finais, que contam com o 10º e o 11º) através dos exames nacionais ou de exames de equivalência à frequência. Se tiveste um 16 a Filosofia no 10º ano e um 12 no 11º, o que equivale a uma média final de Filosofia de 14, só podes substituir o 14 através do exame. A nota que terias nesses exames substituiria a nota final da disciplina em questão, não a nota que tiveste no 10º ou 11º. Com as disciplinas trienais (Português, Matemática A, História A, Desenho), que, ou tens uma nota elevada no 12ºano que te possibilita a subir a nota final dessa disciplina (que neste caso é a média arredondada das 3 notas que tiveste desde o 10º ao 12º), ou vais a exame nacional como externo, de maneira a fazer a mesma substituição de nota final pela nota do exame que poderás fazer com as disciplinas bienais. Aproveita também as duas disciplinas anuais do 12º para melhorar a tua média interna, se é isso que te preocupa!

Espero ter ajudado de alguma forma!😄

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
olá Bom Dia
Muito obrigada
Continuas a poder fazer melhorias para efeitos de acesso ao ensino superior. Sugiro que leias isto atentamente para perceberes a confusão que a escola está a fazer:

Palexandra

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2021
Bom dia
Agradeço a resposta
Mas vou especificar melhor.
Eu ando no 1º ano da faculdade, acabei o ano passado o 12º ano.
E pretendia melhorar as notas do 11º apenas para efeitos de acesso à Universidade, como aluno autoproposto pelo exame nacional anual, porque penso não haver outra possibilidade, sendo a disciplina de Desenho do 12º ( pois é uma disciplina trienal), a que tenho de ter como prova de ingresso a solicitada pela Universidade que pretendo frequentar.
Já me dirigi à escola da minha zona, e também fui à DRES e disseram-me mão ser possível para o 11º ano, apenas o posso fazer para as Disciplinas do 12º ano que tenha exame nacional.
Agradeço que me ajudem porque todas as respostas de casos parecidos aqui encontrados fico com a ideia de que é possível.
obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Já me dirigi à escola da minha zona, e também fui à DRES e disseram-me mão ser possível para o 11º ano, apenas o posso fazer para as Disciplinas do 12º ano que tenha exame nacional.
A resposta que te foi dada só se aplica às melhorias do diploma. Melhorias para efeitos de acesso continuas a poder fazer. Para perceberes o que isto significa tens de ler o artigo que te coloquei em cima.

Esta é a informação mais comummente dada de forma errada nas escolas, porque muitas não sabem/percebem os diferentes tipos de melhoria.

Palexandra

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2021
podem pf dizer onde está escrito o trecho abaixo trecho é no guia de exames. obrigada preciso mesmo de ajuda

“Os exames finais nacionais para melhoria de classificação do ensino secundário, exclusivamente para efeito de acesso ao ensino superior, podem realizar-se depois de ultrapassados os prazos estabelecidos anteriormente, sem limitação, desde que a oferta de exames de âmbito nacional contemple as disciplinas e códigos de prova correspondentes. Estas classificações só são consideradas no cálculo da média do ensino secundário que contará para acesso ao ensino superior (ficha ENES).”

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
podem pf dizer onde está escrito o trecho abaixo trecho é no guia de exames. obrigada preciso mesmo de ajuda

“Os exames finais nacionais para melhoria de classificação do ensino secundário, exclusivamente para efeito de acesso ao ensino superior, podem realizar-se depois de ultrapassados os prazos estabelecidos anteriormente, sem limitação, desde que a oferta de exames de âmbito nacional contemple as disciplinas e códigos de prova correspondentes. Estas classificações só são consideradas no cálculo da média do ensino secundário que contará para acesso ao ensino superior (ficha ENES).”
O artigo refere de onde é que foi retirado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Já não sei o que hei-de fazer tenho que lhes provar. já que nem na Dres me ouvem
A melhoria para efeitos de acesso aparece automaticamente na ficha ENES, a escola não precisará de intervir.

Palexandra

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2021
Olá Bom Dia
Finalmente entendi porque não encontrava no guia geral de exames de 2021, o texto abaixo, a razão é porque realmente consta no guia de 2018, 2019, 2020, em 2021 o ponto «22- EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS PODEM OS ALUNOS REALIZAR EXAMES PARA MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO?», foi mudado não constando o que nos diz o texto abaixo

“Os exames finais nacionais para melhoria d22. classificação do ensino secundário, exclusivamente para efeito de acesso ao ensino superior, podem realizar-se depois de ultrapassados os prazos estabelecidos anteriormente, sem limitação, desde que a oferta de exames de âmbito nacional contemple as disciplinas e códigos de prova correspondentes. Estas classificações só são consideradas no cálculo da média do ensino secundário que contará para acesso ao ensino superior (ficha ENES).”
obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá Bom Dia
Finalmente entendi porque não encontrava no guia geral de exames de 2021, o texto abaixo, a razão é porque realmente consta no guia de 2018, 2019, 2020, em 2021 o ponto «22- EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS PODEM OS ALUNOS REALIZAR EXAMES PARA MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO?», foi mudado não constando o que nos diz o texto abaixo

“Os exames finais nacionais para melhoria d22. classificação do ensino secundário, exclusivamente para efeito de acesso ao ensino superior, podem realizar-se depois de ultrapassados os prazos estabelecidos anteriormente, sem limitação, desde que a oferta de exames de âmbito nacional contemple as disciplinas e códigos de prova correspondentes. Estas classificações só são consideradas no cálculo da média do ensino secundário que contará para acesso ao ensino superior (ficha ENES).”
obrigada
É normal que não encontres isso no Guia Geral de 2021, porque quando foi lançado as melhorias foram proibidas pelo governo (para o diploma e acesso). Só depois é que foram aprovadas na assembleia da república para efeitos de acesso. Não deves usar o Guia Geral de Exames 2020/2021 como exemplo, dado que ambos têm regras excepcionais que apenas foram aplicáveis nos respetivos anos.

O governo já deu a entender que este ano volta tudo às regras habituais.