⏸ Muitos alunos inscritos necessitam de "congelar" a matrícula no ensino superior, por diversas razões. Se é o teu caso, deves estar atento ao facto de existirem diferentes regras entre faculdades. Explicamos aqui o que deves ter em conta para que nada falhe.
📌 Existem bolsas de mérito no ensino básico e secundário, bem como no ensino superior, para os alunos com boas classificações. No entanto, a forma como estas bolsas funcionam é diferente conforme os ciclos. Explicamos aqui o que precisas de saber.
Boa tarde, gostaria de saber se ao entrar na 2º fase de uma universidade faz muita diferença? Queria saber pois, como as aulas já começaram, queria saber se depois fica complicado o acompanhamento, ingressão etc...
Boa tarde, gostaria de saber se ao entrar na 2º fase de uma universidade faz muita diferença? Queria saber pois, como as aulas já começaram, queria saber se depois fica complicado o acompanhamento, ingressão etc...
olá! eu entrei na primeira fase, porém, na minha turma houve gente que entrou na segunda. sinceramente, não demos muita coisa importante nas semanas que eles ainda não estavam no curso, porém bastava pedirem resumos das aulas que não foram e acompanhavam bem!
Bem basicamente estou com um certo receio. Eu de momento irei de ter realizar a segunda fase de exames e estou bastante confiante para tal e sei que vou conseguir o que necessito, no entanto com isto só poderei entrar na segunda fase na faculdade. E já vi diversos tópicos a falar sobre o mesmo em anos passados e gostava de saber como foi a experiência de quem veio aqui perguntar o mesmo (ou de outros claro) no que toca ao facto de integração e praxes entrando na segunda fase, a vossa integração correu bem na mesma? Conseguiram na mesma realizar as praxes e principalmente entrar no espírito académico? Obrigado a quem responder!
Olá.
Gostaria de saber se alguém me pode esclarecer sobre o que muda entre entrar na 2.ª fase no ensino superior relativamente à 1.ª: como é que se lida com as aulas de matéria perdida, por exemplo, como é que se procede com a questão da matéria em atraso, por exemplo?
Obrigada pela atenção.
Bem basicamente estou com um certo receio. Eu de momento irei de ter realizar a segunda fase de exames e estou bastante confiante para tal e sei que vou conseguir o que necessito, no entanto com isto só poderei entrar na segunda fase na faculdade. E já vi diversos tópicos a falar sobre o mesmo em anos passados e gostava de saber como foi a experiência de quem veio aqui perguntar o mesmo (ou de outros claro) no que toca ao facto de integração e praxes entrando na segunda fase, a vossa integração correu bem na mesma? Conseguiram na mesma realizar as praxes e principalmente entrar no espírito académico? Obrigado a quem responder!
Os meus colegas de 2ª fase adaptaram-se bem, tanto à Universidade como à Praxe. Creio que seja algo que dependa mais da personalidade intrínseca a cada ser humano do que propriamente do facto de se entrar em 1ª ou 2ª fase.
Olá.
Gostaria de saber se alguém me pode esclarecer sobre o que muda entre entrar na 2.ª fase no ensino superior relativamente à 1.ª: como é que se lida com as aulas de matéria perdida, por exemplo, como é que se procede com a questão da matéria em atraso, por exemplo?
Obrigada pela atenção.
Acho que há mais probabilidades de entrares na 1.ª fase do que na 2.ª fase visto que o número de vagas é reduzido na 2.ª fase. Em relação à matéria perdida suponho que tenhas que pedir apontamentos a quem está lá desde o início das aulas.
Eu entrei na 2ª fase e perdi muita coisas mas nada que com o tempo não consigas repor, mas creio que dependa muito de pessoa para pessoa, de curso para curso, mas vais ter que "desenmerdar-te" mesmo.
Os meus colegas de 2ª fase adaptaram-se bem, tanto à Universidade como à Praxe. Creio que seja algo que dependa mais da personalidade intrínseca a cada ser humano do que propriamente do facto de se entrar em 1ª ou 2ª fase.
Boa tarde! Gostaria de saber se é possivel candidatar-me à 1º fase na faculdade pretendida mas fazer na mesma os exames na 2º fase, para o caso de não entrar à orimeira??
Boa tarde! Gostaria de saber se é possivel candidatar-me à 1º fase na faculdade pretendida mas fazer na mesma os exames na 2º fase, para o caso de não entrar à orimeira??
A parte de ser complicado ou não depende muito de faculdade para faculdade.
Por exemplo, quando entrei na minha faculdade em segunda fase tivemos 2 dias com aulas de 3 horas/cadeira(4 cadeiras) para dar matéria que os alunos de primeira fase deram em 2 semanas. Pode parecer complicado, mas sinceramente, no final do semestre vais ver que não era. A única dificuldade é que tens que apanhar um comboio em andamento. Tens que gerir muito bem o teu tempo.
Também vai depender (muito) de faculdade para faculdade o acompanhamento e se encontras um grupo de amigos que te consiga ajudar, mas no geral creio que hoje em dia a maior parte das faculdades preste o devido cuidado sobre este assunto.
Se tiveres qualquer dúvida sobre este tópico( oun qualquer outro), coloca aqui ou manda-me mensagem.
A integração depende de faculdade para faculdade, mas acredito que em qualquer uma seja algo complicada, mas fazível. Não acho que seja impedimento de te candidares.
Sobre a praxe. Tendo em conta que a entrada para alunos da segunda fase é feita passadas 2 semanas da primeira fase, perdes algumas coisas e algumas praxes. Normalmente as primeiras praxes são as que trazem mais convívio porque são aquelas a quais quase todos vão. Com o passar do tempo as pessoas que gostam da praxe ficam e os outros deixam de ir, portanto és capaz de não conhecer tanta gente na praxe do que se tivesses entrado na primeira fase. Contudo, como já referi anteriormente, não acho que a entrada da segunda fase seja muito impeditiva, já que tens o resto do ano para conhecer pessoas e ir a praxes!
A forma como lidas com a matéria em atraso depende de pessoa para pessoa e é algo que inicialmente custa um bocado, mas que o esforço vale a pena e que no final vais ver que não custou assim tanto.
Acredito que sobre este assunto a melhor opção será pedir conselhos aos teus colegas de primeira fase e a pessoal mais velho, porque assim consegues perceber qual é a matéria relevante para a época de avaliação.
Olá.
Obrigada pela atenção.
A minha experiência ao entrar na 2ª fase (ISCTE, Gestão de Marketing):
Matéria: Não perdi quase nada porque na altura que entrei ainda faltavam quase todos às aulas por causa da praxe, por isso mesmo na minha primeira semana foi só aulas de apresentação de professores e cadeiras, e praticamente nada de matéria.
Praxes: Eu nunca fui à praxe mas podia se quisesse, embora também não tenha sido convidado. Mas como já disseram, a praxe normalmente logo no início do ano letivo, por isso vais perder as primeiras atividades. Mas podes juntar-te mais tarde.
Integração: No meu caso nunca chegou a acontecer, e acabei por desistir do curso no segundo ano (sobretudo por não gostar do ensino). Mas a minha não integração deveu-se a vários fatores. Um deles é o facto de eu ser bastante introvertido, e em cima disso na altura era mais envergonhado do que sou agora, por isso tive dificuldade em fazer amizades porque já se tinham começado a formar os grupinhos, e eu não tinha à vontade para ir meter conversa. Outros fator foi estar infeliz com o ensino e desconfortável no campus sem ninguém com quem falar e então ia logo para casa, até mesmo nos intervalos às vezes ia à casa de banho ou dava voltas à escola ou até fingia estar a fazer algo no telemóvel, só para não parecer que estava simplesmente sozinho. Para além houve mais coisas que contribuíram, como: não ter ido à praxe, não me ter envolvido em nenhuma associação na universidade, não ir às festas do ISCTE ou saídas à noite do curso (que me pareciam ser à base de: let's get drunk).
Conclusão: Depende da instituição e depende de ti. Se por exemplo queres participar na praxe, diria que na maioria das instituições, se não todas, poderás fazê-lo mesmo entrando na segunda fase, mas claro terás perdido certas atividades. Se és uma pessoa muito à vontade socialmente e que facilmente faz amigos, então a integração acontecerá na mesma, mas se por outro lado és mais tímido e até tens ansiedade social e/ou dificuldade de "conectar" com alguém, então será mais difícil, sobretudo por já haverem grupos quase formados, em parte por causa da praxe.
Olá, sinceramente não faço ideia se estou no sítio certo mas espero que me consigam ajudar/esclarecer na mesma
Então, terminei o ensino secundário na área de ciências socioeconómicas este ano. Sempre soube que queria ir para Gestão no ISCTE mas o exame de matemática da primeira fase tornou isso impossível. Fui à segunda fase e agora sinto que tenho uma hipótese (não muito grande mas still) de entrar no curso que sempre quis. A minha dúvida é a seguinte, como é entrar na segunda fase? Perde-se muito a nível daquelas primeiras semanas em que é suposto adaptarmo-nos a uma nova realidade?
Candidatei-me com as notas da 1ª fase a outros cursos do ISCTE como por exemplo Gestão de Recursos Humanos no qual acho que entro, vale a pena matricular-me nesse curso de forma a poder experienciar os primeiros dias?
Sim, vale sempre a pena. Há um prazo para as matrículas e quando o resultado da 2ª fase sair esse prazo já vai estar expirado há muito. Imagina que não te matriculavas e não entravas na 2ª fase...
Olá, sinceramente não faço ideia se estou no sítio certo mas espero que me consigam ajudar/esclarecer na mesma
Então, terminei o ensino secundário na área de ciências socioeconómicas este ano. Sempre soube que queria ir para Gestão no ISCTE mas o exame de matemática da primeira fase tornou isso impossível. Fui à segunda fase e agora sinto que tenho uma hipótese (não muito grande mas still) de entrar no curso que sempre quis. A minha dúvida é a seguinte, como é entrar na segunda fase? Perde-se muito a nível daquelas primeiras semanas em que é suposto adaptarmo-nos a uma nova realidade? Candidatei-me com as notas da 1ª fase a outros cursos do ISCTE como por exemplo Gestão de Recursos Humanos no qual acho que entro, vale a pena matricular-me nesse curso de forma a poder experienciar os primeiros dias? Para além disso, na eventualidade de não conseguir entrar em Gestão na 2ª fase li que o número de matrículas que o aluno já fez pode ser critério de desempate se pretender pedir transferência para outro curso, logo a minha hipotética matricula da 1ª fase seria "prejudicial"? Obrigada desde já!
Com a tua nota acho que entras sem problemas, acho pouco provável a média subir 0,5 valores ainda para mais num ano em que a média do exame de matemática desceu.
A minha dúvida agora é se na 2ª fase meto primeiro Gestão na Nova ou no ISCTE...
Também acho pouco provável mas não quero iludir-me...
Pelo que tenho visto no geral toda a gente fala melhor da nova e a nível internacional também parece ter mais oportunidades. Eu pessoalmente até gostei mais do plano de estudos do ISCTE e acho que a nível de ambiente também tem mais a ver comigo!
Pois também estou com esse dilema, ainda para mais eu moro a 15 minutos do ISCTE, enquanto que para chegar à Nova demoraria mais de uma hora. Mas acho que, tendo notas para ir para à Nova, não posso desperdiçar essa oportunidade...
Pois também estou com esse dilema, ainda para mais eu moro a 15 minutos do ISCTE, enquanto que para chegar à Nova demoraria mais de uma hora. Mas acho que, tendo notas para ir para à Nova, não posso desperdiçar essa oportunidade...
sim, no teu caso eu iria para o iscte!! ter a faculdade a 15 minutos de casa é um privilégio! e a nova é quase igual ao iscte em niveis de competencia e de curriculo! e perderia 2 horas todos os dias a ir para a nova e a voltar, que horror!
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.