Entrada na 2ª fase, praxes e integração - Experiências

MartaMMarques

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2018
Boa tarde.
Este ano, em princípio, vou entrar na segunda fase de candidaturas à universidade e estou um pouco nervosa/receosa. Como recuperar a matéria perdida? Como fazer amigos sendo um pouco tímida e awkward? O que levar nos primeiros dias? Algum conselho?

Obrigada a quem responder 😊

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Também entrei na universidade que queria na 2° fase e posso dizer que não perdes matéria praticamente nenhuma, por isso, não te preocupes ! Tendo entrado na 2° fase eu simplesmente comecei a falar com o pessoal, dizer olá, o meu nome, que entrei na 2° fase, etc. Também era bastante tímido mas mais tarde ou mais cedo isso tem que ficar para trás :)
Se quiseres podes tentar a praxe para conhecer pessoal novo, mas não precisas de o fazer para conhecer pessoal. Estão todos na mesma situação e com o tempo vão falando sobre os vossos gostos ( o facto de estar no mesmo curso já ajuda bastante - mais uma coisa em comum :P ) e vais fazer grandes amizades! Não stresses com isso e boa sorte ! :)

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Boa tarde.
Este ano, em princípio, vou entrar na segunda fase de candidaturas à universidade e estou um pouco nervosa/receosa. Como recuperar a matéria perdida? Como fazer amigos sendo um pouco tímida e awkward? O que levar nos primeiros dias? Algum conselho?

Olá! Tens que ir para a faculdade de mente aberta mesmo senão torna-se complicado uma boa integração. Não tens nada a temer, é uma excelente etapa da tua vida, aproveita-a ao máximo. Basicamente tens que pedir a colegas que te emprestem apontamentos para ficares a par e não te atrasares. Não sei se se falares com professores se eles te ajudam também nesse aspeto mas não acho provável. Em relação ao que deves levar, não precisas de levar muito, keep it Simple. Qualquer coisa dispõe.

• Like
Reactions: MartaMMarques

MartaMMarques

Membro Caloiro
Matrícula
16 Agosto 2018
Boa tarde.
Tenho lido ultimamente aqui e em outros sites textos acerca das praxes e devo admitir que estou um pouco curiosa acerca delas.
As praxes são assim tão más/assustadoras como algums dizem? É verdade que se recusarmos fazer alguma atividade podemos ser considerados "medricas" e não ser tão incluídos no grupo? Alguém sabe como são as praxes no curso de educação básica no geral?

ana6pinheiro

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2018
Boa tarde! Eu irei candidatar-me à 2ª fase visto que a minha média é superior na mesma e, se houver vagas, talvez entre num de dois cursos nos quais tenho mais interesse relativamente àquele em que devo ficar colocada na 1ª fase. Se há alguém que em anos anteriores também esteve na mesma situação e ficou colocado em ambas as fases de candidaturas gostaria muito que me respondessem a algumas questões: Visto que ficar colocado na 2ª fase não é certo, como fizeram em termos de casa (principalmente porque no meu caso estamos a falar de cidades totalmente diferentes)? Foram à primeira semana de aulas do outro curso? E à praxe? Foi muito difícil arranjar casa e arranjar amigos depois? Obrigada :)

tiago.oliveira.13

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2018
Olá, infelizmente não fui colocado na 1ª fase de candidaturas, e portanto candidatei-me à 2ª fase e com quase todas as certezas vou entrar. A minha questão é: faz muita diferença eu não estar presente na 1ª semana, ou será que posso estar de alguma maneira? Precisava de ajuda, porque estou a dar em doido com a hipótese de me integrar mal.

Obrigado

Danielpf20

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Bom dia
Eu fui colocado na 1 fase e na 2 fase já me candidatei para mudar de curso e de universidade e tenho quase a certeza que sou colocado.
A minha dúvida era se tenho de ir ás aulas na universidade onde fui colocado na 1 fase por esta semana e meia até sairem as colocações da 2 fase ?

D

Deleted member 24639

Guest
Bom dia
Eu fui colocado na 1 fase e na 2 fase já me candidatei para mudar de curso e de universidade e tenho quase a certeza que sou colocado.
A minha dúvida era se tenho de ir ás aulas na universidade onde fui colocado na 1 fase por esta semana e meia até sairem as colocações da 2 fase ?
Como tens certezas de que serás colocado em 2ª fase, penso que não haverá problema nenhum... O problema seria apenas se não ficasses colocado e quisesses continuar no curso em que te matriculaste em 1ª fase.

D

Deleted member 24639

Guest
Sim tenho quase a certeza mas faltando as aulas não chumbo por faltas ?
Não, porque ficando colocado em 2ª fase, terías que fazer uma nova matrícula no novo curso/instituição. Para além disso, caso não ficasses colocado e continuasses no curso, não penso que seria por 1 semana e meia que atingirias o limite de faltas... :rolleyes:

Username.

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2018
Olá, eu candidatei me na 2° fase de concurso nacional, mas estou com algum receio de perder as praxes...a escolha da madrinha/ padrinho...queria saber se ao entrar na segunda fase perco aquilo que o caloiro deve "sofrer"

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá, eu candidatei me na 2° fase de concurso nacional, mas estou com algum receio de perder as praxes...a escolha da madrinha/ padrinho...queria saber se ao entrar na segunda fase perco aquilo que o caloiro deve "sofrer"
Olá! Sinceramente acho que não perdes grande coisa, apesar de não saber como é na tua faculdade. Disseram-me que não havia propriamente uma data limite para a escolha da madrinha e do padrinho e penso que ainda és capaz de apanhar a praxe, mas tenta informar-te junto de alguém do teu curso para garantir que assim é.

AfonsoD21

Membro
Matrícula
29 Maio 2017
bem já me matriculei e vou comecar as aulas dia 1 de outubro, mas foi me dito que as aulas ja tinham começado a serio esta segunda e para alem disso nao conheco ninguem e sou muito timido. alguem pode dar dicas pa me ambientar pls?? :(

DianaNunes

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2019
Bom dia!
Tenho algumas dúvidas sobre a candidatura à 2ª fase do Ensino Superior.
Eu terei de fazer a 2ª fase dos exames pois não consegui a nota esperada na 1ª fase... Sendo assim terei de me candidatar à 2ª fase da faculdade.
Perde-se muito entrando apenas na 2ª fase do Ensino Superior?
Os alunos da 2ª fase tmb realizam praxes ou são privados disso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @DianaNunes
Eu terei de fazer a 2ª fase dos exames pois não consegui a nota esperada na 1ª fase... Sendo assim terei de me candidatar à 2ª fase da faculdade.
Perde-se muito entrando apenas na 2ª fase do Ensino Superior?
Apenas 1 semana de aulas mais coisa menos coisa.
Os alunos da 2ª fase tmb realizam praxes ou são privados disso?
Tipicamente, sim, mas pode depender da academia em causa.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Snowwhite
Li noutro site que quem tem uma nota de candidatura muito superior na 2 fase, face à 1 fase e tem quase a certeza que possa entrar na 2 fase e que não quer perder o ambiente e as aulas e assim pode assistir as aulas desse mesmo curso para nao perder as 2 semanas inicias, isso por acaso é possível?!
É, nas faculdades em que não é controlada as presenças. Vai depender do curso em causa.

Mariana Muss

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2019
Olá malta! Vou começar este ano o meu primeiro ano na Faculdade, mas só vou entrar na segunda fase, e estou um bocado preocupada em termos de matéria no sentido em que tenho medo de como vou entrar mais tarde perder muita coisa.
Malta que entrou na 2ª fase, como foi a vossa experiência?

Sara Temporão

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2019
Olá! Candidatei-me para a 2ºfase no curso de Turismo no IPVC na ESTG. Por incrível que pareça, não me candidatei para a 1ª fase porque não fui a tempo... Apenas decidi o que queria fazer no meu futuro durante esse intervalo de tempo. Então, gostava de saber como é entrar para a 2º fase e, por isso, levanto as seguintes dúvidas:

1) Perdem-se muitas aulas?
2) Os da 2ª fase também têm direito a apresentações de acomodação tal como os da 1ª fase?
3) Os da 1ª e da 2ª fase estão na mesma turma?
4) As aulas para os da 2ª fase podem começar logo depois da matricula?
5) Os da 2º fase também são praxados?

PS: Se houver mais alguma diferença entre as duas fases que não estejam presentes nas minhas questões, agradeço que mo digam também :)

Boa sorte e muito sucesso para todos vocês!
E lembrem-se: Todos temos vocação para alguma coisa, não se deitem abaixo nem deixem que alguém vos faça. Se se sentem perdidos, não desanimem, não são inferiores a ninguém. Apenas estão a decifrar qual é o vosso dom e, mais tarde ou mais cedo, irão tê-lo em vossas mãos!

hdf

Membro Veterano
Matrícula
12 Outubro 2016
Curso
Caminhando p/ Enfermagem
Instituição
ESS-IPVC
Olá! Candidatei-me para a 2ºfase no curso de Turismo no IPVC na ESTG. Por incrível que pareça, não me candidatei para a 1ª fase porque não fui a tempo... Apenas decidi o que queria fazer no meu futuro durante esse intervalo de tempo. Então, gostava de saber como é entrar para a 2º fase e, por isso, levanto as seguintes dúvidas:

1) Perdem-se muitas aulas?
2) Os da 2ª fase também têm direito a apresentações de acomodação tal como os da 1ª fase?
3) Os da 1ª e da 2ª fase estão na mesma turma?
4) As aulas para os da 2ª fase podem começar logo depois da matricula?
5) Os da 2º fase também são praxados?

PS: Se houver mais alguma diferença entre as duas fases que não estejam presentes nas minhas questões, agradeço que mo digam também :)

Boa sorte e muito sucesso para todos vocês!
E lembrem-se: Todos temos vocação para alguma coisa, não se deitem abaixo nem deixem que alguém vos faça. Se se sentem perdidos, não desanimem, não são inferiores a ninguém. Apenas estão a decifrar qual é o vosso dom e, mais tarde ou mais cedo, irão tê-lo em vossas mãos!
Olá! Vou tentar responder às tuas questões:
1. Segundo sei, as aulas começaram hoje para o pessoal das licenciaturas, mas nos primeiros dias devem haver atividades de receção aos novos alunos, portanto, as aulas mais a sério devem começar no fim desta semana/inicio da próxima. Com isto, creio que não percas muitas aulas 🙂
2. Isso não te consigo dizer...😟
3. Há cursos em que os alunos não são separados, outros são separados por duas ou mais turmas. Não sei qual vai ser o caso do teu curso, mas se forem separados, irás para onde houver vaga. Se não forem separados, ficam todos juntos sim.☺
4. As aulas começam logo mal faças a matricula. Imagina que fazes a matricula no primeiro dia de manha, nesse mesmo dia podes frequentar as aulas (e deves!)
5. Eu diria que sim. Não fazia sentido excluírem o pessoal que entra mais tarde.🤨

Última edição:
  • Love
Reactions: Sara Temporão

Sara Temporão

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2019
1. Segundo sei, as aulas começaram hoje para o pessoal das licenciaturas, mas nos primeiros dias devem haver atividades de receção aos novos alunos, portanto, as aulas mais a sério devem começar no fim desta semana/inicio da próxima. Com isto, creio que não percas muitas aulas 🙂
3. Há cursos em que os alunos são separados por duas ou mais turmas. Não sei se vai ser o caso do teu curso, mas se for, irás para onde houver vaga. Se não for o caso, ficam todos juntos sim.☺
4. As aulas começam logo mal faças a matricula. Imagina que fazes a matricula no primeiro dia de manha, nesse mesmo dia podes frequentar as aulas (e deves!)
5. Eu diria que sim. Não fazia sentido excluírem o pessoal que entra mais tarde.🤨
Mensagem fundida automaticamente:

3. Há cursos em que os alunos não são separados, outros são separados por duas ou mais turmas. Não sei qual vai ser o caso do teu curso, mas se forem separados, irás para onde houver vaga. Se não forem separados, ficam todos juntos sim.☺
Mensagem fundida automaticamente:

Muito obrigada! :D

• Like
Reactions: hdf