NOVASBE Entrada na NOVA SBE e o nível de Inglês

Miguel Donnes

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2020
Ola, eu candidatei-me para a NOVA SBE mas agora estou um bocado reticente devido ao facto do ensino ser em inglês. Não considero que o meu ingles seja fraco até porque terminei com 17 no secundário e consigo facilmente compreender, tenho medo é de não conseguir tirar todo o aproveitamento e que seja demasiadas coisas novas para assimilar. Contudo tambem sei que o primeiro ano é misto, o que devo fazer ?

Ola, eu candidatei-me para a NOVA SBE mas agora estou um bocado reticente devido ao facto do ensino ser em inglês. Não considero que o meu ingles seja fraco até porque terminei com 17 no secundário e consigo facilmente compreender, tenho medo é de não conseguir tirar todo o aproveitamento e que seja demasiadas coisas novas para assimilar. Contudo tambem sei que o primeiro ano é misto, o que devo fazer ?
olá!
tudo bem contigo?
Também me candidatei à Nova SBE a gestão e tu?
Pelo que li aqui no 1ºano tens 3 opções:
  • Todas as disciplinas em inglês;
  • Todas as disciplinas em português;
  • Álgebra e Cálculo em português e restantes disciplinas em inglês.

Mas partir do segundo ano todas as disciplinas serão lecionadas em inglês.
Para quem não está muito familiarizado(tipo eu) com o inglês se calhar o melhor seria durante o primeiro ano escolher a opção mista, para depois não levar com o choque de no 2 ano já ser tudo em inglês!
A nova faz um teste de inglês para determinar o nosso nível de inglês e caso eles achem que não é suficiente para fazer o curso eles aconselham um curso para melhorar se bem que pelo que sei esse curso é caro!
Já encontrei mais pessoas que vão também para a Nova SBE e um paronama geral é de que todos sabem entender/ouvir o que o outro diz e consegue ler e o problema comum é o falar porque todos acabam por se enrolar um pouco com a língua ahah(eu incluído nesta disccrição)
Confiante de entrar? Se sim então talvez nos encontremos lá!

• Like
Reactions: Louro
Boas!
O primeiro ano é misto se assim escolheres, também podes ter tudo em português (ou em inglês). A partir do segundo é que é tudo obrigatoriamente em inglês.

Se até te safas bem em inglês, acho que não deves fazer disso um grande problema. Podes sempre começar com tudo em português no primeiro ano, para que a transição para a vida académica não seja um choque tão grande, e depois no segundo ano, estando já mais habituado à faculdade, curso, etc. certamente já estás mais preparado para ter aulas em inglês. Aliás, a bibliografia penso que é toda ou quase toda em inglês, o que ajuda a ficares familiarizado com certos termos logo no primeiro ano.

Eu acabei por escolher a opção "Misto" (entrei através de um concurso especial e já estou inscrito). Já tive aulas em inglês no meu curso anterior, mas como não estou muito habituado a termos e expresões mais próprias das áreas da gestão ou da economia, também devo ter algumas dificuldades iniciais haha
De qualquer forma, não stresses muito com isso do inglês, até tens uma boa nota de secundário, de certeza que te safas 💪
Post automatically merged:

olá!
tudo bem contigo?

Para quem não está muito familiarizado(tipo eu) com o inglês se calhar o melhor seria durante o primeiro ano escolher a opção mista, para depois não levar com o choque de no 2 ano já ser tudo em inglês!
A nova faz um teste de inglês para determinar o nosso nível de inglês e caso eles achem que não é suficiente para fazer o curso eles aconselham um curso para melhorar se bem que pelo que sei esse curso é caro!
Já encontrei mais pessoas que vão também para a Nova SBE e um paronama geral é de que todos sabem entender/ouvir o que o outro diz e consegue ler e o problema comum é o falar porque todos acabam por se enrolar um pouco com a língua ahah(eu incluído nesta disccrição)
Exato, é basicamente isto.
Nem me estava a lembrar desse teste, mas por acaso também já tinha ouvido falar.
Sinceramente, se um gajo quiser safa-se bem. Acredito que seja apenas uma questão de hábito, a menos que a pessoa tenha um inglês péssimo (e nisto podemos incluir os professores, espero que não seja um inglês todo broken 😂)

Última edição:
  • Like
Reactions: Super Tux
Eu acabei por escolher a opção "Misto" (entrei através de um concurso especial e já estou inscrito). Já tive aulas em inglês no meu curso anterior, mas como não estou muito habituado a termos e expresões mais próprias das áreas da gestão ou da economia, também devo ter algumas dificuldades iniciais haha
De qualquer forma, não stresses muito com isso do inglês, até tens uma boa nota de secundário, de certeza que te safas 💪
entraste este ano? vais fazer o primeiro ano conosco ou também tens aulas diferentes?

• Like
entraste este ano? vais fazer o primeiro ano conosco ou também tens aulas diferentes?
Sim, entrei este ano e vou ter aulas com os alunos de primeiro ano. A minha ideia era fazer o mestrado, mas tive receio de não ter a preparação necessária, uma vez que a minha licenciatura é de línguas/humanidades (apesar de aceitarem candidatos de outras áreas) e já para não falar no abuso que são as propinas de mestrado.
Já tive acesso ao meu horário e vou ter Cálculo I, Álgebra Linear, Introdução à Microeconomia e Contabilidade Financeira no primeiro semestre.

• Like
Já tive acesso ao meu horário e vou ter Cálculo I, Álgebra Linear, Introdução à Microeconomia e Contabilidade Financeira no primeiro semestre.
E como está a nível de aulas presencias e aulas zoom?
espero que a maioria seje prsenciais...não queria ter o primeiro ano por zoom ahah!
Já agora sabes quando é que as aulas começam? Vi que dia 10 ou 11 era para receber os alunos mas não sei se isso significa que é nesse dia que começam as aulas

• Like
E como está a nível de aulas presencias e aulas zoom?
espero que a maioria seje prsenciais...não queria ter o primeiro ano por zoom ahah!
Já agora sabes quando é que as aulas começam? Vi que dia 10 ou 11 era para receber os alunos mas não sei se isso significa que é nesse dia que começam as aulas
No meu horário, só vejo ali duas aulas online por semana, que são Contabilidade Financeira e Microeconomia. O mais chato é haver aulas presenciais às 8:00 dois dias seguidos hahah
Mesmo, também não quero muitas aulas online, se bem que até me dava jeito, porque em princípio vou estar a trabalhar part-time e assim eram menos deslocações a Carcavelos. Mas ya, também prefiro aulas presenciais, de certeza que se aprende melhor e podes socializar com os colegas.
Estive aqui a ver na plataforma da faculdade e parece-me que começam dia 1 de outubro! Pelo menos, não tenho nada marcado antes dessa data.
Já agora, para quem não souber, vamos ter as sextas livres, mas sempre que há um feriado, temos aulas de compensação à sexta.

Vi que dia 10 ou 11 era para receber os alunos
Onde é que viste isso? É que eu já vi tanta coisa que já nem sei... Tenho ideia que havia atividades de receção nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Ainda vou tentar confirmar isto.

• Like
No meu horário, só vejo ali duas aulas online por semana, que são Contabilidade Financeira e Microeconomia. O mais chato é haver aulas presenciais às 8:00 dois dias seguidos hahah
Mesmo, também não quero muitas aulas online, se bem que até me dava jeito, porque em princípio vou estar a trabalhar part-time e assim eram menos deslocações a Carcavelos. Mas ya, também prefiro aulas presenciais, de certeza que se aprende melhor e podes socializar com os colegas.
Estive aqui a ver na plataforma da faculdade e parece-me que começam dia 1 de outubro! Pelo menos, não tenho nada marcado antes dessa data.
Já agora, para quem não souber, vamos ter as sextas livres, mas sempre que há um feriado, temos aulas de compensação à sexta.
Só duas aulas de zoom é topppp se bem que entrar as 8h é que não dá com nada...cancelem isso ahah sextas feiras livres é para toda a gente???ou será só no teu horário?
Pelo que sei na nova eles fazem atividades para receber os caloiros espero que também façam este ano🤞
Pois se vais agora ter o 1 ano deves começar a ter aulas conosco por isso é que esperas até que os novos alunos se matriculem👨‍🎓

• Like
olá!
tudo bem contigo?

Eu já tinha noção dessas opções do misto e que apenas no primeiro ano é que haveria essas mesmas opções. O meu único receio é que sejam demasiados termos técnicos e que seja demasiado. Por isso estava aqui à procura de algum testemunho de um aluno que tivesse passado por a mesma situação.

Só duas aulas de zoom é topppp se bem que entrar as 8h é que não dá com nada...cancelem isso ahah sextas feiras livres é para toda a gente???ou será só no teu horário?
Pelo que sei na nova eles fazem atividades para receber os caloiros espero que também façam este ano🤞
Pois se vais agora ter o 1 ano deves começar a ter aulas conosco por isso é que esperas até que os novos alunos se matriculem👨‍🎓
Pois é, todos os horários têm no mínimo uma aula por semana a começar às 8:00 e no máximo três! Boa sorte, reza para que te calhe só uma às 8:00 😂
As sextas livres são para todos os alunos de primeiro ano.
Estive a ver mais umas coisas e descobri que já há testes marcados. Álgebra Linear, sábado, 21 de novembro às 9:30. Bom, acho que vou já começar a estudar 😂😂

Pelo que sei na nova eles fazem atividades para receber os caloiros espero que também façam este ano
Devem fazer, fui confirmar e no calendário escolar os dias 28, 29 e 30 estão marcados como sendo a Discovery Week (1ª fase).

Última edição:
  • Like
Devem fazer, fui confirmar e no calendário escolar os dias 28, 29 e 30 estão marcados como sendo a Discovery Week (1ª fase).
Bem mas as colocaçoes só saem dia 28 de setembro e vi que as matriculas eram dia 9 de outubro por isso estou perdido ahah mas não faz sentido fazerem para voces e depois para nós já que o teu concurso devem ser poucas pessoas!

O quê?!?! Testes já ,arcadas...e ao sábado.....eu tenho de apanhar autocarro ahaha

• Like
Bem mas as colocaçoes só saem dia 28 de setembro e vi que as matriculas eram dia 9 de outubro por isso estou perdido ahah mas não faz sentido fazerem para voces e depois para nós já que o teu concurso devem ser poucas pessoas!

O quê?!?! Testes já ,arcadas...e ao sábado.....eu tenho de apanhar autocarro ahaha
É provável que os resultados saiam à meia-noite de 27 para 28, ou não? Como já faz uns anos desde que me candidatei por essa via já não estou muito por dentro do assunto haha
Se for assim, dá para o pessoal ir logo nesse dia à faculdade conhecer as cenas e matricular-se.
A sério que as matrículas são só dia 9? Estranho. Não será que é de 28 de setembro a 2 de outubro?
Quanto aos testes, eu já tinha ideia que havia ao sábado, mas também não sabia que os marcavam tão cedo. Cheguei a estar pouco tempo em Engenharia Informática na FCT Nova e se bem me lembro também era assim, testes aos sábados e no dia/tarde livre. Deve ser comum a todas as faculdades da Universidade Nova de Lisboa. Já na Universidade de Lisboa não é assim. Eu andei na FLUL e lá marcavam testes apenas nos dias e horas das próprias aulas, como no secundário. Vens de longe? xD

já que o teu concurso devem ser poucas pessoas!
Ya, somos só 2 😂 😂 😂 candidatei-me pelo concurso "titulares de curso superior". Mas também já se inscreveram os que se candidataram pelo concurso Maiores de 23 e os de Mudança de curso, penso eu.

• Like
A sério que as matrículas são só dia 9? Estranho. Não será que é de 28 de setembro a 2 de outubro?
Não sei! Falei com outra pessoa e ela já me falou em outras datas ahaha

Quanto aos testes, eu já tinha ideia que havia ao sábado, mas também não sabia que os marcavam tão cedo. Cheguei a estar pouco tempo em Engenharia Informática na FCT Nova e se bem me lembro também era assim, testes aos sábados e no dia/tarde livre. Deve ser comum a todas as faculdades da Universidade Nova de Lisboa. Já na Universidade de Lisboa não é assim. Eu andei na FLUL e lá marcavam testes apenas nos dias e horas das próprias aulas, como no secundário. Vens de longe? xD
Tens quase um rally de cursos ahah e yah se calhar cada universidade tem um padrão mas ficar sexta a estudar para depois ir fazer o teste ao sábado...depois ó tenho autocarro as 6 da tarde... sou de portalegre por isso arranjei quarto em carcavelos e tu?

Ya, somos só 2 😂 😂 😂 candidatei-me pelo concurso "titulares de curso superior". Mas também já se inscreveram os que se candidataram pelo concurso Maiores de 23 e os de Mudança de curso, penso eu.
pensava que eram mais ahaha mas mesmo assim devem ser poucos 😂

• Like
Não sei! Falei com outra pessoa e ela já me falou em outras datas ahaha
Fui ver ao site da Nova e lá ainda diz que em breve serão publicadas as datas, mas repara aqui no meu horário para a semana de 28 set - 2 out:
horário 1 out 2 out.png

Como podes ver, dias 1 e 2 já tenho aulas marcadas, e deduzo que não vamos ser apenas 2 ou 3 a ter aulas. Portanto, as matrículas têm de ser de 28 a 30 ou 28 a 2 no máximo. Mais tarde que isso, só segunda fase.

Tens quase um rally de cursos ahah e yah se calhar cada universidade tem um padrão mas ficar sexta a estudar para depois ir fazer o teste ao sábado...depois ó tenho autocarro as 6 da tarde... sou de portalegre por isso arranjei quarto em carcavelos e tu?
É isso haha ciências no secundário, breve experiência em engenharia informática, mudança para letras e agora gestão. Não é para todos 😂

Ehh :/ pois, assim fica mais complicado, estás um pouco limitado a nível de transportes. Quanto ao quarto, fizeste bem. Eu também vou alugar. Vim trabalhar 1 ano para os Açores e só volto no próximo mês, por isso ainda não arranjei nada, mas até ao fim deste mês/início de setembro também vou alugar algo, mas talvez mais perto do centro de Lisboa. Tenho ideia que Carcavelos é um bocado parado e tenho amigos em Lisboa e mesmo a nível de trabalho é melhor para mim. Vamos ver...

pensava que eram mais ahaha mas mesmo assim devem ser poucos 😂
Acho que são uns 5 ou 6 dos Maiores de 23, mais uns 20 de Mudança de Curso. Isto para Gestão. Entraram mais alguns em Economia através destes concursos.

Última edição:
  • Like
Tenho ideia que Carcavelos é um bocado parado
Também me disseram isso ahaha mas agora com o covid ambos devem ser mais parados! Eu espero é que façam aquela discovery week que fazem todos os anos 😂

E qual foi a conclusão que chegaram depois da discussão ?
A nossa discussão foi um pouco diferente, era sobre aqueles cursos de inglês que existem e assim e não tanto se o inglês da nova era dificíl ou não devido aos termos técnicos, como vou para lá agora não te consigo dar nenhuma opinião por experiência própria!

• Like
  • Like
Helloooo, pelo que estive a ver aqui há dias destinados aos caloiros não é?
Adorava ir mas como as colocações só saem na noite anterior (se não estou enganada) não devo conseguir ir logo dia 28. Sabem se posso ir a meio da semana?

• Like
Helloooo, pelo que estive a ver aqui há dias destinados aos caloiros não é?
Adorava ir mas como as colocações só saem na noite anterior (se não estou enganada) não devo conseguir ir logo dia 28. Sabem se posso ir a meio da semana?
Olá, Inês!
Sim, no calendário académico diz que de 28 a 30 é a discovery week, no entanto reparei que tem lá um "Tbc" (to be confirmed, creio eu). Com isto do covid não deve haver grandes atividades, provavelmente vão fazer uma visita guiada pela faculdade ou algo do género, mas isto sou só eu a tentar adivinhar 😂
Não deve haver problema se fores só na terça ou quarta. Eu também ainda não sei em que dia vou, mas estou curioso para ver o que é que vão fazer a nível de atividades (se é que vão mesmo fazer haha)

• Like
Reactions: Inês Paz