NOVASBE Entrada na NOVA SBE e o nível de Inglês

Heyy! O testemunho chegou ahahah sou aluna do 2º ano na Nova SBE, estou a tirar licenciatura em Economia.

Vou começar pela questão do inglês. Eu vou ser sincera, conheço pessoas que também não se sentem muito à-vontade com a questão da língua e pelo que tenho visto não tem sido um entrave. Também estava um bocado nervosa quanto a esse aspeto, mas vão ver que nem vão dar por isso, as aulas são super tranquilas em termos de inglês e como a matéria é dada nessa língua acaba por ser estranho e mesmo pouco intuitivo pensar na matéria em português, por isso não se preocupem muito com isso. Em termos disso de escolher o primeiro ano em português, don't. Tenho amigos que fizeram o primeiro semestre em português e tiveram alguma dificuldade em certas cadeiras porque os professores apenas disponibilizavam os slides em inglês e depois eles tinham de estar a encontrar a tradução dos termos. Eu aconselho-vos a escolherem o mix de português/inglês, têm Cálculo I e Álgebra Linear em português no primeiro semestre e consoante o curso que escolheram Principles of Microeconomics + Financial Accounting ou Principles of Macroeconomics + Principles of Management em inglês. Se escolherem tudo em inglês também é bom, mas depois torna-se mais difícil inventar nos testes de Cálculo I e deixem-me dizer-vos, vão precisar ahahaha (não quero agoirar, ups)

Quanto a isso da sexta-feira e a como o sistema vai ser este ano, por acaso do que vi dos horários a Nova foi cinco estrelas porque o 1º ano tem muito poucas aulas online. No 1º ano nunca há aulas à sexta-feira. Eu fiquei feliz quando descobri isso o ano passado, mas deixem-me dizer-vos, essa sexta-feira é uma ilusão ahahah basicamente os testes costumam ser às sextas ou aos sábados e normalmente o 1º ano tem um teste quase todas as semanas.

Estavam a falar também da Discovery Week e das matrículas. Pelo que percebi as vossas matrículas vão abrir logo dia 28 de setembro e a vossa receção é dia 29 (de manhã economia e acho que concursos especiais ou algo assim e à tarde gestão). Não sei se dia 30 têm alguma coisa online ou assim, mas como só precisam da nossa ajuda na parte presencial só sei essas datas. As vossas aulas acho que começam dia 1 de outubro, mas isso não tenho a certeza (se entrarem, que espero que sim, eles dão-vos a informação toda, por isso não se preocupem).

Acho que eram mais ou menos essas as vossas dúvidas, mas qualquer coisa perguntem. Boa sorte para quem ainda está à espera das colocações, espero ver-vos por Carcavelos em breve! (:

Olá!
As inscrições dia 28 devem ser online ou não?
Assim só temos de ir para a faculdade dia 29?

Sim, as inscrições são online! Claro que se tiveres algum problema ou não tiveres meios para fazer a matrícula online também tens quem te ajude no campus. Mas sim, só têm de ir dia 29

• Like
Reactions: Super Tux
Boa tarde
Estou no 12ºano e muito indeciso face ao que seguir no ensino superior, estando gestão entre as opções (NOVA ou ISCTE)
Com isto gostaria que me esclarecessem algumas questões em relação a estas faculdades:
- Se o ambiente na NOVA é assim tão competitivo quanto dizem e, se pelo contrário, o do ISCTE é tão agradável como dizem?;
- Se alguém no ISCTE perde muitas oportunidades face a alguém na NOVA;
- De uma forma geral, como são os horários e a dificuldade do curso;
- E se o nível de Inglês na NOVA dificulta muito a aprendizagem
Obrigadooo!

Boa tarde
Estou no 12ºano e muito indeciso face ao que seguir no ensino superior, estando gestão entre as opções (NOVA ou ISCTE)
Com isto gostaria que me esclarecessem algumas questões em relação a estas faculdades:
- Se o ambiente na NOVA é assim tão competitivo quanto dizem e, se pelo contrário, o do ISCTE é tão agradável como dizem?;
- Se alguém no ISCTE perde muitas oportunidades face a alguém na NOVA;
Obrigadooo!

- Se o ambiente na NOVA é assim tão competitivo quanto dizem e, se pelo contrário, o do ISCTE é tão agradável como dizem?
Estive no ISCTE e na Nova portanto consigo fazer a comparação de forma bastante realista. Em relação ao ISCTE não tenho nada a apontar relativamente ao ambiente (já o apoio da faculdade aos alunos acho que fica mesmo muito a baixo), adorei as pessoas que conheci e fiz amigos para a vida, as festas e os sunsets ajudam. Em relação à Nova já respondi mais ou menos noutro post mas complemento aqui. Não senti nenhuma diferença significativa em relação ao ambiente académico entre um e outro. As pessoas são muito parecidas (como é um bocado lógico quando pensamos nisso, muitas delas meteram ambas as opções e vêm dos mesmos sítios), o que faz com que o ambiente também seja em termos de partilha de trabalhos, apontamentos ect. Da mesma forma que igualmente tens pessoas que gostam de se divertir (a vantagem do ISCTE aqui é que como são 16 cursos a probabilidade de estar a haver um sunset de um deles é maior e portanto são mais frequentes, mas na Nova também vais ter churrascos, sunsets, praxe e festas). No geral são ambas bastante boas.

- Se alguém no ISCTE perde muitas oportunidades face a alguém na NOVA
Depende de ti, a verdade é que a Nova te abre mais portas (tanto a nível nacional como internacional) no entanto é perfeitamente possível que alguém do ISCTE que participou em atividades extra curriculares e se envolveu com outras coisas passe à frente de alguém da Nova que só estudou. Resumindo: não é completamente linear, mas se for alguém com exatamente as mesmas experiências e atividades, ser da Nova vai fazer a diferença.

Estas duas já respondi em outro post.

Se tiveres mais alguma dúvida fica á vontade para mandar mensagem.
Abraço!