Entradas com médias inferiores

Edvanio

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2020
Curso
Marketing Turistico
Olá

Terminei o secundário recentemente e pretendo ingressar no ensino superior este ano, estive a ver os cursos e reparei que na maior parte dos cursos há pessoas que entram com medias mais baixas do que o pretendido (ex:12, para um curso de media 14,8) , alguém me consegue explicar quais são os critérios para que isto seja possível?

• Like
Reactions: Moonpie

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Olá

Terminei o secundário recentemente e pretendo ingressar no ensino superior este ano, estive a ver os cursos e reparei que na maior parte dos cursos há pessoas que entram com medias mais baixas do que o pretendido (ex:12, para um curso de media 14,8) , alguém me consegue explicar quais são os critérios para que isto seja possível?
Olá O que tu deves ter em atenção é a nota do último colocado . Deves ter média superior ao mesmo de forma a , em estimativa, conseguires entrar . Essas coisas são sempre relativas mas normalmente olhamos sempre para a nota do último colocado.
A média dos colocados por sua vez não nos diz nada pq podes ter um aluno que entre com 19 mas outro que entre com 10 , a média dos colocados fica muito alta mas a nota do último colocado não. Ou seja , um aluno com 11 poderia entrar apesar de a média ser 14,15 , a título de exemplo.

brod56

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Curso
Eng. Informática
Instituição
FEUP
Como foi dito, entram todos com média acima da nota do último colocado; a média de todos os colocados é apenas um dado estatístico.
Além disso, tem atenção à questão dos contigentes que pode explicar porque vês gente a entrar com nota inferior à do último colocado do contingente geral.

• Like
Reactions: Moonpie

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá

Para sintetizar, o último candidato é a pessoa com a nota mais baixa quw entro no regime geral. As pessoas com notas mais baixas do que a do último candidato entraram pelos contingentes.

Edvanio

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2020
Curso
Marketing Turistico
Para sintetizar, o último candidato é a pessoa com a nota mais baixa quw entro no regime geral. As pessoas com notas mais baixas do que a do último candidato entraram pelos contingentes.
O que sao os contigentes?

Matrícula
23 Abril 2021
ola , sou uma aluna que me candidatei ao ensino superior. A média do ultimo candidato é de 172, a minha media de candidatura é de 164. Então se eu percebi do que li anteriormente, há grandes probabilidades de não entrar no curso que pretendo, certo? obrigado

garfo101

Melhor membro de sempre!
Colaborador Editorial
Matrícula
28 Novembro 2015
Curso
Som e Imagem
Instituição
ESAD.CR - IPLeiria
ola , sou uma aluna que me candidatei ao ensino superior. A média do ultimo candidato é de 172, a minha media de candidatura é de 164. Então se eu percebi do que li anteriormente, há grandes probabilidades de não entrar no curso que pretendo, certo? obrigado
A nota do último colocado é algo que varia todos os anos, não é algo fixo. Contudo, neste caso, a menos que usufruas de algum contingente especial (ilhas, militares, etc.), tens menos possibilidades de entrar nesse curso.

• Like
Reactions: davis

ofrancesinho

Membro
Matrícula
19 Setembro 2021
A nota do último colocado é algo que varia todos os anos, não é algo fixo. Contudo, neste caso, a menos que usufruas de algum contingente especial (ilhas, militares, etc.), tens menos possibilidades de entrar nesse curso.
Olá, ser estudante internacional também está incluído nos contingentes especiais?
Post automatically merged:

Como foi dito, entram todos com média acima da nota do último colocado; a média de todos os colocados é apenas um dado estatístico.
Além disso, tem atenção à questão dos contigentes que pode explicar porque vês gente a entrar com nota inferior à do último colocado do contingente geral.
Os estudantes internacionais tem mais vantagem de serem aceites no acesso ao ensino?

garfo101

Melhor membro de sempre!
Colaborador Editorial
Matrícula
28 Novembro 2015
Curso
Som e Imagem
Instituição
ESAD.CR - IPLeiria
Olá, ser estudante internacional também está incluído nos contingentes especiais?
Há o contigente Emigrantes, mas se te referes a colocação de estudante internacional, trata-se de um concurso diferente. Há regime de acesso pelo concurso nacional de acesso, onde há o contigente de Emigrantes, e há o concurso especial para estudantes internacionais.

ofrancesinho

Membro
Matrícula
19 Setembro 2021
Há o contigente Emigrantes, mas se te referes a colocação de estudante internacional, trata-se de um concurso diferente. Há regime de acesso pelo concurso nacional de acesso, onde há o contigente de Emigrantes, e há o concurso especial para estudantes internacionaiS
É precisamente isso que não entendi muito bem, como funciona o concurso especial para estudantes internacionais? Qual é a probabilidade de ser colocado comparado aos estudantes nacionais?

garfo101

Melhor membro de sempre!
Colaborador Editorial
Matrícula
28 Novembro 2015
Curso
Som e Imagem
Instituição
ESAD.CR - IPLeiria
É precisamente isso que não entendi muito bem, como funciona o concurso especial para estudantes internacionais? Qual é a probabilidade de ser colocado comparado aos estudantes nacionais?
Não há probabilidade. O concurso para estudantes internacionais é um concurso exclusivo. Concorres diretamente à instituição de ensino que pretendes e não pela plataforma da DGES, que é o que acontece aos estudantes nacionais. Há um numerus clausus exclusivo para estudantes internacionais e o concurso ocorre noutra altura, mas não sei bem quando, porque varia de instituição para instituição.

ofrancesinho

Membro
Matrícula
19 Setembro 2021
Não há probabilidade. O concurso para estudantes internacionais é um concurso exclusivo. Concorres diretamente à instituição de ensino que pretendes e não pela plataforma da DGES, que é o que acontece aos estudantes nacionais. Há um numerus clausus exclusivo para estudantes internacionais e o concurso ocorre noutra altura, mas não sei bem quando, porque varia de instituição para instituição.
Sabes se é necessário fazer algum exame de entrada ou apenas fornecer a devida documentação?
E porque as propinas internacionais são mt mais elevadas?

garfo101

Melhor membro de sempre!
Colaborador Editorial
Matrícula
28 Novembro 2015
Curso
Som e Imagem
Instituição
ESAD.CR - IPLeiria
Sabes se é necessário fazer algum exame de entrada ou apenas fornecer a devida documentação?
E porque as propinas internacionais são mt mais elevadas?
Não sei, tens que ver com a instituição a que te pretendes candidatar! Regra geral, as propinas são mais caras para estudantes internacionais, mas não sei o rácio da propina de estudante nacional vs internacional.

• Like
Reactions: Wraak