- Matrícula
- 26 Março 2016
- Mensagens
- 2
Olá. Espero que esteja tudo bem com todos vocês. Como eu sei que o texto está muito grande, quem não quiser ler eu deixo logo o essencial no fim, sublinhado e a negrito.
Criei este tópico pois estou a ponderar uma decisão complicada que, na realidade, nem sei se é algo possível de fazer.
Penso que seja essencial dizer isto já no começo, eu quero entrar em Medicina. Desde criança que sempre sonhei em ser médica. Sempre tive aquela vontade de fazer a diferença na vida de alguém, sempre fui apaixonada pelo corpo humano e por todas as coisas que há para desvendar nele, os mistérios, os diagnósticos, tudo.
Eu tenho 17 anos e frequento o 11º ano de Ciências e Tecnologias. O meu primeiro décimo ano foi atribulado devido à adaptação a uma nova escola, problemas pessoas e mesmo uma professora que me disse algumas coisas que me deixaram completamente de rastos. O fracasso desse 10º ano meteu-me na cabeça que eu nunca teria capacidade de entrar no curso de medicina, nem mesmo batalhar por ele. E foi mesmo isso que eu fiz. Não batalhar por ele. Então, como resultado, eu tive a média de 15 valores. Fiquei um pouco espantada mas pela positiva pois, falando a verdade, não peguei uma única vez nos livros. Metade dos meus testes foram feitos com a matéria que ouvia na aula. O que é uma coisa que agora considero extraordinária.
No 11º ano, mesmo antes de começar, eu percebi que não. Eu não era aquela pessoa que aquele ano me tinha dito que era. E que o que eu realmente queria era medicina. Então, eu comecei a batalhar por isso. Como todos imaginam, foi imensamente complicado. E ainda está a ser. Sou desorganizada, não tenho método de estudo definido, nem horários e, para melhorar, eu treino 3 horas por dia atletismo de alta competição. Mas, como por magia, um pequeno esforço subiu a minha média de 15 para 17. Que é o que tenho agora no 2º período escolar. Penso que vou terminar com dois 20, a inglês e filosofia. Que vou subir a minha nota de biologia de 14, para um possível 18 ou 19. Mas, o meu problema, é que perdi imensa matéria! E, para além de saber que esse 15 me estraga por completo a média, há disciplinas que são muito mais difíceis para mim acompanhar devido a tudo o que perdi e eu sei que posso fazer muito melhor que isto. Por exemplo, tenho um 14 a físico-química e a português (apesar de no ano anterior ter tido um mísero 12 às duas).
Eu tenho medo de não conseguir, que o meu esforço agora esteja a ser em vão. Que vá tudo terminar em nada. E eu não quero. Eu quero mesmo lutar por isto e sei que posso ser muito melhor. Penso que já o mostrei a mim própria só neste complicado e confuso ano. A minha falta de matéria afeta imenso o meu estudo para os exames e, como imaginam, eu preciso de notas altas, mais altas do que o normal para recuperar a média perdida.
As minhas perguntas são:
Dá para voltar ao décimo ano no mesmo curso? Acham que o devo fazer? Ou continuo para o 12º e fico um ano parada apenas a estudar para o exame de físico-química e possivelmente o de biologia? Devo perder estes 3 anos da minha vida? E se eu volto ao 10º ano e volto a errar? E se eu entro realmente em medicina e não consigo aguentar o curso? (Para quem não leu o texto todo, eu tenho 17 anos, 11º ano em Ciências e Tecnologias, 15 valores no 10º e, em principio, terminarei com 17 valores no 11º.)
Obrigada! Boa páscoa.
Criei este tópico pois estou a ponderar uma decisão complicada que, na realidade, nem sei se é algo possível de fazer.
Penso que seja essencial dizer isto já no começo, eu quero entrar em Medicina. Desde criança que sempre sonhei em ser médica. Sempre tive aquela vontade de fazer a diferença na vida de alguém, sempre fui apaixonada pelo corpo humano e por todas as coisas que há para desvendar nele, os mistérios, os diagnósticos, tudo.
Eu tenho 17 anos e frequento o 11º ano de Ciências e Tecnologias. O meu primeiro décimo ano foi atribulado devido à adaptação a uma nova escola, problemas pessoas e mesmo uma professora que me disse algumas coisas que me deixaram completamente de rastos. O fracasso desse 10º ano meteu-me na cabeça que eu nunca teria capacidade de entrar no curso de medicina, nem mesmo batalhar por ele. E foi mesmo isso que eu fiz. Não batalhar por ele. Então, como resultado, eu tive a média de 15 valores. Fiquei um pouco espantada mas pela positiva pois, falando a verdade, não peguei uma única vez nos livros. Metade dos meus testes foram feitos com a matéria que ouvia na aula. O que é uma coisa que agora considero extraordinária.
No 11º ano, mesmo antes de começar, eu percebi que não. Eu não era aquela pessoa que aquele ano me tinha dito que era. E que o que eu realmente queria era medicina. Então, eu comecei a batalhar por isso. Como todos imaginam, foi imensamente complicado. E ainda está a ser. Sou desorganizada, não tenho método de estudo definido, nem horários e, para melhorar, eu treino 3 horas por dia atletismo de alta competição. Mas, como por magia, um pequeno esforço subiu a minha média de 15 para 17. Que é o que tenho agora no 2º período escolar. Penso que vou terminar com dois 20, a inglês e filosofia. Que vou subir a minha nota de biologia de 14, para um possível 18 ou 19. Mas, o meu problema, é que perdi imensa matéria! E, para além de saber que esse 15 me estraga por completo a média, há disciplinas que são muito mais difíceis para mim acompanhar devido a tudo o que perdi e eu sei que posso fazer muito melhor que isto. Por exemplo, tenho um 14 a físico-química e a português (apesar de no ano anterior ter tido um mísero 12 às duas).
Eu tenho medo de não conseguir, que o meu esforço agora esteja a ser em vão. Que vá tudo terminar em nada. E eu não quero. Eu quero mesmo lutar por isto e sei que posso ser muito melhor. Penso que já o mostrei a mim própria só neste complicado e confuso ano. A minha falta de matéria afeta imenso o meu estudo para os exames e, como imaginam, eu preciso de notas altas, mais altas do que o normal para recuperar a média perdida.
As minhas perguntas são:
Dá para voltar ao décimo ano no mesmo curso? Acham que o devo fazer? Ou continuo para o 12º e fico um ano parada apenas a estudar para o exame de físico-química e possivelmente o de biologia? Devo perder estes 3 anos da minha vida? E se eu volto ao 10º ano e volto a errar? E se eu entro realmente em medicina e não consigo aguentar o curso? (Para quem não leu o texto todo, eu tenho 17 anos, 11º ano em Ciências e Tecnologias, 15 valores no 10º e, em principio, terminarei com 17 valores no 11º.)
Obrigada! Boa páscoa.