Entrar em medicina veterinária na FMV pelo concurso nacional de acesso ou maiores de 23????????

Marta_Matias

Membro Caloiro
Matrícula
1 Dezembro 2024
Bom dia,

Sou licenciada em enfermagem veterinária desde 2023 mas gostava muito de entrar em medicina veterinária. Neste momento estou a trabalhar na área, na zona de Lisboa. Estava tentada a candidatar-me para o ano mas como só faço 23 anos em dezembro teria que fazer os exames de Biologia e Geologia e de Física e Química. Queria ouvir opiniões porque estou muito indecisa em como devo fazer. Não sei se espere mais um ano e tente entrar como maior de 23, mas também não tenho noção de como serão as provas de ingresso (não sei se serão muito difíceis). Pensei também que para não perder totalmente este ano podia inscrever-me em algumas cadeiras isoladas, ou não sei se seria possível fazer o Ano 0. Não sei se seria melhor tentar entrar este ano mas para entrar teria de ter muito boa nota nos exames de Biologia e Geologia e de Física e Química, e como não contacto com a matéria dos exames de acesso há algum tempo tenho medo de estar a perder tempo com isso e não conseguir. Outra coisa que gostava de saber é se acham que seria possível fazer o curso enquanto trabalho, porque não tenciono deixar de trabalhar.
Não sei se consegui expressar bem todas as duvidas que estão na minha cabeça mas fico à espera das vossas opiniões para me ajudarem a decidir.

OBRIGADO

Alô.
A escolha entre se deves tentar entrar por concurso nacional ou por M23 terá de ser apenas tua, avaliando bem os prós e os contras. Não podes, por exemplo, experimentar fazer os exames para o ano e caso não consigas média suficiente tentares por M23 no ano seguinte, pois enquanto tiveres os exames válidos e estejas válida para entrar no curso por concurso nacional não poderás tentar entrar por M23 até que esses mesmos exames deixem de estar válidos, e agora estão válidos desde o ano que o fazes até aos 4 anos seguintes.

Em termos de dificuldade, geralmente as provas por M23 são mais simples comparativamente aos exames nacionais. Podem abordar os mesmos temas do secundário todo ou só alguns, isso varia de instituição para instituição. Eu tentaria ver se a instituição em que tens interesse possui algum tipo de teste-modelo, ou se lhes podes pedir algum tipo de teste-modelo, isso ajudar-te-ia a ter alguma noção. Também costumam ter uma lista com os temas que saem em cada prova.

Como referiste que terias de ter uma nota muito boa e que continuarás a trabalhar até então, eu acho que te seria benéfico o M23. Mas tem em conta que são poucas vagas e que podem ser mais pessoas do que vagas, por isso também terás de dar o teu melhor. No entanto, não é tão exigente como os exames nacionais.

Quanto ao trabalhares enquanto fazes o curso, depende. Vê o plano de estudos. Fala com quem já estudou ou estuda Medicina Veterinária na instituição que pretendes. Vê o que eles acham em relação a isso ou se até conhecem alguém que estude e trabalhe ao mesmo tempo. Nem todos os cursos nestas áreas são fáceis de conciliar com trabalhos que envolvam horas à semana. Também não sei se pretendias trabalhar a full-time fazendo o curso a parcial ou se pretendias trabalhar a part-time e fazer o curso a integral. Depende também de quantas cadeiras terás onde a componente prática é fundamental e que não possas faltar.

Não sei se te ajudei ou se te tirei dúvidas. Qualquer coisa dispõe.

• Like
Reactions: davis and sigis
Olá.

Algumas faculdades, como o ICBAS, têm ainda um outro concurso para detentores de outros cursos superiores (como é o teu caso, sendo licenciada). Dependendo de onde queres estudar, pode ser uma opção para ti, independentemente de se te candidatas ao CNAES, ao M23, ou a nenhum dos dois.
como só faço 23 anos em dezembro teria que fazer os exames de Biologia e Geologia e de Física e Química
Como assim? Se fazes 23 anos em Dezembro de 2024, não és uma candidata válida para 2025/2026? Se fazes anos até 31 de Dezembro de 2024, podes realizar provas em 2025, ingressando no ano lectivo 2025/2026, ou seja, o próximo ano.
Dependendo da calendarização, pode ser possível realizares as provas do M23, veres como correm, e de seguida realizar ou não realizar exames nacionais conforme decidas. No entanto, ao ter exames válidos deixas de te poder candidatar pelo M23 nos anos seguintes.
Pensei também que para não perder totalmente este ano podia inscrever-me em algumas cadeiras isoladas, ou não sei se seria possível fazer o Ano 0.
Podes, sim, inscrever-te em cadeiras isoladas e já ir adiantado parte ou a totalidade do 1º ano do curso. Saliento, porém, que isto não te ajuda a entrar no curso, apenas se pedem equivalências depois de conseguires entrar no curso.
Outra coisa que gostava de saber é se acham que seria possível fazer o curso enquanto trabalho, porque não tenciono deixar de trabalhar.
Possível acredito que seja, mas fácil não. Um curso do ensino superior é projectado para ser realizado a tempo inteiro, para ter uma carga de trabalho correspondente a 40 horas semanais. Claro que, na prática, cada aluno demora mais ou demora menos conforme as suas próprias necessidades. Embora o estatuto de trabalhadora-estudante te confira certos direitos, cursos com uma componente prática ou laboratorial muito forte não tendem a ser muito flexíveis em termos de horários. Podias contactar a direcção do curso na universidade em que pretendes ingressar para questionar o quão viável seria.

Última edição: