Entrar num curso com média inferior ao último colocado?

beatriz004

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2018
Olá!

Tenho uma dúvida. Quando consulto o site da dges aparecem as notas dos últimos colocados do ano letivo de 2017/18, por exemplo, mas depois quando vou consultar um PDF que lá é disponibilizado em que constam o número de colocados no curso e as suas médias,e deparo-me com colocados com médias de 15,16 em cursos com médias do último colocado de 17.8 (estou a referir me a medicina neste caso mas já verifiquei que acontece para outros cursos). Como é que isto funciona? Não é suposto a média do último colocado ser a média mais baixa entre todos os colocados no curso naquele ano? Ou estará relacionado com a possibilidade de ingressar no curso por outros concursos (por exemplo para maiores de 23 ou para licenciados)? Alguém me sabe esclarecer esta dúvida?

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá!

Tenho uma dúvida. Quando consulto o site da dges aparecem as notas dos últimos colocados do ano letivo de 2017/18, por exemplo, mas depois quando vou consultar um PDF que lá é disponibilizado em que constam o número de colocados no curso e as suas médias,e deparo-me com colocados com médias de 15,16 em cursos com médias do último colocado de 17.8 (estou a referir me a medicina neste caso mas já verifiquei que acontece para outros cursos). Como é que isto funciona? Não é suposto a média do último colocado ser a média mais baixa entre todos os colocados no curso naquele ano? Ou estará relacionado com a possibilidade de ingressar no curso por outros concursos (por exemplo para maiores de 23 ou para licenciados)? Alguém me sabe esclarecer esta dúvida?
A média do 17,8 corresponde ao último colocado pelo contingente geral - além disso, há contingente das Ilhas, Deficientes, Emigrantes, Militares... e serão esses os que aparecem com notas mais baixas.
Os M23 e concursos de licenciados são à parte (até porque não têm nota/é outro método de seriação) :)

PatriciaDurães

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2019
Mas existe alguma possibilidade de entrarmos no curso que queremos com uma média mais baixa do que a do últimos colocado? Existe alguma possibilidade de seremos "rebuscados" às listas?

Jessica P. M.

Membro Dux
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Educação Básica
Instituição
ESEC
Mas existe alguma possibilidade de entrarmos no curso que queremos com uma média mais baixa do que a do últimos colocado? Existe alguma possibilidade de seremos "rebuscados" às listas?
Só com os contingentes especiais ou "em alguns casos" com a preferência regional (este último só em politécnicos).

• Like
Reactions: PatriciaDurães
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Posso entrar num Ctesp com um curso EFA? Ensino Superior 1
4 Posso entrar num curso superior em que seja só necessário Biologia com o exame desta? Ensino Secundário 1
L Não vou conseguir entrar em Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 13
D Consigo entrar em direito através de artes? Ensino Secundário 2
J Entrar mais tarde no ensino superior Ensino Superior 11
D Alguem sabe dizer-me a media para entrar em engenharia informatica na universidade de coimbra? Concurso Nacional e Locais - Público 3
É Tenho receio de não conseguir entrar em medicina Ensino Secundário 2
E E se não entrar já para a universidade? Ensino Secundário 2
J Tenho chances de entrar em medicina? Candidatos 2020/2021 3
S Entrar em Medicina Ensino Secundário 5
M Ainda há hipóteses de entrar em medicina? Ensino Secundário 1
S Entrar na Faculdade Concurso Nacional e Locais - Público 2
1 Quais notas valem para entrar numa faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Estou atualmente a iniciar o 11 ano e acabei o 10ano com média de 16,0 , ainda há chance de entrar em medicina ? Ensino Secundário 5
M Como entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 3
Sara.pinto123 ESEP Consigo entrar em enfermagem sem biologia e quimica? Escola Superior de Enfermagem do Porto 5
Telmo Lima Acho que não vou conseguir entrar em medicina , o que posso fazer ? Saúde 4
P Entrar numa opção inferior à qual eu fui colocado Concurso Nacional e Locais - Público 3
M UTAD Alguem vai entrar na UTAD este ano? Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 2
José Pedro Macedo Posso entrar na Faculdade (nível 6) com o nível 5? Concurso Nacional e Locais - Público 3
M Se não entrar este ano... Ensino Secundário 6
M Não vou entrar no curso que quero Ensino Superior 25
B IPSantarém Entrar em gestão de empresas com humanidades Instituto Politécnico de Santarém 0
C Tenho média de 15,4 no 10º ano e tenho medo de não entrar em Medicina Ensino Secundário 7
tryna get into med Media de 12 no 10°, consigo entrar em medicina?? Ensino Superior 6
J Entrar em educação vinda de CT Educação 2
M Conseguirei entrar na universidade? Ensino Superior 16
Z Entrar em Engenharia sem estudar Matemática / Física há 8 anos Tecnologias 13
A Entrar em Design vindo de Humanidades? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 1
P ESEP Quero entrar no ESEP é obrigatório fazer a prova de físico-química ou basta mesmo a de biologia ? Escola Superior de Enfermagem do Porto 1
P UC Entrar na universidade com 20 anos Universidade de Coimbra 2
B Entrei na segunda fase mas quero recusar e entrar numa privada como faço? Concursos Institucionais – Privado 3
M Deveria entrar em humanidades? Humanidades, Secretariado e Tradução 7
J.Monteiro Solicitadoria para depois entrar em Direito - ajudas por favor! Ciências Sociais e Serviços 33
Carlitos Magalhães E se não entrar na 1º fase? Concurso Nacional e Locais - Público 3
M Consigo entrar na faculdade de Economia com Línguas ??? Ensino Secundário 7
D Prefiro o curso da segunda opção. Se entrar na primeira, o que faço? Concurso Nacional e Locais - Público 3
M Enfermagem — consigo entrar? Saúde 1
Pipitaaaaa ESEP Será que consigo entrar!? Escola Superior de Enfermagem do Porto 1
J UPorto o que é preciso para entrar em medicina veterinária como licenciada? Universidade do Porto 2
D Posso entrar na universidade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Carlitos Magalhães Entrar na praxe, divertimento ou risco? Tradições Académicas 10
G Entrar na universidade com negativa a uma disciplina Concurso Nacional e Locais - Público 5
G Acabei o Ensino Recorrente e não tenho médias para entrar. Ensino Superior 2
I Não tenho média para entrar no curso que pretendia. Ajuda! Ciências Económicas e Empresariais 1
M Entrar para a universidade sem uma disciplina feita Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
J corro o risco de não entrar em nenhuma faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
J Entrar em engenharia informática com um CTeSP de Multimédia Tecnologias 0
B Entrar no mesmo curso mas em instituições diferentes Concursos Institucionais – Privado 7
Débora Diogo Tenho Hipóteses de entrar em medicina? Saúde 13