Entre os 22 e os 23/Que caminho seguir. Ajuda pff

LuisPereira10

Membro
Matrícula
27 Julho 2018
Olá pessoal boa noite. Ao ano passado fiz um curso CEF a fim de completar o 12° ano, visto no.secundário ter falhado o exame.de Matemática A no curso de ciências e tecnologias. Fiz.o CEF e fiz no fim do ano o exame.de Português para me candidatar ao ensino superior, mas não consegui tirar positiva. Tentei entrar num curso técnico e superior (Guia da Natureza) na Universidade da Madeira mas não entrei ainda.hoje sem razão aparente mas pelo que me.foi dito na.altura por não ter passado no exame de Biologia, quando eles não pedem exames nacionais.. Acabei então por entrar como aluno externo em Educação Fisica e.Desporto, mas acabei por não gostar. Passado um ano tenho agora 22 anos e faço 23 a 5 de Setembro, gostava de saber o que devo fazer ou posso fazer. É possivel eu candidatar-me ao.ensino superior aos exames.para maiores de 23 anos.com esta.idade ? Sera que devo me candidatar a um curso tecnico.superior ? Quais são as vantagens ? E se não entro ? O que faço ? Ajudem-me pois já tive dois anos sem fazer nada e tudo o que menos quero é ficar um terceiro.. e tou a ver a vida.a.passar e não estou.a.conseguir fazer nada.com ela.

Última edição:

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Bioinformática Clínica
Instituição
U. Aveiro
  • Like
Reactions: davis

brunoleal

Membro
Matrícula
22 Maio 2018
Curso
Mestrado em Arqueologia e Ambiente
Instituição
Universidade de Évora
Como já tens o secundário feito já não deves conseguir através de maiores de 23 ( mas procura melhor sobre as condições para pessoal do CEF ) - Maiores de 23 anos | Uniarea

O ideal agora seria tentar fazer exames como prova de ingresso para o curso que queres. Podes também tentar um CTEsP com exames a realizar ( definidos pela instituição ). Mais info - Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são para mim? | Uniarea
Eu quando me candidatei pela 1ª vez à Universidade Aberta, foi pelos M23 e tinha o secundário concluído. Acho que não tem a ver. Quanto à idade, se não estou em erro podes te candidatar pelos M23 no ano em que fazes os 23. Vai ao site da universidade que queres ingressar, que eles devem ter lá os requisitos e prazos deste concurso.

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Bioinformática Clínica
Instituição
U. Aveiro
Eu quando me candidatei pela 1ª vez à Universidade Aberta, foi pelos M23 e tinha o secundário concluído. Acho que não tem a ver. Quanto à idade, se não estou em erro podes te candidatar pelos M23 no ano em que fazes os 23. Vai ao site da universidade que queres ingressar, que eles devem ter lá os requisitos e prazos deste concurso.
Tinhas as provas de ingresso necessárias na altura ? Caso contrário então sim consegues usar esse concurso

LuisPereira10

Membro
Matrícula
27 Julho 2018
Como já tens o secundário feito já não deves conseguir através de maiores de 23 ( mas procura melhor sobre as condições para pessoal do CEF ) - Maiores de 23 anos | Uniarea

O ideal agora seria tentar fazer exames como prova de ingresso para o curso que queres. Podes também tentar um CTEsP com exames a realizar ( definidos pela instituição ). Mais info - Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são para mim? | Uniarea
Mas não posso concorrer ao CteSp sem exames nacionais ? Tenho o 12°.. tirei o CEF.. Com estes cursos não é possivel depois tirar uma licenciatura ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Só no ano seguinte.

Mas não posso concorrer ao CteSp sem exames nacionais ? Tenho o 12°.. tirei o CEF.. Com estes cursos não é possivel depois tirar uma licenciatura ?
Podes, a haver provas são feitas pela própria instituição.