Entrei no curso de Biologia e não sei bem o que fazer. Ainda estou indeciso entre o curso de Medicina Veterinária e Biologia, apesar de não ter tido m

Jotta T

Membro Caloiro
Matrícula
19 Outubro 2022
Sempre estive indeciso entre o curso de medicina veterinária e o curso de biologia. Este ano candidatei-me ao ensino superior com medicina veterinária em primeira opção e biologia em segunda opção, isto porque penso que medicina veterinária me dará uma vida mais estável financeiramente, uma vez que biologia não tenho interesse em ensino, somente invetigação.
Como não tive média suficiente para veterinária, entrei em biologia. Mas agora não sei o que fazer, se faço biologia ou se continuo a tentar entrar em veterinária através de equivalências ou algo do género. Não sei bem como fazer esses processos, e não encontrei em nenhum lado informações úteis, por isso queria saber se alguém me conseguiria ajudar com o que tenho de fazer e quais são os requerimentos para mudar de um curso de biologia para veterinária, isso se foi sequer possível. Ou até se é possível seguir veterinária com o curso de biologia
Também gostaria que pessoas nestas areas de trabalho me falassem um pouco dos seus trabalhos, uma vez que só encontro na net pessoas de outros países a falar sobre os seus trabalhos e acabo sem ter muita noção de como funcionam estes empregos em Portugal. Como é exatamente a investigação em Biologia em Portugal? É realmente tão instável como as pessoas dizem? Quão desgastante é um trabalho em medicina veterinária? Quão difícil é, por exemplo, administrar uma eutanásia?...

soraiarftorres

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2021
Olá!
Em primeiro lugar, tens de pensar melhor e ver se realmente preferes entrar em Medicina Veterinária ou ficar por Biologia e ver as tuas opções. Eu tenho muito interesse no curso de Biologia e, infelizmente, não consegui entrar. No entanto, conheço pessoas que são licenciadas em Biologia e falei com elas sobre isso. A maioria arrepende-se um pouco pois é muito difícil obter um trabalho na área sem uma especialização, um mestrado. Claro que pode haver várias opiniões à cerca disto. Aconselho-te também a ires ao youtube e procurares por um canal chamado "Podcast Universitário", nas suas playlists tens lá curso de Biologia e também tens lá Medicina Veterinária. Com pessoas que andam/andaram no curso. Falam de como é, pós licenciatura (mestrados, trabalhos, remuneração, etc) e afins. Talvez te ajude a organizar as tuas ideias!!

Em segundo lugar, vou falar das equivalências. Ninguém te consegue ajudar muito bem com equivalências porque nem sabemos em que instituição andas, nem se Medicina Veterinária está na mesma instituição ou não! Mas calma, não é nada de especial! Compara bem os planos de estudos entre o curso de Biologia e o curso de Medicina Veterinária. Se tiveres opção no site de clicar sobre os nomes e "entrar" dentro das cadeiras para ver o que se dá podes também comparar as cadeiras entre si, pois às vezes os nomes são diferentes mas dá-se a mesma coisa. Como às vezes os nomes são iguais mas não se dá bem a mesma coisa. Tem atenção também ao número de ECTS de cada cadeira, para veres se realmente conseguirias ter equivalência a ela ou não. Isto é uma forma de comparares se realmente dá para mudares de um curso para o outro tendo algumas equivalências.

Em terceiro lugar, vou falar também das equivalências mas da mudança de curso. No fim do primeiro ano tens um concurso interno chamado mudança par/instituição curso onde te podes candidatar e tentar mudar de curso internamente (seja para a tua faculdade ou outra). Nada tem a ver com as médias do concurso nacional. Tenta ver no site da tua instituição, ou da outra (porque não sei se é na mesma instituição ou não), na página deste concurso se tem lá o regulamento. Dentro desse regulamento eles geralmente têm lá direitinho como fazem todo o processo e também a equação feita de como vão buscar a tua média para esse concurso. Geralmente, pelo que já vi, é a tua nota de exame, mais ECTS inscritos, mais média que obtiveste na faculdade no 1º ano mas não é certo, tens mesmo de ver no regulamento da universidade que queres ingressar Medicina Veterinária, seja a tua ou outra. No entanto, mesmo que faças aquilo que te falei no 2º ponto de comparar equivalências, as únicas pessoas que te podem definitivamente dizer se tens ou não equivalências e quantas são os serviços académicos. Eu creio que seja após teres concorrido e entrado, quando fores pedir as equivalências. Ou seja, é complicado saber antes. Mas não tenho a certeza quanto a isto. Muito sinceramente, se falares nos serviços académicos da instituição de Medicina Veterinária devem dizer-te!

Em quarto lugar, se mudares para Medicina Veterinária através do concurso mudança par/instituição curso deixarás de ter a tua matrícula no de Biologia pois mudaste para aquele. No entanto, podes também concorrer ao concurso nacional juntamente com esse concurso interno. Ou apenas ao concurso nacional, se quiseres. Se não entrares pelo interno, ou se apenas utilizares o concurso nacional de acesso, e fores colocado pelo concurso nacional de acesso em Medicina Veterinária ficas tanto em Biologia como em Medicina Veterinária e podes fazer as duas licenciaturas, se assim o quiseres.

Bem, espero ter ajudado de qualquer forma.
Se não fui muito clara em alguma coisa, diz, vou tentar responder melhor, ou respondem melhor por mim!
Boa sorte para ti <3