Entrei num curso e não sei se é o que eu quero

Bea.trizL

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2020
Olá, desde sempre fui muito indecisa relativamente ao caminho a escolher para o meu futuro mas sempre tive noção que gostava de biologia. Contudo, após ter entrado do ensino superior, comecei a questionar me se as ofertas no mercado de biologia se encaixavam com que eu gostaria de fazer no futuro e cheguei à conclusão que estou completamente perdida. Biologia foi a "solução" que eu encontrei para o facto de não saber o que seguir e agora que não tenho tantas certezas em relação a esse caminho não sei o que fazer. Já pensei noutras possibilidades de curso mas também não sei o que escolher. Conselhos?

Olá, desde sempre fui muito indecisa relativamente ao caminho a escolher para o meu futuro mas sempre tive noção que gostava de biologia. Contudo, após ter entrado do ensino superior, comecei a questionar me se as ofertas no mercado de biologia se encaixavam com que eu gostaria de fazer no futuro e cheguei à conclusão que estou completamente perdida. Biologia foi a "solução" que eu encontrei para o facto de não saber o que seguir e agora que não tenho tantas certezas em relação a esse caminho não sei o que fazer. Já pensei noutras possibilidades de curso mas também não sei o que escolher. Conselhos?
Olá! Aconselho-te a veres todos os cursos das universidades da tua área de residência ou até mesmo de outras áreas se tiver esses possibilidade. Vê bem as cadeiras e as saídas profissionais, pode ser que alguma coisa te interesse. Podes candidatar-me à 2a fase até amanhã.
Por outro lado, pelo ue percebi, entraste este ano em biologia, certo? Podes experimentar ver se gostas este ano. Eu não sei se todas as faculdades têm mas há algumas que nos proporcionam trabalhos de voluntariado e até mesmo estágios. Informa-te sobre isso na tua faculdade pois sempre é uma forma de analisarem o que poderás vir a fazer no futuro caso continues em biologia.
Não desesperes. Vê e analisa as coisas com cuidado. A meu ver, não tem problema se perderes um ano, desde que encontres aquilo que realmente queres fazer.

• Like
Reactions: Rafael. and minnow
Olá.

Eu estive na mesma situação que tu. Tal como tu, eu ingressei no ensino superior num curso numa área que gostava (adorava, até) mas sentia-me completamente perdido. O que eu fiz foi explorar o mundo à minha volta e, eventualmente, eu comecei a ver aquilo que me atraía.

A meu ver, tu tens 2 possibilidades:
  • Ficas no curso que estás porque gostas de Biologia e vais pesquisando um pouco sobre as várias áreas da Biologia, outras áreas e vários mestrados (podes ingressar, futuramente, em mestrados em áreas que não estão relacionadas com a Biologia)
  • Como ainda tens as 2ª e 3ª fase, podes analisar os planos de estudos de vários cursos (incluindo de áreas que tu desconheces, por exemplo, economia, literatura, psicologia,...)
Já agora, eu acho que tu não deves preocupar-tecom o mercado de trabalho. Eu acho que o mais importante é estudar algo que de facto gostas e te sintas realizada uma vez que acabas por desenvolver várias capacidades muito importantes. Aliás, como disse anteriormente, tu podes ingressar em mestrados noutras áreas.

Se precisares de alguma coisa, está à vontade! Terei muito gosto em ajudar alguém que, aparentemente, passou pelo mesmo que eu.

Olá @Bea.trizL,

Eu também estive numa situação muito semelhante à tua (queria biologia no secundário e à última da hora mudei para outro curso, depois mudei na 2ª fase e mudei ainda 1 ano depois). Acho que não tens de levar esta decisão de seguires biologia tão a sério porque não é uma "sentença", tens sempre liberdade de mudar para o ano, em mestrado ou daqui a 10, 20 anos, não há problema nenhum nisso e há pessoas constantemente a mudarem de área.

Na altura queria ser ecologista e agora estou a acabar o mestrado em cibersegurança... como as coisas mudam 😅 Acho que tens de ver se queres dar uma chance ao curso de biologia, se a resposta for sim, aproveita este ano para estudares e perceberes o que é que realmente gostas enquanto fazes o curso. Tenta perceber se podes chegar aos teus objetivos com biologia e se não for esse o caso, muda sem medos!

Boa sorte e estás à vontade para enviar-me mensagem se tiveres dúvidas ou quiseres falar! :)

Olá,

Tal como tu escolhi Biologia ( em 2017) precisamente por não saber ao certo o que seguir. Tinha em mente seguir Biologia Marinha, mas graças ao contacto com as diversas unidades curriculares que o curso de Biologia oferece, reparei que o meu interesse estava mesmo na Biomedicina/Biotecnologia e é esse o percurso que agora tomo. Acredito que essa é a principal vantagem deste curso - O contacto com áreas científicas desde a ecologia, botânica e zoologia até a Biotecnologia, genética, bioinformatica, bioestatística...

Como os restantes usuários já disseram, podes muito bem pedir transferência para outro curso ao fim de um ano se reparares que não te identificas com a área (ou fazer isso ainda na 2° fase). Definir um percurso académico e profissional aos 18 anos (para alguns) acaba por ser um trabalho de "previsão", expectativas para o futuro, por isso, não tenhas receio em experimentar! Nesta fase inicial nós acabamos por ser cientistas de nós mesmos para tentar descobrir os nossos interesses, quais os interesses que devemos começar por explorar, quais os cursos que podem abrir mais portas para o futuro ... :)