Olá, desde sempre fui muito indecisa relativamente ao caminho a escolher para o meu futuro mas sempre tive noção que gostava de biologia. Contudo, após ter entrado do ensino superior, comecei a questionar me se as ofertas no mercado de biologia se encaixavam com que eu gostaria de fazer no futuro e cheguei à conclusão que estou completamente perdida. Biologia foi a "solução" que eu encontrei para o facto de não saber o que seguir e agora que não tenho tantas certezas em relação a esse caminho não sei o que fazer. Já pensei noutras possibilidades de curso mas também não sei o que escolher. Conselhos?
Olá.
Eu estive na mesma situação que tu. Tal como tu, eu ingressei no ensino superior num curso numa área que gostava (adorava, até) mas sentia-me completamente perdido. O que eu fiz foi explorar o mundo à minha volta e, eventualmente, eu comecei a ver aquilo que me atraía.
A meu ver, tu tens 2 possibilidades:
- Ficas no curso que estás porque gostas de Biologia e vais pesquisando um pouco sobre as várias áreas da Biologia, outras áreas e vários mestrados (podes ingressar, futuramente, em mestrados em áreas que não estão relacionadas com a Biologia)
- Como ainda tens as 2ª e 3ª fase, podes analisar os planos de estudos de vários cursos (incluindo de áreas que tu desconheces, por exemplo, economia, literatura, psicologia,...)
Já agora, eu acho que tu não deves preocupar-tecom o mercado de trabalho. Eu acho que o mais importante é estudar algo que de facto gostas e te sintas realizada uma vez que acabas por desenvolver várias capacidades muito importantes. Aliás, como disse anteriormente, tu podes ingressar em mestrados noutras áreas.
Se precisares de alguma coisa, está à vontade! Terei muito gosto em ajudar alguém que, aparentemente, passou pelo mesmo que eu.