Entrevista para Bolsa de Estudo

inesoliveira53

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2020
Olá! Candidatei-me pela primeira vez ao ensino superior e à bolsa de estudo. Recentemente recebi um e-mail com uma convocação para uma entrevista para a Bolsa de Estudo. Alguém sabe para que serve esta entrevista e que tipo de perguntas são feitas?

Olá! Candidatei-me pela primeira vez ao ensino superior e à bolsa de estudo. Recentemente recebi um e-mail com uma convocação para uma entrevista para a Bolsa de Estudo. Alguém sabe para que serve esta entrevista e que tipo de perguntas são feitas?
Olá, Inês! A entrevista serve para conhecer melhor alguns dos dados que indicaste na tua candidatura. Provavelmente tens algumas situações no teu agregado menos comuns e eles precisam compreender melhor a tua situação familiar, por isso marcam entrevista em que fazem perguntas simples sobre a tua situação económica e familiar. Não faço ideia como responder-te que tipo de questões são feitas, mas são aplicadas à tua situação.

Por exemplo, eu cheguei a ser entrevistada porque os meus pais nunca estiveram juntos, não há acordos em tribunal e a minha mãe está há muitos anos desempregada, então eles marcaram entrevista para perceber melhor por que é que não havia acordos ou as razões que fazem com que a minha mãe esteja há tantos anos desempregada.

Basta seres sincera e explicares a situação.

• Like
Reactions: Wraak
Boa tarde. Foi-me atribuída a bolsa de estudos, mas agendaram uma entrevista na mesma. Gostaria de saber se realmente podem fazer isso quando supostamente o processo já foi finalizado.

Boa tarde. Foi-me atribuída a bolsa de estudos, mas agendaram uma entrevista na mesma. Gostaria de saber se realmente podem fazer isso quando supostamente o processo já foi finalizado.
Podem, sim. Provavelmente recebeste uma resposta provisória da bolsa e agora querem entrevistar-te porque provavelmente podes vir a receber um valor mais elevado e esse valor justificar uma entrevista em que tenham de perceber melhor a tua situação. É só responderes a perguntas, não é uma questão para que tenhas de ficar nervosa, vão só tentar perceber melhor a situação do teu agregado.

A última resposta que obtive já foi a definitiva, daí estarem as minhas dúvidas :/
Podem solicitar, especialmente se surgiu alguma alteração de rendimentos ou alteração do agregado familiar ou de alguma situação académica tua (por exemplo, teres anulado a matrícula). O melhor será contactares os SAS e questionares o porquê desta entrevista. Recentemente, tive uma situação em que me contactaram com uma situação que depois veio a comprovar-se ser erro da minha faculdade.

Não houve nenhuma alteração. Quando questionei a funcionária sobre o motivo da entrevista, pois eu já tinha conhecimento da resposta definitiva, a mesma respondeu-me que as entrevistas a candidatos com baixos rendimentos são feitas independentemente do resultado. Mas não encontrei nenhuma informação no regulamento das bolsas de estudo que comprove a veracidade do que a sra me disse 🤨

Quando questionei a funcionária sobre o motivo da entrevista, pois eu já tinha conhecimento da resposta definitiva, a mesma respondeu-me que as entrevistas a candidatos com baixos rendimentos são feitas independentemente do resultado. Mas não encontrei nenhuma informação no regulamento das bolsas de estudo que comprove a veracidade do que a sra me disse 🤨
É verdade o que ela te disse, o que eu estou a estranhar é que normalmente as entrevistas são antes da decisão do resultado, daí eu estar a achar que era um resultado provisório. Mas as entrevistas para alunos de baixo rendimento são legítimas. Não é nada de especial, a sério, vão só fazer-te algumas perguntas para perceber que dificuldades económicas tens e perguntas do género: o seu familiar X está desempregado há quanto tempo, anda à procura de emprego?

o meu caso é o seguinte: este ano, o primeiro ano em que estou na faculdade, tive a bolsa mínima por atribuição automática e isto perdurou até há pouco tempo. no dia 20 de janeiro, recebi uma notificação por parte dos sasup (eu ando na flup) a solicitarem me documentos em relação a minha mãe e em relação ao agregado familiar, coisa que enviei. passado uns dias, recebi outra notificação a notificação a pedir os mesmos documentos em relação ao meu pai (podiam ter pedido logo tudo de uma vez), coisa que enviei logo no dia em que me foi solicitada essa nova recolha de documentos. hoje, recebi uma notificação para uma entrevista com uma técnica dos sasup. e eu n estou a perceber o porque de eles ainda n me darem resultado nnh e andarem a marcar entrevistas

Última edição:
o meu caso é o seguinte: este ano, o primeiro ano em que estou na faculdade, tive a bolsa mínima por atribuição automática e isto perdurou até há pouco tempo. no dia 20 de janeiro, recebi uma notificação por parte dos sasup (eu ando na flup) a solicitarem me documentos em relação a minha mãe e em relação ao agregado familiar, coisa que enviei. passado uns dias, recebi outra notificação a notificação a pedir os mesmos documentos em relação ao meu pai (podiam ter pedido logo tudo de uma vez), coisa que enviei logo no dia em que me foi solicitada essa nova recolha de documentos. hoje, recebi uma notificação para uma entrevista com uma técnica dos sasup. e eu n estou a perceber o porque de eles ainda n me darem resultado nnh e andarem a marcar entrevistas
Olá!
Olha, no meu caso só passei pelo processo de entrevista em Mestrado (ISCTE) e só me pediram mais documentos mais tarde. Possivelmente, no teu caso, eles preferem ter primeiro os documentos e só depois falarem contigo - possivelmente para explicares a situação económica do teu agregado familiar, como te deslocas para as aulas, etc...