Entrevista para Bolsa de Estudo

inesoliveira53

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2020
Olá! Candidatei-me pela primeira vez ao ensino superior e à bolsa de estudo. Recentemente recebi um e-mail com uma convocação para uma entrevista para a Bolsa de Estudo. Alguém sabe para que serve esta entrevista e que tipo de perguntas são feitas?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Candidatei-me pela primeira vez ao ensino superior e à bolsa de estudo. Recentemente recebi um e-mail com uma convocação para uma entrevista para a Bolsa de Estudo. Alguém sabe para que serve esta entrevista e que tipo de perguntas são feitas?
Olá, Inês! A entrevista serve para conhecer melhor alguns dos dados que indicaste na tua candidatura. Provavelmente tens algumas situações no teu agregado menos comuns e eles precisam compreender melhor a tua situação familiar, por isso marcam entrevista em que fazem perguntas simples sobre a tua situação económica e familiar. Não faço ideia como responder-te que tipo de questões são feitas, mas são aplicadas à tua situação.

Por exemplo, eu cheguei a ser entrevistada porque os meus pais nunca estiveram juntos, não há acordos em tribunal e a minha mãe está há muitos anos desempregada, então eles marcaram entrevista para perceber melhor por que é que não havia acordos ou as razões que fazem com que a minha mãe esteja há tantos anos desempregada.

Basta seres sincera e explicares a situação.

• Like
Reactions: Wraak

CatFernandes

Membro
Matrícula
9 Março 2015
Curso
Dietética e Nutrição
Boa tarde. Foi-me atribuída a bolsa de estudos, mas agendaram uma entrevista na mesma. Gostaria de saber se realmente podem fazer isso quando supostamente o processo já foi finalizado.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde. Foi-me atribuída a bolsa de estudos, mas agendaram uma entrevista na mesma. Gostaria de saber se realmente podem fazer isso quando supostamente o processo já foi finalizado.
Podem, sim. Provavelmente recebeste uma resposta provisória da bolsa e agora querem entrevistar-te porque provavelmente podes vir a receber um valor mais elevado e esse valor justificar uma entrevista em que tenham de perceber melhor a tua situação. É só responderes a perguntas, não é uma questão para que tenhas de ficar nervosa, vão só tentar perceber melhor a situação do teu agregado.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
A última resposta que obtive já foi a definitiva, daí estarem as minhas dúvidas :/
Podem solicitar, especialmente se surgiu alguma alteração de rendimentos ou alteração do agregado familiar ou de alguma situação académica tua (por exemplo, teres anulado a matrícula). O melhor será contactares os SAS e questionares o porquê desta entrevista. Recentemente, tive uma situação em que me contactaram com uma situação que depois veio a comprovar-se ser erro da minha faculdade.

CatFernandes

Membro
Matrícula
9 Março 2015
Curso
Dietética e Nutrição
Não houve nenhuma alteração. Quando questionei a funcionária sobre o motivo da entrevista, pois eu já tinha conhecimento da resposta definitiva, a mesma respondeu-me que as entrevistas a candidatos com baixos rendimentos são feitas independentemente do resultado. Mas não encontrei nenhuma informação no regulamento das bolsas de estudo que comprove a veracidade do que a sra me disse 🤨

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Quando questionei a funcionária sobre o motivo da entrevista, pois eu já tinha conhecimento da resposta definitiva, a mesma respondeu-me que as entrevistas a candidatos com baixos rendimentos são feitas independentemente do resultado. Mas não encontrei nenhuma informação no regulamento das bolsas de estudo que comprove a veracidade do que a sra me disse 🤨
É verdade o que ela te disse, o que eu estou a estranhar é que normalmente as entrevistas são antes da decisão do resultado, daí eu estar a achar que era um resultado provisório. Mas as entrevistas para alunos de baixo rendimento são legítimas. Não é nada de especial, a sério, vão só fazer-te algumas perguntas para perceber que dificuldades económicas tens e perguntas do género: o seu familiar X está desempregado há quanto tempo, anda à procura de emprego?