Equivalência de enfermagem para medicina

_matt89

Membro Caloiro
Matrícula
20 Janeiro 2026
Olá! Eu sempre tive o sonho de entrar em Medicina mas infelizmente a minha média do 10 e 11 ano não me permite.
Ouvi falar sobre a possibilidade de fazer equivalência de Enfermagem para Medicina, é mesmo possível?
Se sim, como? E posso fazer a partir do primeiro semestre de enfermagem?

Solução
Olá.
Ouvi falar sobre a possibilidade de fazer equivalência de Enfermagem para Medicina, é mesmo possível?
Equivalência é um nome que se dá à creditação de unidades curriculares depois de já ter entrado no curso. É possível, sim, mas não te ajuda a entrar no curso, apenas te ajudaria depois de já teres entrado no curso, ao eventualmente não ter de fazer algumas cadeiras, já tendo concluído cadeiras parecidas em Enfermagem.
Aquilo que te poderia ser útil é o concurso especial para licenciados, que permite pessoas com licenciaturas, especialmente aquelas ligadas à saúde, como Enfermagem, candidatarem-se ao curso por um concurso alternativo ao CNAES. As vagas são poucas e os critérios variam de universidade em universidade...
Olá.
Equivalência é um nome que se dá à creditação de unidades curriculares depois de já ter entrado no curso. É possível, sim, mas não te ajuda a entrar no curso, apenas te ajudaria depois de já teres entrado no curso, ao eventualmente não ter de fazer algumas cadeiras, já tendo concluído cadeiras parecidas em Enfermagem.
Aquilo que te poderia ser útil é o concurso especial para licenciados, que permite pessoas com licenciaturas, especialmente aquelas ligadas à saúde, como Enfermagem, candidatarem-se ao curso por um concurso alternativo ao CNAES. As vagas são poucas e os critérios variam de universidade em universidade, mas é uma possibilidade que podes ponderar. Porém, como o nome indica, apenas o poderias utilizar depois de concluíres a licenciatura em Enfermagem, não durante o primeiro semestre.
Qualquer questão, dispõe.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis
Solução