Equivalência de exames estrangeiros com as provas de ingresso do Concurso Nacional de Acesso

Cláudia Sofia3

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2022
Ola, boa noite. Sou cidadã portuguesa mas fiz o ensino secundário em Moçambique, e no final do 12º ano realizei os exames nacionais e ganhei o meu certificado.
Gostaria de frequentar o ensino superior em Portugal, e queria saber se os exames nacionais do Ensino Secundário Geral Moçambicano são validos para substituir as provas de ingresso, visto que acabei lendo que há possibilidade de exames estrangeiros homologados substituírem as provas. Obrigado.

Ola, boa noite. Sou cidadã portuguesa mas fiz o ensino secundário em Moçambique, e no final do 12º ano realizei os exames nacionais e ganhei o meu certificado.
Gostaria de frequentar o ensino superior em Portugal, e queria saber se os exames nacionais do Ensino Secundário Geral Moçambicano são validos para substituir as provas de ingresso, visto que acabei lendo que há possibilidade de exames estrangeiros homologados substituírem as provas. Obrigado.
Olá.
Se a instituição para a qual te queres candidatar aceitar a substituição das provas de ingresso é provável que consigas.
Contacta-a.

Olá Claudia vou falar a minha experiência: Sou cidadã brasileira e ao invés de eu fazer isso q vc iria fazer pedi equivalências na minha escola na área de residência e em seguida, fiz os exames nacionais. Porém a minha média ficou muito baixa, então, você avalia o que é melhor pra si. Se tens uma nota muito boa e tiver noção de como são as provas de ingresso faça os exames nacionais, tens nada a perder.

• Like
Reactions: MarianaLLemos
Olá Claudia vou falar a minha experiência: Sou cidadã brasileira e ao invés de eu fazer isso q vc iria fazer pedi equivalências na minha escola na área de residência e em seguida, fiz os exames nacionais. Porém a minha média ficou muito baixa, então, você avalia o que é melhor pra si. Se tens uma nota muito boa e tiver noção de como são as provas de ingresso faça os exames nacionais, tens nada a perder.
Olá, a questão que vou colocar aqui não tem muito a ver com o assunto do post, mas como você é cidadã brasileira como eu acho que pode responder a minha dúvida. Eu tenho dupla cidadania e terminei o secundário no brasil e obtive equivalência na minha escola da área de residência. Fiz os exames, e ao pedir a ficha ENES eles colocaram na minha ficha como se eu tivesse frequentado o secundário em Lisboa, sendo que eu terminei no Brasil. Eu queria saber se isso está errado, ou se colocaram assim pq foi em Lisboa que eu obtive a equivalência.