Equivalência para outras faculdades

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Inêzzz

Membro Caloiro
Matrícula
24 Agosto 2020
Olá!
Eu pretendo entrar em Direito, no entanto a minha média não é suficiente, então decidi entrar num curso que pudesse fazer equivalência para direito, escolhi solicitadora e administração pública. Gostava de saber como se desenrola esse processo de mudança de curso e equivalência de disciplinas, se é complicado mudar de curso e em que época posso fazê-lo, se tenho de esperar até ao final do primeiro ano ou se posso fazer em outra altura do mesmo.
Alguém que me possa ajudar por favor?

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Olá!
Tu pretendes usar sempre o regime de mudança de par instituição/curso, ou fazeres melhoria para entrares no ano seguinte pelo concurso geral? É que as vagas para o primeiro concurso (o vulgo "mudança de curso") são limitadas e estás sujeita a concursos locais com diferentes regras e prazos, pelo que terias de verificar em todos os sítios onde te pretenderias candidatar como proceder. Quanto a ser fácil ou difícil, depende um pouquinho da tua instituição e de sorte com a concorrência e número de vagas :) Em geral, podes ter de fazer uma carta de motivação, o maior número de créditos feito possível, e ter também a melhor média que conseguires. Tenho uns colegas que tentaram pedir transferência de um curso de Direito para outro de Direito mas não conseguiram, porque eram significativamente menos vagas que candidatos. Mas há sempre quem entre! Talvez noutras instituições o panorama seja mais animador.
No que toca a equivalências, novamente, é uma questão de sorte que fica ao critério das instituições. Se vieres de dentro da instituição (ex: ir da UP para a UP, da UC para a UC), é um pouco mais ágil esse processo porque é meramente com base em registos internos, apesar de não haver nenhuma garantia de equivalência. Basicamente, a tua instituição nova veria o plano de estudos dos créditos que terias completado na instituição antiga e ia comparar com o ciclo de estudos em Direito. Se achasse apropriado, dava-te a equivalência. Por isso, não é por teres uma cadeira chamada "Economia" ou "Direito Administrativo", por exemplo, que tens necessariamente o mesmo tipo de conteúdos que a tua instituição considera suficientes.
O meu conselho é não te preocupares muito com equivalências. Mesmo que não tenhas equivalências que dêem para dispensar um ano ou um semestre, faz o teu melhor para aprenderes conceitos base da área porque te vão dar jeito no futuro. E sobretudo, aproveita o ano! :)

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
T Equivalência do Secundário para quem tem Dupla Nacionalidade Ensino Secundário 4
M Bioengenharia: cursos para equivalência Tecnologias 3
D Equivalência de um curso da FEUP para Mecânica Tecnologias 7
T Equivalência Matemática A para MACS Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
asinisan Equivalência FAUP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
D Equivalência das cadeiras Aveiro -> FEP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D A universidade do porto(FDUP) dá equivalência á universidade lusófona do porto(FLUP) ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Á Equivalência entre cadeiras - IST e FCT UNL Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
M Provas de equivalência a disciplinas do secundário Ensino Secundário 2
M FEUP Equivalência Bioengenharia - Engenharia Física Universidade do Porto 0
R Dúvida sobre candidatura, exames e prova de equivalência à frequência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
G Exames Nacionais - equivalência à frequência? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Pedro Guilherme Calculo de Equivalência da nota do secundário feito no estrangeiro Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Equivalência de Instituições Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Formações Equivalência superior Ensino Secundário 1
J Exame de equivalência de inglês de 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
P UMinho Equivalência Universidade do Minho 1
ClaudiaSMartins2 Equivalência Diploma Enfermagem Saúde 2
M Mudança, transferência ou equivalência Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Margot Equivalência a disciplina (IST) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
J Cadeiras de equivalência Ciências Farmacêuticas/Medicina Coimbra Ciências 1
C Equivalência à frequência de disciplinas Ensino Secundário 1
CatarinaLiz Equivalência Ciências Farmacêuticas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
C 2a Fase de Provas de Equivalência à Frequência? Ensino Secundário 1
Evelin Alvarado Reconhecimento ou equivalência de profissão em Portugal de Ciências Biomédicas Laboratoriais Ensino Superior 1
PocketRotom FCUL Pedido de equivalência Universidade de Lisboa 2
A Substituição Prova equivalência à frequência 12º ano Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
B Matemática A dá equivalência a Macs? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
davis Datas de Exames Nacionais e Provas de Equivalência foram alteradas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
V Como pedir equivalência entre cadeiras - IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
A Chumbo na prova de equivalência á frequencia Ensino Secundário 1
J Posso fazer equivalência à frequencia no 12, mesmo tempo a disciplina do 11 não concluida? Ensino Secundário 0
M Equivalência Medicina Dentaria Saúde 1
R FDUL Frequências FDUL / Equivalência de cadeiras Universidade de Lisboa 0
V Equivalência ás disciplinas (Ensino Superior) Arquivo 1
E Química 12ºano: prova de equivalência à frequência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
M Bioengenharia curso que dê equivalência Arquivo 2
R Pap como equivalência a exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
filipe2015 Exame equivalência à frequência como externo Arquivo 1
Conhokis Exame de Equivalência à Frequência Exames Nacionais e Provas de Ingresso 249
M Mudança de Tesp para licenciatura Concursos e Regimes Especiais 1
miguel9ac Bolsa de estudos para doutoramento no Brasil Bolsas e Residências 1
I Livro de preparação para exame português (pdf) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
C Preparação para o Exame Final Nacional - Português - 11.º Ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Preciso do manual do professor (soluções)do livro Raio-X 10 se tiverem mandem para este email:cdebodareja@gmail.com Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Conteúdo online para Cálculo I, Química e Elementos da Física Ensino Superior 1
meg999 pc para arquitetura paisagista Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
C Geografia A livro para exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Lum Possíveis caminhos para Ciências Políticas e Relações Internacionais Ciências Sociais e Serviços 1
Bia2021 AJUDA para Antero de Quental Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0