Equivalências de nutrição para medicina

Carminho Pessanha

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2023
Olá, estava a pensar entrar em ciências da nutrição, na universidade do Santa Maria em Lisboa. Depois iria repetir durante o ano os exames de ingresso que necessito (fq) e para o ano candidatava me a medicina também no Santa Maria.
Tendo o curso de nutrição 6 cadeiras em comum com o de medicina no primeiro ano, é possível eu fazer essas 6 cadeiras este ano e não fazer nenhuma das outras de nutrição, e para o ano quando entrasse em medicina , entrava com equivalências e n tinha de fazer essas cadeiras outra vez ?
Queria saber como funciona esse processo de equivalência, se só funciona se eu fizer mesmo o primeiro ano completo de nutrição inclusive as cadeiras que n são comuns a medicina ou se têm equivalências mesmo n fazendo as restantes .

Solução
é possível eu fazer essas 6 cadeiras este ano e não fazer nenhuma das outras de nutrição
É possível. Até te podes inscrever em regime parcial para pagar menos propinas se essas cadeiras não perfizerem mais de 30 ECTS.
Queria saber como funciona esse processo de equivalência, se só funciona se eu fizer mesmo o primeiro ano completo de nutrição inclusive as cadeiras que n são comuns a medicina ou se têm equivalências mesmo n fazendo as restantes .
Primeiro tens de entrar no curso que queres - no caso, Medicina. Só após entrares, por qualquer via, é que podes pedir equivalências. Não interessa quantas outras cadeiras concluíste, o que interessa são as cadeiras a que pedes equivalência. Eles lá comparam o programa da cadeira...

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
é possível eu fazer essas 6 cadeiras este ano e não fazer nenhuma das outras de nutrição
É possível. Até te podes inscrever em regime parcial para pagar menos propinas se essas cadeiras não perfizerem mais de 30 ECTS.
Primeiro tens de entrar no curso que queres - no caso, Medicina. Só após entrares, por qualquer via, é que podes pedir equivalências. Não interessa quantas outras cadeiras concluíste, o que interessa são as cadeiras a que pedes equivalência. Eles lá comparam o programa da cadeira que fizeste ao da cadeira a que estás a pedir equivalência e, se for parecido o suficiente, creditam-te essa cadeira, e já ficas com essa cadeira feita no novo curso. Dependendo do regulamento da universidade em questão, podem contar, ou não, para a tua média final as cadeiras que são creditadas.

Última edição:
  • Like
Reactions: Carminho Pessanha
Solução

Carla P

Membro
Matrícula
24 Abril 2021
Bom dia,
Em relação a equivalências para medicina, alguém já teve a experiência de fazer o 1ano medicina dentária na FMDUL e depois pedir equivalências para o 1 ano da FMUL? Quantas cadeiras conseguiram?
Obrigado