Equivalências do ISCAL para a FDUL

rodolfoam3

Membro Caloiro
Matrícula
24 Agosto 2024
Olá!!! Fui colocado este ano no curso de Solicitadoria no ISCAL, porém, pretendo tentar novamente entrar na FDUL no próximo ano letivo.
Gostava de saber se poderia levar alguma equivalência para o outro curso e, se calhar, até avançar para o 2.º ano (improvável, eu sei, mas a dúvida fica por tirar).
Obrigado e parabéns a todos!

Olá!!! Fui colocado este ano no curso de Solicitadoria no ISCAL, porém, pretendo tentar novamente entrar na FDUL no próximo ano letivo.
Gostava de saber se poderia levar alguma equivalência para o outro curso e, se calhar, até avançar para o 2.º ano (improvável, eu sei, mas a dúvida fica por tirar).
Obrigado e parabéns a todos!
Olá, Rodolfo!

Analisando o plano de estudos, é muito improvável que consigas ir directamente para o 2º ano do curso e se obtiveres creditações, não serão muitas, em princípio. Analisando os planos de estudos, todas as cadeiras da FDUL são de 6 ECTS. Em Solicitadoria, tens várias cadeiras com menos de 6 ECTS - os créditos estão relacionados não só com o peso que a cadeira tem na média do curso, como tem relação directa com a carga horária. Todas as cadeiras que tiveres com menos de 6 ECTS, não vale a pena pedires creditação porque como valem menos créditos do que na FDUL, torna-se difícil que te atribuam essa creditação - uma cadeira que supostamente tem 3 ECTS tem uma carga muito menor do que uma de 6, pelo que para as instituições não faz muito sentido atribuir como equivalente uma cadeira que alegadamente dar-te-á menos horas de trabalho do que a correspondente dessa instituição.

Ficam então a restar-te 5 cadeiras que possuem 6 ECTS: Direito Constitucional, Direito da União Europeia, Introdução ao Estudo do Direito, Direito Administrativo e Direito das Obrigações I. Destas cadeiras, deves analisar com atenção o plano curricular delas em específico e comparar com o da FDUL - atribuem creditação se for reconhecida que realmente a cadeira é muito semelhante.

Alguns conselhos: a FDUL é uma instituição um pouco tradicional, pelo que não é fácil atribuírem creditações, particularmente quando não estamos a falar de uma mudança entre planos de estudo de Direito, mas de Solicitadoria para Direito.

Em Direito Constitucional, na FDUL esta é dividida em duas cadeiras de 6 ECTS cada, enquanto que no ISCAL tens 6 ECTS - no máximo, dão-te creditação a Direito Constitucional I. O mesmo se passa com Introdução ao Estudo do Direito. Administrativo e da União Europeia são cadeiras de 2º ano, em que Administrativo tens a mesma questão que mencionei anteriormente, mas nada invalida que não possam atribuir creditação a todas as que sejam I, e há possibilidade de teres em Direito da União Europeia, mesmo sendo uma cadeira de 2º ano do curso. Direito das Obrigações é dividida tanto no ISCAL como na FDUL. O meu conselho é analisares com bastante detalhe os programas destas 5 cadeiras para considerares se vale a pena fazeres o pedido ou não. Lembrando que este pedido é pago e não reembolsável, mas quanto mais semelhante e sustentado for o teu pedido, terás maiores chances de conseguir pelo menos alguma. Tens aqui info sobre este tipo de pedidos: Creditação e Integração Curricular – Faculdade de Direito | Universidade de Lisboa

Espero que ajude!

• Like
Reactions: rodolfoam3