Alô Mariana,
Eu estou na "mesma" situação. Fiz um ano na UBI, mas sempre quis ir para Lisboa e este ano recandidatei-me, embora esteja um bocado indecisa entre ir para Lisboa ou ficar.
Medicina na UBI acaba por ser muito diferente do modelo tradicional do ensino, é mais focado para a tua autoaprendizagem, o que acaba por ser mais confuso inicialmente, mas de certa forma menos cansativo (isto no meu ponto de vista, claro).
Se Coimbra é a tua faculdade de sonho, acredito que a parte da vida académica seja uma coisa que anseias muito em experimentar, na Covilhã vive-se muito isso! Acho que é o que me faz gostar de estar lá.
Da minha parte, sei que na FMUL eles permitem passares para o segundo ano com algumas das equivalências (entrando pelo CNA), eles são muito chatos, porque lá está, a UBI é muito diferente, então terás de repetir certas cadeira como Anatomia... A FMUC tem o mesmo modelo de ensino que a Clássica, portanto acredito que seja possível fazer a mesma coisa.
O que eu acho é que ao te candidatares, mete a FMUC à mesma como primeira opção (até porque não sabes qual vai ser a média deste ano) e dá uma oportunidade à UBI, até porque no fim dos 6 anos vais ser Médica em qualquer lado que tirares o curso!
Boa sorte