ERASMUS Medicina

asophiam

Membro Caloiro
Colaborador Editorial
Matrícula
7 Fevereiro 2016
Gostava de ter opiniões. Estudo Medicina na FMUL e gostava de ir fazer um ano de Erasmus na mobilidade estudos mas estou muito indecisa entre Paris (de França só me interessa mesmo Paris) e Itália (Milão/Roma). Procuro uma faculdade que ensine mas que dê para ter boas notas e que permita aproveitar o ano de Erasmus ao máximo (viagens, viver o dia-a-dia do país sem ter uma pressão enorme para estar sempre preocupado e a estudar). Depois, 4º ou 5º ano? As médias de seriação para estes países são muito altas? Obrigada!

a fish

reformei-me de ser aluna de Medicina em 2019
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Gostava de ter opiniões. Estudo Medicina na FMUL e gostava de ir fazer um ano de Erasmus na mobilidade estudos mas estou muito indecisa entre Paris (de França só me interessa mesmo Paris) e Itália (Milão/Roma). Procuro uma faculdade que ensine mas que dê para ter boas notas e que permita aproveitar o ano de Erasmus ao máximo (viagens, viver o dia-a-dia do país sem ter uma pressão enorme para estar sempre preocupado e a estudar). Depois, 4º ou 5º ano? As médias de seriação para estes países são muito altas? Obrigada!
Nunca ouvi falar de grandes notas em França, bem pelo contrário... Já a descrição que ouço de Itália parece bater com a tua :p (se bem que depois na época de exames acho que apanham um sustozito com o trabalho que têm de fazer :p mas acho que no fim as notas são bastante boas...).
Quanto ao ano a fazer - e sobretudo quanto à seriação - depende mesmo da tua faculdade, porque os métodos de seriação e as "modas" dos anos em que se vai variam bastante. :)

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Nunca ouvi falar de grandes notas em França, bem pelo contrário... Já a descrição que ouço de Itália parece bater com a tua :p (se bem que depois na época de exames acho que apanham um sustozito com o trabalho que têm de fazer :p mas acho que no fim as notas são bastante boas...).
Quanto ao ano a fazer - e sobretudo quanto à seriação - depende mesmo da tua faculdade, porque os métodos de seriação e as "modas" dos anos em que se vai variam bastante. :)

Eu fiquei chocado quando me disseram que em Itália podes faltar literalmente a todas as aulas, quer sejam teóricas, práticas, na enfermaria ou outra coisa qualquer. Podes mesmo ser médico, só fazendo os exame e nunca ter falado com um doente!
Aliás, sempre ouvi festas e 20's é em Itália!

• Like
Reactions: LordKelvin

asophiam

Membro Caloiro
Colaborador Editorial
Matrícula
7 Fevereiro 2016
Obrigada! Pois eu gostava muito também de Paris, mas ir um ano para ficar fechada num apartamento a estudar não é nada o que eu quero... Para isso fico aqui :p
Outra coisa, alguém sabe se dentro da mobilidade de estudos é possível fazer um semestre num sítio e outro semestre noutro?

a fish

Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Eu fiquei chocado quando me disseram que em Itália podes faltar literalmente a todas as aulas, quer sejam teóricas, práticas, na enfermaria ou outra coisa qualquer. Podes mesmo ser médico, só fazendo os exame e nunca ter falado com um doente!
Aliás, sempre ouvi festas e 20's é em Itália!
Isso já não sei. Nunca quis ir por aí :p (parte boa daqui: tenho comida italiana à mesma <3 ).
Mas não devem ter 20... em Itália acho que a escala é de 0 a 30 :p

Obrigada! Pois eu gostava muito também de Paris, mas ir um ano para ficar fechada num apartamento a estudar não é nada o que eu quero... Para isso fico aqui :p
Outra coisa, alguém sabe se dentro da mobilidade de estudos é possível fazer um semestre num sítio e outro semestre noutro?
No mesmo ano acho que não. Mas pelo menos na minha faculdade é possível fazer erasmus no 3.º ano (um ano ou apenas um semestre)+erasmus no 5.º ano (idem)+erasmus estágio no 6.º (mas não pode ser o ano todo)+[isto só para gente hardcore: também se pode fazer erasmus logo a seguir a acabar o curso]. Portanto podias experimentar vários destinos :)

• Like
Reactions: droque
Matrícula
8 Julho 2016
Olá, gostava de saber se aconselham Erasmus para estudantes de medicina ( no sentido de que se atrapalha ou não a nossa prestação no curso ) ? Também gostava de saber se na universidade de Santa Maria existe esse programa de Erasmus e quais os destinos mais interessantes
Obrigada

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
Olá, gostava de saber se aconselham Erasmus para estudantes de medicina ( no sentido de que se atrapalha ou não a nossa prestação no curso ) ? Também gostava de saber se na universidade de Santa Maria existe esse programa de Erasmus e quais os destinos mais interessantes
Obrigada

Santa Maria podes ir de Erasmus a partir do 4º ano.
Diverte-te!
Eramus Outgoing - AEFML

lckk

Membro Dux
Matrícula
19 Junho 2015
  • Like
Reactions: KungFuKenny

a fish

Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Dás-me rugas! Estas são as vagas bilaterais
http://www.medicina.ulisboa.pt/wp-content/uploads/Tabela-Acordos.pdf

Mas podes arranjar vagas unilaterais para qualquer país da UE (dá mais trabalho que apenas te candidatar e ser escolhido por melhor média...)
Pronto, para futura referência ou eventual comparação: http://www.uc.pt/fmuc/mobilidaderelacoesinternacionais/acordosbilaterais/acordosmedicina

Ouve-se falar disso mas nunca ouvi nenhum caso concreto que o tenha feito (erasmus estudos - o 6.º ano é outro mundo :P)

blackuro

Criadora do maior tópico do fórum
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Agosto 2015
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
ICBAS
Pronto, para futura referência ou eventual comparação: http://www.uc.pt/fmuc/mobilidaderelacoesinternacionais/acordosbilaterais/acordosmedicina

Ouve-se falar disso mas nunca ouvi nenhum caso concreto que o tenha feito (erasmus estudos - o 6.º ano é outro mundo :p)
Woah estás a fazer Erasmus na Áustria, @a fish! É um país que me cativa bastante! Posso saber qual é a tua opinião pessoal sobre o país?
Já agora, alguém me sabe dizer qual é a oferta de mobilidade da ECS-UM e da FMUP?

• Like
Reactions: Alexa and a fish

blackuro

Colaborador Editorial
Matrícula
23 Agosto 2015
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
ICBAS

a fish

Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Woah estás a fazer Erasmus na Áustria, @a fish! É um país que me cativa bastante! Posso saber qual é a tua opinião pessoal sobre o país?
Já agora, alguém me sabe dizer qual é a oferta de mobilidade da ECS-UM e da FMUP?
(Ainda) não conheço nada além da cidade onde estou :p mas estou a gostar - mais organizado do que em Portugal, paisagens lindas, burocracia igual (estava à espera de melhor), se se procurar bem/tiver bastante cuidado é pouco mais caro do que Portugal... o único problema é falarem alemão e, ainda por cima, com um sotaque forte :p mas para quem está no Secundário ainda há tempo... ;)

• Like
Reactions: blackuro and Alexa

Alexa

Mega-Caloira da NOVA
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
(Ainda) não conheço nada além da cidade onde estou :p mas estou a gostar - mais organizado do que em Portugal, paisagens lindas, burocracia igual (estava à espera de melhor), se se procurar bem/tiver bastante cuidado é pouco mais caro do que Portugal... o único problema é falarem alemão e, ainda por cima, com um sotaque forte :p mas para quem está no Secundário ainda há tempo... ;)
Que interessante! Ficas quanto tempo? Ainda deves ver neve aí não? :D
E as aulas são em inglês? :p
O sotaque deles é mesmo forte... Fiz o exame para ter o B1 a alemão e na componente da Audição puseram sotaques austríacos e suiços :neutral: venha o diabo e escolha o pior :tearsofjoy:

a fish

Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Que interessante! Ficas quanto tempo? Ainda deves ver neve aí não? :D
E as aulas são em inglês? :p
O sotaque deles é mesmo forte... Fiz o exame para ter o B1 a alemão e na componente da Audição puseram sotaques austríacos e suiços :neutral: venha o diabo e escolha o pior :tearsofjoy:
1 ano. as aulas são em alemão, por isso agora está a ser puxado mas há tempo para melhorar :p
a neve já deu o ar da sua graça nas montanhas, mas entretanto ficou bom tempo (vá, talvez para os padrões portugueses só razoável :p) e derreteu x)

• Like
Reactions: blackuro and Alexa

blackuro

Colaborador Editorial
Matrícula
23 Agosto 2015
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
ICBAS
Isso é excelente! Sempre pensei que a burocracia seria menor também XD Bom, se calhar é um problema comum à Europa.. ;) E o que interessa é que o ambiente seja bom e que estejas a gostar :) Aposto que deve ser mesmo bonito! Quem sabe ainda não vá eu também quando estiver no curso :p Por acaso é uma língua que adoro, o Alemão :) Gostava de poder aprender mais "a sério" :D Desejo que tenhas uma estadia excelente! Tenho a certeza de que vais adorar ;)
Depende xD Eu por ex. não tenho interesse em ERASMUS xD
Sim, visto desse ponto de vista ;) Mas é maus porque não têm tanta oferta como outras faculdades :(

• Like
Reactions: a fish

Peter

Membro Catedrático
Matrícula
22 Agosto 2015
Isso é excelente! Sempre pensei que a burocracia seria menor também XD Bom, se calhar é um problema comum à Europa.. ;) E o que interessa é que o ambiente seja bom e que estejas a gostar :) Aposto que deve ser mesmo bonito! Quem sabe ainda não vá eu também quando estiver no curso :p Por acaso é uma língua que adoro, o Alemão :) Gostava de poder aprender mais "a sério" :D Desejo que tenhas uma estadia excelente! Tenho a certeza de que vais adorar ;)

Sim, visto desse ponto de vista ;) Mas é maus porque não têm tanta oferta como outras faculdades :(
Sim, isso sim

• Like
Reactions: blackuro

a fish

Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Depende xD Eu por ex. não tenho interesse em ERASMUS xD
tenho uma ligeira dificuldade em perceber isso, confesso :p pode-se fazer o erasmus que se quiser, quer seja para o estudo, para a festa, para viajar ou para equilíbrar as várias partes; pode-se sair muito da zona de conforto ou escolher destinos mais parecidos a Portugal; se for importante, há destinos em que se gasta o mesmo ou menos do que em Portugal. e nem que seja um semestre - em 6 anos... - parece-me mesmo tão apelativo ter uma experiência assim! mas, pronto, sou suspeita :p

Se for para ir para Alemanha/Áustria, começa agora que depois agradeces :p

• Like
Reactions: blackuro