Erasmus no Mestrado

Gabriel Silva

Membro Caloiro
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Gestão
Instituição
FEUC
Boas malta,

Estou de momento a meio da licenciatura de Gestão na FEUC (sem mestrado integrado) e acabei por não me candidatar a Erasmus (vá se lá saber porquê). Com isto, perdi a hipótese de estudar fora durante o 1º semestre do 3º ano do meu curso, tal como tinha pensado. Assim só me resta o (possível) mestrado para conseguir fazê-lo, no entanto tenho várias dúvidas relativamente à forma de como funcionam os programas de Erasmus para mestrados. As candidaturas e o processo em si são iguais aos da licenciatura? Será boa ideia fazer Erasmus no mestrado?

Agradeço desde já a vossa atenção

DDiaz

Membro Veterano
Matrícula
3 Março 2016
É sempre bom fazer Erasmus, novas experiências, etc... e é sempre uma boa adição ao CV
Não sei como funciona na tua faculdade mas normalmente o processo é logo no 1º semestre do mestrado .

Patri

Membro
Matrícula
2 Março 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boas malta,

Estou de momento a meio da licenciatura de Gestão na FEUC (sem mestrado integrado) e acabei por não me candidatar a Erasmus (vá se lá saber porquê). Com isto, perdi a hipótese de estudar fora durante o 1º semestre do 3º ano do meu curso, tal como tinha pensado. Assim só me resta o (possível) mestrado para conseguir fazê-lo, no entanto tenho várias dúvidas relativamente à forma de como funcionam os programas de Erasmus para mestrados. As candidaturas e o processo em si são iguais aos da licenciatura? Será boa ideia fazer Erasmus no mestrado?

Agradeço desde já a vossa atenção
Agora o programa Erasmus +, supostamente é um programa de mobilidade para "toda a vida" e até podes escolher fazer Erasmus estágio (foi o que fiz no último ano do mestrado). O ideal é falares diretamente com o professor(es) e departamento responsáveis pelos programas de mobilidade da tua faculdade, de certeza que eles sabem e estarão dispostos a ajudar. Claro que se fores fazer mestrado noutra instituição, podes procurar logo saber no 1ºano de mestrado, mas prepara-te, Erasmus é todo um processo moroso e burocrático antes da grande aventura (e depois também) mas compensa imenso tanto a nível profissional como pessoal.
Quanto ao processo só há diferenças se se trata de Erasmus estudos ou investigação ou estágio, principalmente no processo de creditação e afins, mas não há diferença se vais na licenciatura ou no mestrado. Mas também já me apercebi por colegas portugueses que conheci em erasmus que as candidaturas e processos dependem muito da Universidade de cá, e eu fiz na Univ. do Porto por isso não te quero induzir em erro, uma vez que és de Coimbra...

Espero ter ajudado, e não desistas de Erasmus é uma experiência para a vida, mesmo!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
kingLion Erasmus+ mestrado Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
marina c erasmus mestrado Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
Engenharia de Materiais Fazer tese de mestrado em erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 7
L Erasmus em Mestrado Integrado Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 6
A Erasmus durante o mestrado Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
Inês Gião Mestrado de continuidade vs. académico vs. de erasmus Ensino Superior 1
I Erasmus em Lyon Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
jonasutad Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 6
S Certificado de Língua Erasmus Salamanca Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
12345teste ISEP Erasmus num politécnico (ISEP) Instituto Politécnico do Porto 2
R Erasmus IST Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
I Erasmus+ Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 5
Alex_0 Flul Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
Tugas13 Certificado de Inglês para Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
P Bolsas Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
L Convívio e Erasmus: dúvidas Coimbra VS Porto VS Lisboa Ensino Superior 3
Pedro C. Erasmus em Itália Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 2
C Erasmus- Economia em Itália Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
C Erasmus Madrid Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
Beatriz Topa Erasmus para Engenharia Física Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 2
LaraF2000 Erasmus na Nova Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
Porto Inclusive Intercâmbio Erasmus+ na Estónia, 21 a 28 agosto - BLERGH Geral 0
Fábio Morais Erasmus (opiniões/experiências) Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
A Candidatura Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 3
A Erasmus com a matrícula inativa Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
R "Erasmus" em portugal Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Ter bolsa de estudo e fazer Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
A ERASMUS Medicina Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 43
Phi ERASMUS Engenharia Informática Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 2
Fernando96 Erasmus na Suécia Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
Daniela Abreu Erasmus em Budapeste Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 6
Roberto Oliveira Erasmus na Finlândia Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 10
buuu Erasmus Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 81
G Erasmus - Estágio Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 45
T Mestrado em gestão Ciências Económicas e Empresariais 1
ruiaparicio1998 Candidatura Mestrado Ensino Superior 3
F Mestrado Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Ana Rita Nicolau UPorto Mestrado em Economia FEP Universidade do Porto 0
L Licenciatura de Biologia Aplicada e mestrado em Bioengenharia ou Genética Ensino Superior 0
M Mestrado 2021/2022 Ensino Superior 2
L Licenciatura em Bioquímica/Mestrado em Ensino Educação 0
Zepd13 Dúvidas conclusão de mestrado Ensino Superior 1
Jfsmatos Mestrado em Gestão de Empresas | Dúvidas Ciências Económicas e Empresariais 0
marianagf Mestrado em Biotecnologia UA / UMinho Tecnologias 0
G Fazer o mestrado lá fora? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 18
A Católica Mestrado noutra "área" Universidade Católica Portuguesa 2
L Licenciatura ou mestrado no estrangeiro? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 7
Rita fialho2621 Mestrado Ensino Superior 1
J Licenciatura em Física e mestrado em Engenharia Física Ciências 1
B Candidatura num mestrado em Aveiro Ensino Superior 1