Erasmus

A partir de que ano e que se pode fazer erasmus?
Depende da instituição e do curso. Por exemplo, há cursos com mestrado integrado que só permitem fazer no mestrado (4º ou 5º ano), enquanto que em curso de licenciatura tipicamente se faz no 3º.

Podiam me explicar que número de créditos tem que se ter e como funciona as bolsas no Programa Erasmus?

Podiam me explicar que número de créditos tem que se ter e como funciona as bolsas no Programa Erasmus?
Varia conforme a instituição. A agência nacional aloca um orçamento a cada instituição de ensino superior para as bolsas, cabendo a cada uma decidir como as atribuir aos seus alunos.

• Like
Reactions: youknowwhat
A partir de que ano e que se pode fazer erasmus?
Em licenciatura, podes fazer Erasmus a partir do 2º ano. Em mestrado, podes fazê-lo a partir do 2º semestre do 1º ano.

A atribuição das bolsas depende de faculdade para faculdade, mas normalmente funciona pela média dos candidatos. Quanto mais candidaturas houver, mais difícil é obtê-la. Convém perguntares sobre isso na tua universidade, visto que varia. Não percebi a tua pergunta sobre os créditos. Quanto à forma como a bolsa é atribuída, na minha faculdade os alunos recebem 4 meses de bolsa de uma vez e os ajustes são feitos no regresso, dependendo do tempo efetivo da estadia. São dados 200€ por mês se o aluno for para um país com baixo custo de vida (nomeadamente Europa de Leste), 300€ por mês se for para um país caro (como os países nórdicos) e 250€ por mês para os países com custo de vida intermédio (como Espanha e Itália).

• Like
Reactions: Jay Pritchett
Olá, eu neste momento estou a acabar o primeiro ano de Engenharia Eletrotécnica de de Computadores na FEUP e uma coisa que me preocupa é a média que preciso para poder ir para ERASMUS. Alguém me sabe dizer mais ou menos qual a média no mínimo para ser possível entrar?
Obrigada

Olá, eu neste momento estou a acabar o primeiro ano de Engenharia Eletrotécnica de de Computadores na FEUP e uma coisa que me preocupa é a média que preciso para poder ir para ERASMUS. Alguém me sabe dizer mais ou menos qual a média no mínimo para ser possível entrar?
Obrigada

Não há uma média mínima, acho. Mas quanto mais alta, melhor. E quantos mais créditos tiveres (cadeiras feitas), também. A fórmula envolve essas 2 variáveis e a média para te candidatares é tanto mais alta quanto mais créditos tiveres feitos e mais alta fôr a tua média. É depois a partir dessa nota que vão colocando os alunos

Não há uma média mínima, acho. Mas quanto mais alta, melhor. E quantos mais créditos tiveres (cadeiras feitas), também. A fórmula envolve essas 2 variáveis e a média para te candidatares é tanto mais alta quanto mais créditos tiveres feitos e mais alta fôr a tua média. É depois a partir dessa nota que vão colocando os alunos

Obrigada pela resposta :-) mas o que eu queria mesmo saber era se alguem por exemplo com uma media de 13 teria possibilidades de entrar ou so com uma media, nao sei, de 15 para cima é que normalmente se conseguia. Basicamente gostava de saber quão difícil é de entrar, digamos assim.

Obrigada pela resposta :) mas o que eu queria mesmo saber era se alguem por exemplo com uma media de 13 teria possibilidades de entrar ou so com uma media, nao sei, de 15 para cima é que normalmente se conseguia. Basicamente gostava de saber quão difícil é de entrar, digamos assim.

Depende de quantas pessoas concorrerem e das médias delas! Se alguém de 1º ano tiver média de 15 e alguém de 2º tiver de 13, provavelmente até entra a de 2º ano porque à partida tem mais cadeiras feitas, logo mais ECTS. Eu acho que não há média mínima e se houvesse seria 10 porque também não consegues ter menos que isso :p

Depende de quantas pessoas concorrerem e das médias delas! Se alguém de 1º ano tiver média de 15 e alguém de 2º tiver de 13, provavelmente até entra a de 2º ano porque à partida tem mais cadeiras feitas, logo mais ECTS. Eu acho que não há média mínima e se houvesse seria 10 porque também não consegues ter menos que isso :p

Suponho que sim xd mas a titulo de curiosidade e se nao te importares de responder, já alguma vez foste a erasmus? E se sim com que média? P.s. acho que se calhar estou a stressar um bocadinho demais com isto das médias ahah

Suponho que sim xd mas a titulo de curiosidade e se nao te importares de responder, já alguma vez foste a erasmus? E se sim com que média? P.s. acho que se calhar estou a stressar um bocadinho demais com isto das médias ahah

Eu ainda não fiz Erasmus. Entrei para fazer no meu próximo ano mas não era a cidade que queria e preferi esperar para tentar fazer no 3º ano. Já não sei bem que nota deu a minha candidatura mas eu nem as cadeiras todas do 1º semestre tinha feitas (as notas ainda não tinham sido lançadas) e entrei na minha 3º opção... também é facto que tive boas notas por isso o fator média foi importante!

Quanto à média não há muito que possas fazer... Inscreves-te e logo verás. Até podes ter 3 cidades que gostavas imenso e entrares em qualquer uma não te fará diferença... A mim fazia e por isso não me inscrevi!

Eu ainda não fiz Erasmus. Entrei para fazer no meu próximo ano mas não era a cidade que queria e preferi esperar para tentar fazer no 3º ano. Já não sei bem que nota deu a minha candidatura mas eu nem as cadeiras todas do 1º semestre tinha feitas (as notas ainda não tinham sido lançadas) e entrei na minha 3º opção... também é facto que tive boas notas por isso o fator média foi importante!

Quanto à média não há muito que possas fazer... Inscreves-te e logo verás. Até podes ter 3 cidades que gostavas imenso e entrares em qualquer uma não te fará diferença... A mim fazia e por isso não me inscrevi!

Obrigada pelas respostas! Já agora nao sei se varia de faculdade para faculdade ou universidade para universidade mas a partir de que ano é que nos podemos candidatar? Ouvi dizer que na FEUP é so a partir do 4o ano (nao que seja necessariamente mau, estou apenas curiosa).

Obrigada pelas respostas! Já agora nao sei se varia de faculdade para faculdade ou universidade para universidade mas a partir de que ano é que nos podemos candidatar? Ouvi dizer que na FEUP é so a partir do 4o ano (nao que seja necessariamente mau, estou apenas curiosa).

Acho que varia. No meu só não podemos fazer no 1º ano, de resto... Mas sei que há cursos com mestrado integrado em que só podem fazer nos últimos 2 (equivalente ao mestrado)

Conhecem alguém que já esteve um Bucareste?

É possível escolher a cidade/país de destino?

depende dos acordos da tua faculdade/curso. Alguns cursos só têm tipo "equivalência" com algumas faculdades de cidades específicas e não podes querer ir para x cidade se ela não tiver nada relacionado com o teu curso, entendes?

Dentro dessa limitação podes escolher 3 destinos por ordem e de acordo com a tua nota de candidatura a erasmus (depende dos créditos já feitos e da média que tens nessas cadeiras já feitas) ficas colocado ou não em algum dos 3

• Like
Reactions: Jorgito