Erasmus

depende dos acordos da tua faculdade/curso. Alguns cursos só têm tipo "equivalência" com algumas faculdades de cidades específicas e não podes querer ir para x cidade se ela não tiver nada relacionado com o teu curso, entendes?

Dentro dessa limitação podes escolher 3 destinos por ordem e de acordo com a tua nota de candidatura a erasmus (depende dos créditos já feitos e da média que tens nessas cadeiras já feitas) ficas colocado ou não em algum dos 3

Obrigado :)
Só pensaria em ir para a Hungria...

É possível escolher a cidade/país de destino?
Não é tipo fechar os olhos, atirar um pionés e ver onde aterra :p há uma lista de pré-acordos e escolhes entre eles.
e nos erasmus estágios (placement) há mesmo muita flexibilidade.

como é realizado os calculos para a nota de candidatura?
de erasmus? depende de faculdade para faculdade.
na minha, por mero exemplo, é média do curso até ao ano anterior à candidatura+bónus consoante o ano em que vais (quanto mais avançado, maior o bónus).

como é realizado os calculos para a nota de candidatura?

Na minha, por exemplo, é uma fórmula que envolve n° de créditos feitos (das varas cadeiras) e media dessas cadeiras feitas. partida quanto mais cadeiras feitas tiveres mais facilidade tens em entrar

• Like
Reactions: Mia Cavaleiro
Ola !
Gostava de saber como funciona o intercâmbio durante o curso no IST. A partir de que ano é que eu posso fazer um ou mais semestres fora ? E em que países/universidades ? Tem algum custo adicional ? Se fizer intercâmbio durante a licenciatura, no fim do curso, ficaria com um diploma do IST, da universidade estrangeira onde faria o intercâmbio ou das duas ?

Olá @franciscomarques123
A partir de que ano é que eu posso fazer um ou mais semestres fora ?
O Erasmus funciona durante o mestrado.
Tem algum custo adicional ?
Relativamente à instituição não.
Se fizer intercâmbio durante a licenciatura, no fim do curso, ficaria com um diploma do IST, da universidade estrangeira onde faria o intercâmbio ou das duas ?
Ver pergunta 1. Se fizeres erasmus ficas só com o diploma do IST. Caso optes por um diploma de duplo grau aí sim ficarias com o diploma das 2.

Boas noites
Gostaria de saber a vossa opinião sobre fazer Erasmus. Não importa qual o país mas, se alguém já fez Erasmus em Itália, gostaria de saber como foi. Tenho dúvidas acerca de alojamento, aulas, barreiras linguísticas.
Obrigado

• Like
Reactions: Mariaartistica
Boas noites
Gostaria de saber a vossa opinião sobre fazer Erasmus. Não importa qual o país mas, se alguém já fez Erasmus em Itália, gostaria de saber como foi. Tenho dúvidas acerca de alojamento, aulas, barreiras linguísticas.
Obrigado
Fazer Erasmus é sempre melhor do que não fazer, independentemente do local, por isso força nisso.

Pelo que sei de Erasmus em Itália, lá poucas pessoas falam inglês. Em quase todas as faculdades terás aulas em italiano, por isso se queres mesmo estudar nesse país, ou escolhes a dedo a universidade e as cadeiras para teres aulas em inglês, ou é melhor teres umas aulas de italiano previamente. Em relação ao ensino universitário em Itália, generalizando com base no que oiço de pessoas que lá estiveram, as aulas são em grandes auditórios e no final do semestre fazem-se exames escritos para tudo. Ou seja, não terias de fazer apresentações, testes ao longo do semestre, etc. o que facilita se estás a ter aulas numa língua estrangeira, porque só tens de estudar por livros no final do semestre.

Olá, estou a tirar um curso de desporto, e vou fazer erasmus para o ano, para fazer só as cadeiras praticas, e estou indeciso entre Praga (Charles University) e Varsovia (Joszef Piłsudski University
of Physical Education in Warsaw) o meu maior medo é que a avaliação tenha parte teorica e me dificulte muito a minha tarefa, podem me dar algum conselho?

Olá, estou a tirar um curso de desporto, e vou fazer erasmus para o ano, para fazer só as cadeiras praticas, e estou indeciso entre Praga (Charles University) e Varsovia (Joszef Piłsudski University
of Physical Education in Warsaw) o meu maior medo é que a avaliação tenha parte teorica e me dificulte muito a minha tarefa, podem me dar algum conselho?
Olá,
Estou no mesmo curso que tu e também vou de erasmus para o ano...tinha as mesmas opções que tu mas essas universidades não contemplavam maior parte das cadeiras que tinha no meu plano de estudos, por isso vou para Katowice (Joszef Piłsudski University
of Physical Education in Katowice), para te ser sincera sempre me disseram que os melhores países de erasmus no nosso curso eram Polónia e Roménia, isto se quisesses fazer as cadeiras com alta média....acho que não te precisas de preocupar muito com isso!

Olá,
Estou no mesmo curso que tu e também vou de erasmus para o ano...tinha as mesmas opções que tu mas essas universidades não contemplavam maior parte das cadeiras que tinha no meu plano de estudos, por isso vou para Katowice (Joszef Piłsudski University
of Physical Education in Katowice), para te ser sincera sempre me disseram que os melhores países de erasmus no nosso curso eram Polónia e Roménia, isto se quisesses fazer as cadeiras com alta média....acho que não te precisas de preocupar muito com isso!

Já não vou eu, aconteceu-me o que tu disseste, essas 2 universidades nao contemplavam a maior parte das cadeiras, entao como nem na republica checa nem Polonia tinha outras faculdades para ir, os outros destinos nao me interessavam minimamente, entao vou ficar por cá infelizmente :(

hey, como funciona o Erasmus para o curso de Psicologia? quais os melhores. países e assim?
eu gostava de ir estudar para fora em vez de entrar na universidade em Portugal porque queria a prática junto com a teoria mas como decidi ficar cá queria saber como isso funciona porque é algo que de certeza vou querer fazer.
obrigada :)

hey, como funciona o Erasmus para o curso de Psicologia? quais os melhores. países e assim?
eu gostava de ir estudar para fora em vez de entrar na universidade em Portugal porque queria a prática junto com a teoria mas como decidi ficar cá queria saber como isso funciona porque é algo que de certeza vou querer fazer.

O funcionamento do Erasmus difere de instituição para instituição pq essa questão bate com a questão dos planos de estudos de cada faculdade... Numas faculdades de Psicologia pode ser melhor o país e instituição x do que noutras, dependendo sempre do plano de estudos!

Depende dos acordos que a faculdade tiver com as outras Universidades europeias

Como é que é este programa do Eramus? Podiam-me explicar. Gostam? Aprendem novas coisas? E qual seria a melhor univeraidade de engenharia de informática? E qual é a média para engenharia informática no estrangeiro?

Como é que é este programa do Eramus? Podiam-me explicar. Gostam? Aprendem novas coisas? E qual seria a melhor univeraidade de engenharia de informática? E qual é a média para engenharia informática no estrangeiro?

Olá!

A melhor forma de descobrires sobre o programa é mesmo ires ler ao site, mas resumidamente trata-se de um programa de mobilidade em que durante um período (que pode variar entre 1 semestre e 1 ano) estarás a estudar no estrangeiro.

Não te posso falar ainda da minha experiência porque ainda não fiz Erasmus, mas se leres algumas crónicas na internet rapidamente percebes que é um programa que te poderá oferecer muito, nomeadamente pelo facto de estares durante tanto tempo a conviver diariamente com uma língua e cultura diferentes da tua e teres que conseguir gerir isso.

Relativamente à tua última questão, não é bem assim que funciona. Vou tentar esclarecer-te, para que percebas.

No teu curso, apesar de existir em mais x faculdades pelo país, o plano de estudos é normalmente único e feito de determinada forma. O critério que acaba por definir qual a "melhor universidade estrangeira para mobilidade" é não só aquela que tenha maior qualidade, mas principalmente aquela onde consigas total equivalência às cadeiras que terias cá, isto é, aos ECTS das cadeiras. Isto é: tu vais, imagina, no 4º semestre do teu curso e tinhas a cadeira x, y e z que no total valiam 30 ects. Nas universidades de destino os planos dificilmente serão iguais ao da tua, e portanto funciona por equivalência. A forma como essas equivalências são geridas varia de faculdade para faculdade (na minha, por exemplo, é por área de estudo - visto que o meu plano tem diferentes áreas de estudo), mas normalmente queres garantir que ao ires de Erasmus, voltas e é como se tivesses feito as cadeiras todas, isto é, 30 ects por exemplo, porque no fundo estiveste a estudar e a fazer cadeiras lá, embora diferentes. Por isso a melhor universidade para o curso x é claro uma com qualidade mas também uma onde o plano de estudos possa fazer equivalência com o teu no semestre em que queres ir, e isso já é uma coisa que só olhando para os planos de estudos e falando com outras pessoas e com os coordenadores erasmus da faculdade é que consegues saber com precisão.

Podes sempre fazer Erasmus sem ter equivalências a todas as cadeiras, mas é chato porque depois ficas com elas "pendentes" porque não estiveste cá durante o período em que estiveram a ser lecionadas. Por isso o melhor é mesmo uma faculdade onde consigas conjugar as coisas de tal modo que estares cá ou lá é o mesmo porque ficas com aqueles ects!

Espero ter esclarecido. Qualquer coisa diz :)