Como é que é este programa do Eramus? Podiam-me explicar. Gostam? Aprendem novas coisas? E qual seria a melhor univeraidade de engenharia de informática? E qual é a média para engenharia informática no estrangeiro?
Olá!
A melhor forma de descobrires sobre o programa é mesmo ires ler ao site, mas resumidamente trata-se de um programa de mobilidade em que durante um período (que pode variar entre 1 semestre e 1 ano) estarás a estudar no estrangeiro.
Não te posso falar ainda da minha experiência porque ainda não fiz Erasmus, mas se leres algumas crónicas na internet rapidamente percebes que é um programa que te poderá oferecer muito, nomeadamente pelo facto de estares durante tanto tempo a conviver diariamente com uma língua e cultura diferentes da tua e teres que conseguir gerir isso.
Relativamente à tua última questão, não é bem assim que funciona. Vou tentar esclarecer-te, para que percebas.
No teu curso, apesar de existir em mais x faculdades pelo país, o plano de estudos é normalmente único e feito de determinada forma. O critério que acaba por definir qual a "melhor universidade estrangeira para mobilidade" é não só aquela que tenha maior qualidade, mas principalmente aquela onde consigas
total equivalência às cadeiras que terias cá, isto é, aos ECTS das cadeiras. Isto é: tu vais, imagina, no 4º semestre do teu curso e tinhas a cadeira x, y e z que no total valiam 30 ects. Nas universidades de destino os planos dificilmente serão iguais ao da tua, e portanto funciona por equivalência. A forma como essas equivalências são geridas varia de faculdade para faculdade (na minha, por exemplo, é por área de estudo - visto que o meu plano tem diferentes áreas de estudo), mas normalmente queres garantir que ao ires de Erasmus, voltas e é como se tivesses feito as cadeiras todas, isto é, 30 ects por exemplo, porque no fundo estiveste a estudar e a fazer cadeiras lá, embora diferentes. Por isso a melhor universidade para o curso x é claro uma com qualidade mas também uma onde o plano de estudos possa fazer equivalência com o teu no semestre em que queres ir, e isso já é uma coisa que só olhando para os planos de estudos e falando com outras pessoas e com os coordenadores erasmus da faculdade é que consegues saber com precisão.
Podes sempre fazer Erasmus sem ter equivalências a todas as cadeiras, mas é chato porque depois ficas com elas "pendentes" porque não estiveste cá durante o período em que estiveram a ser lecionadas. Por isso o melhor é mesmo uma faculdade onde consigas conjugar as coisas de tal modo que estares cá ou lá é o mesmo porque ficas com aqueles ects!
Espero ter esclarecido. Qualquer coisa diz :)