Erasmus

Boa noite,
Alguém que tenha feito Erasmus na República Checa (mais especificamente em Praga) que me possa elucidar sobre o alojamento (preços, se disponibilizam residências...)?
Muito obrigada :)
Estou neste momento de Erasmus em Praga. Qualquer duvida que tenhas, podes enviar MP

Boa noite.

Tenho uma duvida em relação aos Erasmus que é a seguinte: eu posso fazer o programa de mobilidade e no estrangeiro fazer as cadeiras da menor que estou a fazer de outro curso?

Olá @Jose DIas18
Tenho uma duvida em relação aos Erasmus que é a seguinte: eu posso fazer o programa de mobilidade e no estrangeiro fazer as cadeiras da menor que estou a fazer de outro curso?
Isso depende do teu curso/instituição. Tipicamente as cadeiras que vais fazer lá fora terão de ser aprovadas pela coordenação do teu curso, o melhor será esclareceres junto deles.

Bom dia malta . Gostava de saber mais informações à cerca do programa de Erasmus+ . Já li algumas informações mas gostava de saber mais detalhadamente que fatores são tidos em conta no que toca a candidaturas a bolsas de ajuda para fazer Erasmus ....
Se alguém me pudesses ajudar ou até indicar um site onde está esse tipo de informações ficaria muito agradecida.
Obrigada desde já :)

Bom dia malta . Gostava de saber mais informações à cerca do programa de Erasmus+ . Já li algumas informações mas gostava de saber mais detalhadamente que fatores são tidos em conta no que toca a candidaturas a bolsas de ajuda para fazer Erasmus ....
Se alguém me pudesses ajudar ou até indicar um site onde está esse tipo de informações ficaria muito agradecida.
Obrigada desde já :)
Acho que esses fatores variam de faculdade para faculdade ;)

• Like
Reactions: a fish
Vou-me candidatar a erasmus, preciso de ajuda a redigir a carta de candidatura/motivação, para aqueles que fizeram, é suposto escrever o que e com que estrutura

Boa tarde malta.
Sou aluno na licenciatura em Gestão de Recursos Humanos no Instituto Politécnico de Setúbal, e candidatei me em Novembro para erasmus no 3°ano da licenciatura(1°semestre) para frequentar este semestre na Universidad de Extremadura(Badajoz/Mérida), e gostava de saber opiniões de quem já fez erasmus em qualquer sitío de Espanha.
Obgd :)

Boa tarde!

Tenho uma dúvida relativamente aos pré-requisitos para fazer Erasmus.

Todos os sites que consultei, nomeadamente da minha faculdade, referem que um dos pré-requisitos para fazer Erasmus é ''ter condições de matrícula no 2º ano do curso''.
A minha dúvida é se isto significa que me posso candidatar no fim do 1º ano para fazer Erasmus no 2º ano ou se só posso candidatar-me estando no 2º ano, e ir no 3º ano apenas..?. Alguém sabe se no 2º ano já podemos estar em Erasmus?

Obrigada!

Boa tarde!

Tenho uma dúvida relativamente aos pré-requisitos para fazer Erasmus.

Todos os sites que consultei, nomeadamente da minha faculdade, referem que um dos pré-requisitos para fazer Erasmus é ''ter condições de matrícula no 2º ano do curso''.
A minha dúvida é se isto significa que me posso candidatar no fim do 1º ano para fazer Erasmus no 2º ano ou se só posso candidatar-me estando no 2º ano, e ir no 3º ano apenas..?. Alguém sabe se no 2º ano já podemos estar em Erasmus?

Obrigada!
Ter condições de matrícula no 2º ano do curso, significa que no final do 1º ano podes candidatar-te se estiveres apta para frequentar o 2º ano do curso, portanto, podes fazer Erasmus no 2º ano.

Posso candidatar-me no 1o ano de licenciatura a Erasm
Ter condições de matrícula no 2º ano do curso, significa que no final do 1º ano podes candidatar-te se estiveres apta para frequentar o 2º ano do curso, portanto, podes fazer Erasmus no 2º ano.

Eu tinha a mesma dúvida que a Daniela, mas sendo assim podemos candidatar-nos no final do ano? As candidaturas não são só no final do 1o semestre? (entre dezembro e janeiro/fevereiro)

Posso candidatar-me no 1o ano de licenciatura a Erasm

Eu tinha a mesma dúvida que a Daniela, mas sendo assim podemos candidatar-nos no final do ano? As candidaturas não são só no final do 1o semestre? (entre dezembro e janeiro/fevereiro)
Sim, quando são por volta dessa altura estás a candidatar-te condicionalmente, antes de saberes que terminas o 1º ano. Mas, a este ponto é ainda difícil saber sequer se esses programas irão funcionar.

Será que alguém poderia explicar melhor o erasmus? Quanto tempo é que estamos fora? Tem alojamento incluído? Como se procede a avaliação?

Olá @Lara Oliveira Rodrigues
Será que alguém poderia explicar melhor o erasmus? Quanto tempo é que estamos fora? Tem alojamento incluído? Como se procede a avaliação?
Tipicamente vais 1 semestre. O alojamento tratas tu, sendo que há bolsas de mobilidade para Erasmus. A avaliação dependerá da instituição de destino.

Bom dia,

Tenho duvidas sobre o erasmus. Tenho cadeiras em atraso e increvi-me em vigo só que nao sei bem como funciona as frequencias/exames lá em espanha? São trabalhos? sao testes como cá?

Alguem ja foi de erasmus para vigo?
Obrigada

Bom dia,

Tenho duvidas sobre o erasmus. Tenho cadeiras em atraso e increvi-me em vigo só que nao sei bem como funciona as frequencias/exames lá em espanha? São trabalhos? sao testes como cá?

Alguem ja foi de erasmus para vigo?
Obrigada
Olá, não é necessário spammares o fórum com o mesmo post...

As avaliações dependem de cadeira para cadeira como dependem em Portugal. Sugiro-te ires ao site da universidade e veres a avaliação das cadeiras que vais ter. Tens aqui o exemplo da cadeira de "Arte Clássica": Guia docente 2020_21 Facultade de Historia

Boa sorte

Última edição:
Bom dia,

Eu fui nomeada para uma instiuição de Leuven, mas os seus programas de Bachelors não parecem ter cadeiras que possam equivaler com o meu curso, e estou numa situação em que não sei o que fazer porque não quero desistir desta oportunidade...

Alguém me pode ajudar? Obrigada

Bom dia,

Eu fui nomeada para uma instiuição de Leuven, mas os seus programas de Bachelors não parecem ter cadeiras que possam equivaler com o meu curso, e estou numa situação em que não sei o que fazer porque não quero desistir desta oportunidade...

Alguém me pode ajudar? Obrigada
Olá,

É sempre importante confirmar que existem equivalências antes de nos candidatarmos a certas instituições de Erasmus exatamente por esta razão, em alguns casos as cadeiras são completamente diferentes e é dificil arranjar um learning agreement com ECTS suficientes.

Aquilo que posso sugerir-te é veres bem o catálogo de Leuven com as cadeiras para alunos de intercâmbio e tentares ver pelo plano de estudos o que é consegues conciliar. Tenta comunicar também com o coordenador de mobilidade da tua universidade para ver se ele tem conhecimento de outros alunos de anos anteriores que foram para Leuven e talvez possa ajudar-te diretamente.

Fora isso, em algumas universidades, podes também candidatar-te para as vagas que não ficaram preenchidas e se falares com o departamento/núcleo responsável são capazes de te conseguir encontrar outro lugar para ires de Erasmus.

Não é possível fazer muito mais mas espero que esta informação te ajude.
Boa sorte e estás à vontade para dispor de outras dúvidas.

• Like
Reactions: a fish and jolala
Olá,

É sempre importante confirmar que existem equivalências antes de nos candidatarmos a certas instituições de Erasmus exatamente por esta razão, em alguns casos as cadeiras são completamente diferentes e é dificil arranjar um learning agreement com ECTS suficientes.

Aquilo que posso sugerir-te é veres bem o catálogo de Leuven com as cadeiras para alunos de intercâmbio e tentares ver pelo plano de estudos o que é consegues conciliar. Tenta comunicar também com o coordenador de mobilidade da tua universidade para ver se ele tem conhecimento de outros alunos de anos anteriores que foram para Leuven e talvez possa ajudar-te diretamente.

Fora isso, em algumas universidades, podes também candidatar-te para as vagas que não ficaram preenchidas e se falares com o departamento/núcleo responsável são capazes de te conseguir encontrar outro lugar para ires de Erasmus.

Isto ajuda-me imenso! Obrigada!
Vou então seguir estes passos :)
Post automatically merged:

Olá,

Entretanto surgiram-me mais duas dúvidas...

Mesmo depois de eu ter aceitado a nomeação, não quer dizer que posso ir lá estudar certo? Ainda tenho de fazer a inscrição na outra escola e eles também têm de aceitar para eu poder ir, pelo que eles ainda podem rejeitar é isso?

E a outra questão é: Tenho primeiro que fazer um learning agreement para puder sequer fazer inscrição na faculdade estrangeira? ou é ao contrário?

Última edição:
  • Fabulous
Reactions: Wraak
Entretanto surgiram-me mais duas dúvidas...

Mesmo depois de eu ter aceitado a nomeação, não quer dizer que posso ir lá estudar certo? Ainda tenho de fazer a inscrição na outra escola e eles também têm de aceitar para eu poder ir, pelo que eles ainda podem rejeitar é isso?
Tecnicamente, sim. Normalmente as universidades nunca rejeitam porque o acordo está feito e existem regras estabelecidas. Desde que tenhas um Learning Agreement válido e que funcione para eles, aceitam-te.

E a outra questão é: Tenho primeiro que fazer um learning agreement para puder sequer fazer inscrição na faculdade estrangeira? ou é ao contrário?
Suponho que isto dependa da universidade, tanto podes inscrever-te antes como depois. Obviamente que se o Learning Agremeent não for validado, anulam a inscrição.

• Like
Reactions: jolala