A mim o JNE ainda não me respondeu a nenhum email. A escola inicialmente também empurrou responsabilidades para a DGES que imediatamente se pronunciou dizendo "Deverá pedir esclarecimentos na escola secundária ou contactar o EduQA, I.P. pois assuntos relacionados com ensino secundário, cálculo de nota de secundário e de CFD, inscrição e realização de exames é da sua competência e não do IES, I.P." e reiterando poucos minutos depois com nova resposta "A Ficha ENES de 2026 é um documento emitido pela respetiva escola secundária onde realizou os exames.
Deverá resolver a sua situação junto a escola secundária onde realizou os exames.
Não se tratando de uma competência do IES, I.P. não conseguimos ajudar na resolução da sua situação." e só quando confrontei a escola com estas respostas remeteram o caso para o JNE mas nunca mais me deram atualizações. Enviei, por isso, um email diretamente para o jne com cópia para a secretaria da escola, continuando a aguadar a tal resposta.
Entretanto recebi agora mesmo este email do Provedor de Justiça "A situação objeto de queixa está a ser analisada e, logo que possível, ser-lhe-á prestada informação sobre a sequência que a mesma mereceu.
O Provedor de Justiça pode, caso tal se justifique, dirigir propostas ou recomendações às entidades competentes, as quais, porém, não são vinculativas.
Caso o assunto seja entretanto resolvido, solicito que informe a Provedoria de Justiça através de um dos endereços - postal ou eletrónico - abaixo indicados.
Alerto para o facto de a intervenção do Provedor de Justiça não suspender os prazos para recorrer a outros meios de defesa, administrativos ou judiciais."
Deverá resolver a sua situação junto a escola secundária onde realizou os exames.
Não se tratando de uma competência do IES, I.P. não conseguimos ajudar na resolução da sua situação." e só quando confrontei a escola com estas respostas remeteram o caso para o JNE mas nunca mais me deram atualizações. Enviei, por isso, um email diretamente para o jne com cópia para a secretaria da escola, continuando a aguadar a tal resposta.
Entretanto recebi agora mesmo este email do Provedor de Justiça "A situação objeto de queixa está a ser analisada e, logo que possível, ser-lhe-á prestada informação sobre a sequência que a mesma mereceu.
O Provedor de Justiça pode, caso tal se justifique, dirigir propostas ou recomendações às entidades competentes, as quais, porém, não são vinculativas.
Caso o assunto seja entretanto resolvido, solicito que informe a Provedoria de Justiça através de um dos endereços - postal ou eletrónico - abaixo indicados.
Alerto para o facto de a intervenção do Provedor de Justiça não suspender os prazos para recorrer a outros meios de defesa, administrativos ou judiciais."
Post automatically merged:
Peço-te nesse caso que assim que sejas informada das medidas a tomar me digas alguma coisa para também agir em conformidade.Ninguém me alterou nada até agora.
No primeiro email que recebi do JNE disseram-me exatamente o mesmo que a ti, até que eu pensei logo que eles estavam a usar um artigo que contradizia o que eles me estavam a dizer. Enviei ontem outro email para o JNE exatamente com esse argumento e a pedir que me fosse indicada a norma jurídica concreta que determina que uma classificação específica para efeitos de acesso ao ensino superior, oficialmente atribuída em 2020 e constante das Fichas ENES posteriores, deixa de produzir efeitos para candidatos que concluíram nesse ano.
Naturalmente ninguém me respondeu.
Entrei agora em contacto e disseram-me que já estavam a par desta situação mas que tenho de falar com a dges porque eles só seguem regras. Falei agora com a dges e disseram que não tinham nada a ver com isso mas que tinha razão. Já umas quantas pessoas com quem falei disseram que eu tinha razão mas escrever um email com isso que é bonito, nada.
Ninguém tem nada a ver com nada… ninguém sabe de nada e seguem todos regras
Vou falar com o meu advogado hoje para saber concretamente quais medidas tomar e muito provavelmente só com ele é que ficará resolvido (esperando que fique)