Erros na ficha ENES 2021

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, malta.
Temos conhecimento que têm havido vários erros nas fichas ENES, por isso, decidimos abrir este tópico para que os mesmos fiquem agrupado, como uma lista, e seja mais fácil ter noção dos mesmos.
Informação que convinha ter: Curso do secundário; ano em que terminaram o secundário; exames válidos (2021, 2020 e 2019); código do curso do secundário que meteram na PIEPE e/ou está na ficha ENES.
O objetivo principal é juntar tudo e tentar que chegue a alguém com capacidade para alterar (ênfase no tentar).
Este tópico serve somente para identificar esses casos, não servindo para tirar qualquer tipo de dúvidas ou para tentarem subir umas décimas na média só porque sim 🙃 .

Exemplos erros mais frequentes:
- Educação Física a contar para quem terminou em anos anteriores (normalmente, é o código do curso que está mal):
- 8 disciplinas- 15 valores
- EF- 13 valores
Média secundário bem calculada para cursos que não são da área de desporto (média com 8 disciplinas)= 15 valores
Média secundária (média com 9 disciplinas)= 14,7 valores

- Exames de 2020 a contarem como melhoria de nota da disciplina/ exames de 2021 a não contarem:
- 7 ou 8 disciplinas (dependendo se acabou o secundário em anos anteriores ou este ano, respetivamente)- 15 valores
- nota final da disciplina X- 15 valores
- exame 2020 da disciplina X- 20 valores (não devia afetar a nota da disciplina)
- exame 2021 da disciplina X- 17 valores (melhora, passa para 17)
Média secundário bem calculada (usando 8 disciplinas)= 15,2 valores
Média secundário mal calculada, exame de 2020 a contar (usando 8 disciplinas)= 15,6 valores
Média secundário mal calculada, exame de 2021 a não contar (usando 8 disciplinas)= 15 valores

Isto é muito grave, andam por aí fichas enes já entregues aos alunos com notas mais elevadas do que deviam ou com valores menores do que as reais. Há vários erros conforme dito anteriormente.
Essas fichas enes ainda não foram anuladas, e as candidaturas começam amanhã. Temos de tornar isto público, caso contrário o acesso ao ensino superior vai ser uma fraude autêntica. Alunos a entrar em faculdades com notas falsas e a "roubar" vaga a outros.

Isto é muito grave, andam por aí fichas enes já entregues aos alunos com notas mais elevadas do que deviam ou com valores menores do que as reais. Há vários erros conforme dito anteriormente.
Essas fichas enes ainda não foram anuladas, e as candidaturas começam amanhã. Temos de tornar isto público, caso contrário o acesso ao ensino superior vai ser uma fraude autêntica. Alunos a entrar em faculdades com notas falsas e a "roubar" vaga a outros.
Vamos tentar não fazer isto uma "caça às bruxas" mas sim expor os casos.

Terminei o Secundário na legislação dos cursos "0xx", no entanto, na secretaria preencheram-me o PIEPE e a ficha ENES como sendo "Cxx", que deveria mudar a formula de cálculo da média.
Ironicamente, calculando como um "Cxx" tenho menos média que a que vem na ficha ENES - que corresponde ao meu curso "0xx" -, tratando-se de um erro meramente gráfico no código do curso.

Está aí o meu caso.

O que acontece aos alunos que não corrigem esses erros e são beneficiados? A dges corrige automaticamente? A sua candidatura pode ser anulada? Ou não acontece nada e são beneficiados?
A minha tmb ta errada, eu até reportei à uniarea e eles me indicaram ir à escola mas a escola disse que aquilo é assim mas eu vou lá denovo e mostrar estas mensagens talvez eles mudem para a media que está no inovar!!!
Post automatically merged:

Pelo que percebi isso só afeta a nota da área de desporto. Além do mais, houveram anos em que a nota de Educação Física contava para ambas as áreas e por isso esses candidatos terão a mesma média sim para qualquer curso.
Eu acho que afeta todos pq na MINHA focha ENES a média de acesso a area de desporto está igual à do secundário(isso na ficha enes) mas no inovar ta uma diferente :)

Vamos tentar não fazer isto uma "caça às bruxas" mas sim expor os casos.

Terminei o Secundário na legislação dos cursos "0xx", no entanto, na secretaria preencheram-me o PIEPE e a ficha ENES como sendo "Cxx", que deveria mudar a formula de cálculo da média.
Ironicamente, calculando como um "Cxx" tenho menos média que a que vem na ficha ENES - que corresponde ao meu curso "0xx" -, tratando-se de um erro meramente gráfico no código do curso.

Está aí o meu caso.
Desculpa não é caça às bruxas. É um facto
Há fichas enes a considerarem os exames nacionais de 2020 como melhorias da nota interna, é um erro do sistema que ainda não está resolvido. A minha escola não me entregou a minha ficha porque deu conta do erro, se eu já a tivesse comigo, amanhã fazia a candidatura com nota mais alta do que a real. Há casos em que não se apercebem e vão concorrer com essas fichas porque estão emitidas e estão válidas. E eu nem sequer consigo ainda fazer candidatura porque simplesmente ainda não me entregaram nenhuma nem a errada nem a certa.
Passo a explicar o meu caso então para não haver dúvidas:
Nota 11 ano física e química em 2019: 16;
Exame fq em 2019: 16
Exame fq em 2020: 19
Exame fq em 2021: 15
A minha ficha considera no cálculo a nota interna de fq: 19.
Para mim beneficia, mas a escola não entrega porque diz e bem que está errada.

Há fichas enes a considerarem os exames nacionais de 2020 como melhorias da nota interna, é um erro do sistema que ainda não está resolvido. A minha escola não me entregou a minha ficha porque deu conta do erro, se eu já a tivesse comigo, amanhã fazia a candidatura com nota mais alta do que a real. Há casos em que não se apercebem e vão concorrer com essas fichas porque estão emitidas e estão válidas. E eu nem sequer consigo ainda fazer candidatura porque simplesmente ainda não me entregaram nenhuma nem a errada nem a certa.
A minba tmb tá toda erradaaaa ;( tenhk de ir à escolaaa

• Like
Reactions: iamsuzym
A minha tmb ta errada, eu até reportei à uniarea e eles me indicaram ir à escola mas a escola disse que aquilo é assim mas eu vou lá denovo e mostrar estas mensagens talvez eles mudem para a media que está no inovar!!!

Eu acho que afeta todos pq na MINHA focha ENES a média de acesso a area de desporto está igual à do secundário(isso na ficha enes) mas no inovar ta uma diferente :)
Aprecebi-me depois que me enganei, sorry 😅

Disse mais caça às bruxas por expressares demasiada raiva sem veres que o @Edgar H está a pedir que as pessoas "se acusem" com os casos com que se depararam. Coisa que fizeste e muito bem agora mesmo.

• Like
Reactions: JoanaSilva321
Aprecebi-me depois que me enganei, sorry 😅

Disse mais caça às bruxas por expressares demasiada raiva sem veres que o @Edgar H está a pedir que as pessoas "se acusem" com os casos com que se depararam. Coisa que fizeste e muito bem agora mesmo.
Qualquer uma pessoas atenta consegue perceber que a sua ficha enes está errada pq o inovar tem a nota exata de acesso ao ensino superior(a verdadeira pq o inovar atualizou) e a ficha enes(que supostamente está com as medidas antigas) está diferente da do inovar, o que não era suposto ;-;

Qualquer uma pessoas atenta consegue perceber que a sua ficha enes está errada pq o inovar tem a nota exata de acesso ao ensino superior(a verdadeira pq o inovar atualizou) e a ficha enes(que supostamente está com as medidas antigas) está diferente da do inovar, o que não era suposto ;-;
Não te esqueças que há alunos sem o Inovar *coughexternoscough*. Gostava de ter acesso sinceramente também para confirmar se tenho a média 100% certa ou não, mas segundo a secretaria quando me queixei na hora as notas batiam certo.

Olá, Diego! A escola não consegue alterar a ficha ENES assim, terão que reportar a situação...

Não te esqueças que há alunos sem o Inovar *coughexternoscough*. Gostava de ter acesso sinceramente também para confirmar se tenho a média 100% certa ou não, mas segundo a secretaria quando me queixei na hora as notas batiam certo.
Eu tenho acesso ao inovar e nas habilitações ta la todas as tuas notas do secundário e a tua respetiva média de acesso e tmb esta vem calculada vom ou sem ed física :
Aqui vês no documento e na ficha enes está 158 o que não é suposto

Attachments

• 20210805_214745.jpg
    20210805_214745.jpg
    25 KB · Visitas: 121
Eu tenho acesso ao inovar e nas habilitações ta la todas as tuas notas do secundário e a tua respetiva média de acesso e tmb esta vem calculada vom ou sem ed física :
Aqui vês no documento e na ficha enes está 158 o que não é suposto
Mostrando isso não podem negar que haja erro. Mesmo por umas décimas isso faz toda a diferença.

Pessoal que anda a ter erros nas fichas, receberam alguma notificação da escola em como iam alterar a ficha?

Pessoal que anda a ter erros nas fichas, receberam alguma notificação da escola em como iam alterar a ficha?
Não recebi nada como eles supostamente viram que a média estava certa, mas agora até me questiono duas vezes...

O que acontece aos alunos que não corrigem esses erros e são beneficiados? A dges corrige automaticamente? A sua candidatura pode ser anulada? Ou não acontece nada e são beneficiados?
Não sei, o que é facto é que há pessoas a receber fichas ENES erradas e alguma coisa terá de acontecer.

Não recebi nada como eles supostamente viram que a média estava certa, mas agora até me questiono duas vezes...
Estou na mesa situação, quando questionei disseram que estaria certo de certeza. E eu não insisti porque já acabei o secundário há uns aninhos... não consigo encontrar as minhas notas dos 3 anos, só sei a nota das provas de ingresso deste ano, e podia estar a fazer confusão. Mas agora está tanta gente a reportar aqui erros... não sei o que hei de fazer. Eu felizmente consigo entrar em ambos os cursos que tenho em mente de qualquer das formas, as médias dos mesmos não são muito altas e eu tive excelentes notas nas PI, mas fico um pouco reticente, não sei o que devo fazer.

Nunca pensei que pudessem acontecer este tipo de erros 😶... Por aqui está tudo certo! Os meus amigos também não encontraram nenhum erro nas deles.

• Like
Reactions: Ariana_
No meu caso, EDF aumentou uma décima na minha média, mas acabei por contactar a escola e um professor que estava responsável pelo tratamento deste tipo de situações, acabou por me enviar via e-mail a Ficha ENES atualizada onde a média já está igual ao que estava na Ficha ENES do ano passado. Sendo que o erro estava no código do curso, isto é, em vez de estar C61 estava F61...
Boa, então a tua situação já está resolvida!

No meu caso, EDF aumentou uma décima na minha média, mas acabei por contactar a escola e um professor que estava responsável pelo tratamento deste tipo de situações, acabou por me enviar via e-mail a Ficha ENES atualizada onde a média já está igual ao que estava na Ficha ENES do ano passado. Sendo que o erro estava no código do curso, isto é, em vez de estar C61 estava F61...
Pois, eu penso que o meu está certo... na ficha ENES está C62 e acho que esse é o código certo. Línguas e Humanidades, ensino regular, tudo normal...