Erros na ficha ENES 2021

Se vocês tiverem uma média diferente da primeira Ficha ENES que tiveram, tentem verificar na Ficha ENES deste ano, no item 8, se têm um código do curso que começa com "F" e comparem com o código que está na primeira Ficha ENES (que provavelmente deve começar com "C").
Post automatically merged:

Se vocês tiverem uma média diferente da primeira Ficha ENES que tiveram, tentem verificar na Ficha ENES deste ano, no item 8, se têm um código do curso que começa com "F" e comparem com o código que está na primeira Ficha ENES (que provavelmente deve começar com "C").
Ahhhh e tive que alterar nas informações no PIEPE o código do curso para o que começa com "C", porque tinha posto inicialmente com "F".

E se as escolas não reportarem os erros, as fichas ficam erradas? Isto não está correto.
Desculpem a ignorância mas o que é o inovar?

Claro! Em 2017.
Creio que o C62 está correto então.
Post automatically merged:

E se as escolas não reportarem os erros, as fichas ficam erradas? Isto não está correto.
Desculpem a ignorância mas o que é o inovar?
Isto é preocupante sim.

O Inovar é uma plataforma digital que algumas escolas usam para os alunos terem acesso a horários/notas/documentos. Como se fosse um moodle mas mais "moderno"

Nunca pensei que pudessem acontecer este tipo de erros 😶... Por aqui está tudo certo! Os meus amigos também não encontraram nenhum erro nas deles.
Sempre houve erros nas fichas ENES, pelo que é provável que pessoas que não se dão ao trabalho de calcular a sua média tenham já concorrido em anos anteriores com médias erradas.

Este ano complica-se porque são muitas regras excecionais à mistura.

Sempre houve erros nas fichas ENES, pelo que é provável que pessoas que não se dão ao trabalho de calcular a sua média tenham já concorrido em anos anteriores com médias erradas.

A sério, é assim tão comum? Isso significa que é provável que nada se resolva?

É só a minha escola secundária que quando entrega a ficha ENES + certificado de habilitações que pede pra confirmarmos todos os valores e notas das PI e das disciplinas, e nos faz assinar como está tudo bem entregue? Recebi a ficha ENES sem qualquer erro de média ou erro no valor da PI

• Like
Reactions: Ariana_

Então suponho que isto é um caso de "If they don't say it's broke, don't fix it!"...

Eu este ano fiz o chamado 13 ano e fiz os exames de matemática e de biologia e geologia para efeitos de melhoria da classificação final destas disciplinas.

A minha média a matemática é 18 e no exame tive 19,1 e em biologia e geologia a minha média é 15 e no exame tive 16,6. Perante estas notas, a classificação das disciplinas de matemática e de biologia e geologia ficariam respetivamente 19 e 17 valores.

Mas na minha ficha enes a média da escola não melhorou nada em relação à média que eu tinha no ano anterior, fui perguntar o porquê de não ter melhorado a minha nota interna, falei com pessoas da secretaria e até do conselho executivo, e todos eles insistiram que a nota que está na ficha enes está correta e que eu nunca posso através dos exames melhorar a nota de uma disciplina.

É só a minha escola secundária que quando entrega a ficha ENES + certificado de habilitações que pede pra confirmarmos todos os valores e notas das PI e das disciplinas, e nos faz assinar como está tudo bem entregue? Recebi a ficha ENES sem qualquer erro de média ou erro no valor da PI
Na minha escola não fizeram nada disso 😅 A única coisa que precisei de assinar foi o requerimento do certificado de habilitações + ficha ENES, mas hoje entregaram-me tudo e não foi necessário assinar nada.

• Like
Reactions: Éricap2002
A sério, é assim tão comum? Isso significa que é provável que nada se resolva?
Desde que o Uniarea existe (2014) que todos os anos passam-me pelo e-mail/mensagens privadas/aqui no fórum pelo menos uma mão cheia de casos de fichas ENES mal calculadas. Resolve-se, pelo menos para os que repararem, reclamarem e pedirem para voltar a emitir. Os que não repararem e/ou não pedirem reemissão...

Se o faz, faz muito bem. Mas que eu saiba não é comum.

Terminei o secundário este ano, e na minha ficha enes o código do curso( Ciências e Tecnologias) encontra-se designado por F60. Está correto ou deveria ser C60?

Terminei o secundário este ano, e na minha ficha enes o código do curso( Ciências e Tecnologias) encontra-se designado por F60. Está correto ou deveria ser C60?
Olá.
Correto.

Eu ainda não tenho a minha ficha Enes. Mas a minha média no inovar está errada. Eu fiz mil vezes a minha média, dividi tudo direitinho e dá-me 15,9 e la está 15,4

Olá @AnaMachado28
Eu ainda não tenho a minha ficha Enes. Mas a minha média no inovar está errada. Eu fiz mil vezes a minha média, dividi tudo direitinho e dá-me 15,9 e la está 15,4
Tens de ver a situação com a tua escola.

Desde que o Uniarea existe (2014) que todos os anos passam-me pelo e-mail/mensagens privadas/aqui no fórum pelo menos uma mão cheia de casos de fichas ENES mal calculadas. Resolve-se, pelo menos para os que repararem, reclamarem e pedirem para voltar a emitir. Os que não repararem e/ou não pedirem reemissão...

Se o faz, faz muito bem. Mas que eu saiba não é comum.

Então sabemos isso e não se faz nada! Pessoas a entrar porque tem média calculadas para cima e outras a não entrar porque estão abaixo do real. E se as escolas não reportam os erros, eles não são corrigidos.
Eu acho que não estão a entender a gravidade deste problema. A uniarea pediu para colocar aqui os erros que estamos a detectar. Ok. E agora? Se nem todas as escolas vão corrigir vai haver injustiças nas colocações.