Erros na ficha ENES 2021

Então sabemos isso e não se faz nada! Pessoas a entrar porque tem média calculadas para cima e outras a não entrar porque estão abaixo do real. E se as escolas não reportam os erros, eles não são corrigidos.
Eu acho que não estão a entender a gravidade deste problema. A uniarea pediu para colocar aqui os erros que estamos a detectar. Ok. E agora? Se nem todas as escolas vão corrigir vai haver injustiças nas colocações.
Se há pessoas que entendem a gravidade da situação é a Equipa da Uniarea. Sabermos que os erros não são novidade não significa que não achemos isto menos grave, simplesmente não há muito que possamos fazer a não ser isto: apelar a que reportem, caso as vossas médias não estejam certas.

Agora, verdade seja dita, eu acho que muita gente que sai beneficiada não vai querer reportar. Se torna o sistema menos justo? Sim, claramente. Se é culpa dessas pessoas? Não, a maioria nem repara nos erros e muitas vezes pensam que o erro foi no seu cálculo e não no programa ENES...

Agora, verdade seja dita, eu acho que muita gente que sai beneficiada não vai querer reportar. Se torna o sistema menos justo? Sim, claramente. Se é culpa dessas pessoas? Não, a maioria nem repara nos erros e muitas vezes pensam que o erro foi no seu cálculo e não no programa ENES...

O meu receio é exatamente esse, as pessoas que saiem beneficiadas por não saber ou mesmo por conveniencia não vão reportar.

Estou há dois anos a tentar entrar no curso que quero e este ano estou acima da média do ano passado por umas décimas, esses alunos podem "roubar-me" a vaga e estou extremanente chateada e stressada quando dizem que não há nada que se possa fazer.

O meu receio é exatamente esse, as pessoas que saiem beneficiadas por não saber ou mesmo por conveniencia não vão reportar.

Estou há dois anos a tentar entrar no curso que quero e este ano estou acima da média do ano passado por umas décimas, esses alunos podem "roubar-me" a vaga e estou extremanente chateada e stressada quando dizem que não há nada que se possa fazer.
Compreendo o stress e o pânico que isto pode gerar entre os candidatos, mas, infelizmente, enquanto as pessoas não reportarem directamente os casos, dificilmente alguma coisa vai acontecer porque os erros passaram despercebidos no sistema > escolas > alunos. E mesmo que reportem, eventualmente vão sempre existir casos que passarão despercebidos, tal como o Davis disse que acontece praticamente todos os anos. Não há nada que tu ou eu possamos fazer quanto a isso e não podemos fazer disto uma caça às bruxas... Terás que confiar que é desta que consegues entrar. Boa sorte 🤗

• Like
Reactions: Porungda
Estou na mesa situação, quando questionei disseram que estaria certo de certeza. E eu não insisti porque já acabei o secundário há uns aninhos... não consigo encontrar as minhas notas dos 3 anos, só sei a nota das provas de ingresso deste ano, e podia estar a fazer confusão. Mas agora está tanta gente a reportar aqui erros... não sei o que hei de fazer. Eu felizmente consigo entrar em ambos os cursos que tenho em mente de qualquer das formas, as médias dos mesmos não são muito altas e eu tive excelentes notas nas PI, mas fico um pouco reticente, não sei o que devo fazer.
Pede para ver as tuas classificações de anos anteriores, eles tem um papel com isso

• Like
Reactions: Inês Fogageira
Qual é a diferença entre os cursos Ciências e Tecnologias (C60) e Ciências e Tecnologias (F60)?

Obrigada desde já1
Olá, Fátima! Os alunos do curso F60 são os alunos que concluem o secundário a partir deste ano, 2020/2021 - basicamente, são os alunos que já são abrangidos pela Educação Física a contar para a média interna, por exemplo. Os alunos de anos anteriores (2019/2020 e anteriores a isto) foram alunos que concluíram o curso C60, em que Educação Física não conta para a média interna, excepto para os cursos da área científica de Desporto.

• Like
Reactions: fatima_martins
Eu este ano fiz o chamado 13 ano e fiz os exames de matemática e de biologia e geologia para efeitos de melhoria da classificação final destas disciplinas.

A minha média a matemática é 18 e no exame tive 19,1 e em biologia e geologia a minha média é 15 e no exame tive 16,6. Perante estas notas, a classificação das disciplinas de matemática e de biologia e geologia ficariam respetivamente 19 e 17 valores.

Mas na minha ficha enes a média da escola não melhorou nada em relação à média que eu tinha no ano anterior, fui perguntar o porquê de não ter melhorado a minha nota interna, falei com pessoas da secretaria e até do conselho executivo, e todos eles insistiram que a nota que está na ficha enes está correta e que eu nunca posso através dos exames melhorar a nota de uma disciplina.
Disseram-me o mesmo, mas sei que é mentira e da maneira que falaram até parecia que era uma coisa recente então acho que as escolas só tiveram a informação das melhorias agora e estão à nora. Eles interpretam como sendo melhoria de prova de ingresso e não melhoria para acesso ao ensino superior e daí vêm a confusão

Já agora deixo aqui o meu relato. O ano passado as minhas contas davam 121 e na ficha ENES dava 118. Voltei para trás e disseram que os exames contavam, eu disse que por causa da pandemia não contava ao qual fui informada que por ser recorrente os exames continuavam a contar. A informação veio da secretaria então qual a provabilidade de estar errada? Spoiler: a informação estava errada. Não entrei na faculdade! Comecei a fazer contas e a média não batia certo a não ser que contabilizassem Ed. Física que não conta
Este ano cheguei lá e a ficha ENES estava 118 quando devia ter 125. Disseram que o Júri Nacional de Exames mandou indicações de que os exames não contavam para nota interna e falaram aquilo como se fosse uma novidade dita ontem e eu até acreditei que tivessem mudado as regras em cima da hora. Spoiler: Estavam a confundir não contar para o diploma com não contar para a ficha ENES, elas interpretaram tudo ao contrário. Comecei a dizer as minhas notas e que não batia certo, foram buscar as classificações. Plot twist: Estavam a contar um 12 no lugar de um 17. Eu no recorrente fiz uma disciplina anual e contaram o 12 de Biologia do ensino regular, sendo que até tinha um 13 a Psicologia. Ainda tinha 12 a Português mas nesse papel de classificações já aparecia o 15 que consegui este ano.
Mesmo que o ano passado tivesse 121 não entrava, mas agora espero mesmo entrar com o 125. Tenho média de candidatura de 13,8 não deve dar para a 1ª opção mas talvez dê para a 2ª, mas pelo menos não fico de fora

• Fabulous
Reactions: Ariana_
Malta, preciso da vossa ajuda porque este assunto da Ficha Enes está a fazer-me "panicar" e não é pouco. A situação é o seguinte, terminei o ano passado o ensino secundário em Línguas e Humanidades. Este ano fui fazer prova de ingresso e melhoria de nota interna a Português. O meu problema é que na Ficha Enes no código de curso está "F62" e, segundo aquilo que tenho visto, deveria estar "C62", ou seja, EF não devia contar para a minha média. Já fui à minha escola e não me sabem responder, dizem-me que "quase de certeza está certo". Eu não sei o que fazer. Também tenho medo de estar a reportar a situação, fazer alteração e, consequentemente, baixar a minha média, enquanto que outros alunos entram nas respetivas universidades com esse mesmo erro, ou seja, posso estar a condicionar a minha entrada. Nada me garante que estes erros serão corrigidos a todos.
Olá, Raquel! Vou contactar-me por mp 🤗

• Like
Reactions: raquelpreis_
Olá a todos, no ano passado, acabei Matemática A com uma classificação interna de 15. Fui a exame e tive 18 e decidi repetir o exame este ano para ver se conseguia subir a nota interna, tendo tido 17. A minha ficha ENES assume que a minha nota final à disciplina é 15 e que a minha prova de ingresso é 18. O que eu gostava de saber, como vi que houve relatos de erros na ficha ENES, era se não é possível concorrer com o 17 de nota interna e o 18 de prova de ingresso.
Obrigado

Olá a todos, no ano passado, acabei Matemática A com uma classificação interna de 15. Fui a exame e tive 18 e decidi repetir o exame este ano para ver se conseguia subir a nota interna, tendo tido 17. A minha ficha ENES assume que a minha nota final à disciplina é 15 e que a minha prova de ingresso é 18. O que eu gostava de saber, como vi que houve relatos de erros na ficha ENES, era se não é possível concorrer com o 17 de nota interna e o 18 de prova de ingresso.
Obrigado
É possível sim, esse teu exame de 2021 deveria contar para a tua nota interna, ou seja deverias ter 17 a Matemática A com prova de ingresso de 18. Vou-te enviar mp.

Obrigado
Era possível se tivesses feito inscrição no exame da 1ª fase para melhoria. Pediste melhoria?

Isto é cagada atrás de cagada, santa incompetência.
Não é novidade. Este ano tornou-se mais óbvio porque há diferentes casos no cálculo das médias internas e por isso é mais perceptível, mas a verdade é que sempre existiram fichas ENES com o cálculo errado, sendo que só terão sido corrigidas aquelas em que as pessoas notaram e reportaram o erro.

Num suposto sistema em que tudo é claro e transparente, não deixa de ser irónico.

Não é novidade. Este ano tornou-se mais óbvio porque há diferentes casos no cálculo das médias internas e por isso é mais perceptível, mas a verdade é que sempre existiram fichas ENES com o cálculo errado, sendo que só terão sido corrigidas aquelas em que as pessoas notaram e reportaram o erro.

Num suposto sistema em que tudo é claro e transparente, não deixa de ser irónico.

Eu ainda vou ter de ir buscar a minha, ou seja, casos as pessoas notarem que a ficha tem um erro de cálculo, saindo assim beneficiadas, e não reportarem elas ficam na mesma? Se a minha conter um erro, até que ponto vale a pena reportar sabendo que outros não o fazem? Que palhaçada