ESCS Escola Superior de Comunicação Social

Olá!

Eu estou a frequentar RPCE em pós-laboral e portanto posso ajudar-te!

As aulas começam habitualmente às 18h30 e os exames são também em horário pós-laboral na respetiva época. Começam habitualmente às 19h.
Não existe nenhum procedimento para "entrar na aula a meio" caso não chegues a horas do início. Alguns professores são mais exigentes que outros com essa questão da pontualidade e presenças, embora ao teres estatuto de trabalhador estudante o critério de presenças não se aplique na avaliação contínua.

Espero ter ajudado!
--- Post atualizado ---
Obrigada Daniela!
Durante o semestre sabes se a licenciatura de PM tem muitas frequências durante o semestre ou é mais à base de trabalhos de grupo e individuais ?
Obrigada

--- Post atualizado ---
Obrigada Daniela!
Durante o semestre sabes se a licenciatura de PM tem muitas frequências durante o semestre ou é mais à base de trabalhos de grupo e individuais ?
Obrigada

O ensino na ESCS tem muitos trabalhos de grupo e individuais como dizes. Habitualmente as cadeiras em que tens frequências, faze-las no fim do semestre... Mas não é regra geral! Apenas considero ser o mais habitual

Existem cadeiras que a avaliação seja por trabalhos , ou as que não têm frequência , têm exame ? Os exames são escritos ou também existem exames orais ? Desculpa estar a fazer tantas perguntas !

Existem cadeiras que a avaliação seja por trabalhos , ou as que não têm frequência , têm exame ? Os exames são escritos ou também existem exames orais ? Desculpa estar a fazer tantas perguntas !

Há muito poucas cadeiras na ESCS cuja avaliação é por exame. A maioria são cadeiras de avaliação contínua ou periódica em que existem trabalhos e frequências/só trabalhos. Os exames que existem são apenas escritos. Não faz mal, estou aqui mesmo para isso!

Candidatei-me a Audiovisual e Multimedia como 1ª opção. Estive no curso de Artes Visuais no secundario. Tenho a dúvida se o curso relaciona-se muito com Artes Visuais ou mais com Comunicação? Não sei se me fiz entender mas gostava de uma ajuda!

Candidatei-me a Audiovisual e Multimedia como 1ª opção. Estive no curso de Artes Visuais no secundario. Tenho a dúvida se o curso relaciona-se muito com Artes Visuais ou mais com Comunicação? Não sei se me fiz entender mas gostava de uma ajuda!

Olá! As artes visuais também fazem parte da comunicação, mas neste caso acho que esclareço melhor a tua questão de outra forma. O curso de AM não é um curso onde precises de saber desenhar bem nem pintar nem nada do estilo. Tens sim de ter uma sensibilidade para algumas dessas coisas que também são necessárias na parte audiovisual. AM é um curso muito virado para fotografia, vídeo, som, 3D, argumento, Design e toda a edição em volta dessas vertentes. Não tanto para arte na sua totalidade de vertentes! Como disse há algumas coisas que aprendes nas artes visuais que darão algum jeito. Outras não vão servir para nada, já que trabalhas muito mais com programas e máquinas do que no papel

Espero ter chegado ao aspeto que querias saber! Boa sorte!

Muito obrigada, esclareceste e muito! Espero conseguir entrar porque é mesmo o que quero. Mas ainda estou à espera da nota do recurso do exame de português para tentar subir a nota. Costuma haver vagas na 3ª fase?
Olá! As artes visuais também fazem parte da comunicação, mas neste caso acho que esclareço melhor a tua questão de outra forma. O curso de AM não é um curso onde precises de saber desenhar bem nem pintar nem nada do estilo. Tens sim de ter uma sensibilidade para algumas dessas coisas que também são necessárias na parte audiovisual. AM é um curso muito virado para fotografia, vídeo, som, 3D, argumento, Design e toda a edição em volta dessas vertentes. Não tanto para arte na sua totalidade de vertentes! Como disse há algumas coisas que aprendes nas artes visuais que darão algum jeito. Outras não vão servir para nada, já que trabalhas muito mais com programas e máquinas do que no papel

Espero ter chegado ao aspeto que querias saber! Boa sorte!
to

Muito obrigada, esclareceste e muito! Espero conseguir entrar porque é mesmo o que quero. Mas ainda estou à espera da nota do recurso do exame de português para tentar subir a nota. Costuma haver vagas na 3ª fase?

to

Não! Na 2ª fase já não sobram muitas - diria menos de 10 em cada curso, se tanto - e a ESCS não costuma abrir 3ª fase

Olá!

Este ano candidatei-me ao ensino superior, e devo ficar na ESCS. Queria saber como é feita a candidatura à residência, tenho de pedir algo quando fizer a matrícula? (também vou concorrer à bolsa de estudo).

Olá!

Este ano candidatei-me ao ensino superior, e devo ficar na ESCS. Queria saber como é feita a candidatura à residência, tenho de pedir algo quando fizer a matrícula? (também vou concorrer à bolsa de estudo).

São coisas independentes! A residência do IPL não é perto da ESCS (fica em Chelas, salvo erro). Não sei bem quanto é relativamente a burocracias porque sou de Lisboa... mas creio que deves ter info sobre isso no site do IPL! De qualquer maneira se decidires optar por outra via, existe um grupo de facebook com o nome "ESCS Housing" onde costumam haver quartos para alugar ali na zona de Benfica.

Boa sorte!

• Like
Reactions: Cláudia Brito
Olá!

Pelo que o sas me informou :

A candidatura a alojamento é efetuada através da plataforma BEON/DGES e pelo envio da ficha de alojamento para este email ( beneficios.sociais@sas.ipl.pt ) disponivel em www.sas.ipl.pt.

Caso pretenda enviar juntamente com a ficha de alojº a decl. IRS/2016 de todos os elementos do agregado familiar, fotocópia do CC, comprovativo de morada e informar o nº de elementos do agregado familiar, pode fazê-lo, de forma a conseguirmos fazer uma pré análise.

De qualquer forma, só após ingressar no ensino superior é que será analisada a sua candidatura não podendo entrar sem primeiro ter autorização dos SAS/IPLisboa e verificação de disponibilidade de vagas.

Num email seguinte no qual coloquei a dúvida de como candidatar à residência pela plataforma do bolsa de estudos:

Informo que pode colocar na morada em aulas a morada do agregado familiar para poder ter acesso às questões de alojamento.
Após a submissão da candidatura envie para este endereço a ficha de alojamento e se é a 1ª vez que ingressa no ensino superior junte o IRS/2016 dos elementos do agregado familiar e o seu cartão de cidadão.

No email declare ainda o número de elementos que fazem parte do seu agregado familiar e a situação escolar (se ingressa pela 1ª vez no ensino superior).

• Like
Reactions: Cláudia Brito
Boas. Candidatei-me a AM na 2a fase porque não gostei do curso em que fiquei matriculado na 1a. Tenho nota de candidatura de 169.5 - acham que dá para a 2a fase visto existirem poucas vagas?

Se não entrar será possível anular/congelar a matrícula da faculdade onde estou agora para me candidatar a AM na 1a fase do ano que vem?

Boas. Candidatei-me a AM na 2a fase porque não gostei do curso em que fiquei matriculado na 1a. Tenho nota de candidatura de 169.5 - acham que dá para a 2a fase visto existirem poucas vagas?

Se não entrar será possível anular/congelar a matrícula da faculdade onde estou agora para me candidatar a AM na 1a fase do ano que vem?

Olá!

Comparativamente a outros anos a ideia que tenho é que até sobraram bastantes vagas em AM na ESCS este ano, habitualmente acho que todos os cursos ficam abaixo das 10. Acho possível entrares com essa nota, mas só mesmo esperando para ver.

Sim, creio que podes fazê-lo mas a isso é melhor ser o @davis a responder!
Boa sorte

• Like
Reactions: davis and mm1999
E posso utilizar o exame de Português novamente para o ano que vem?
No próximo ano poderás usar como prova de ingresso exames nacionais de 2018, 2017 e 2016.

• Like
Reactions: mm1999
Olá!
Eu estou interessado no curso de audio visual e multimédia na ESCS. Eu estou com a esperança de trabalhar em edição e produção de video e imagem, como tambem motion graphic design. Queria trabalhar especialmente com Adobe mas é só uma preferencia. Pergunto se esta universidade ou este curso está certo para o que quero fazer, ou se há outros cursos mais preferíveis para o que quero trabalhar. Se alguem tiver sugestões de cursos em universidades privadas também agradeço pois poderá ser uma possibilidade. Obrigado.

Olá, não sei muito bem usar a Uniarea mas fiz uma conta aqui para tirar uma dúvida à cerca das notas dos exames.

Antes de mais nada quero dizer que eu sou horrível a saber estas coisas de cotações, percentagens, etc..então desculpem se algo que eu disser soar parvo.

Quero concorrer-me para a ESCS no curso de Audiovisuais e Multimédia. Apesar de ainda não saber da minha nota fui a ver que os últimos alunos a entrar tiveram média de 154 (o que, com estas escolhas múltiplas que houve e a cotação delas, dúvido ter).

A minha nota que tive no final de ano foi de 17 então não me preocupa, realmente o que me preocupa é o exame.
Falando aqui de exemplos, alguém com 105 ou 110 conseguia entrar? Ou é mesmo preciso de mais de 150? Obrigado

Olá, não sei muito bem usar a Uniarea mas fiz uma conta aqui para tirar uma dúvida à cerca das notas dos exames.

Antes de mais nada quero dizer que eu sou horrível a saber estas coisas de cotações, percentagens, etc..então desculpem se algo que eu disser soar parvo.

Quero concorrer-me para a ESCS no curso de Audiovisuais e Multimédia. Apesar de ainda não saber da minha nota fui a ver que os últimos alunos a entrar tiveram média de 154 (o que, com estas escolhas múltiplas que houve e a cotação delas, dúvido ter).

A minha nota que tive no final de ano foi de 17 então não me preocupa, realmente o que me preocupa é o exame.
Falando aqui de exemplos, alguém com 105 ou 110 conseguia entrar? Ou é mesmo preciso de mais de 150? Obrigado
A nota é sempre estabelecida pelos candidatos no ano em questão. Nada impeça que a média desça para 11, mas que é muito improvável é. AM anda por volta do 15 e tal, e deve-se manter aí. As colocações saem amanhã, mas, se não quiseres esperar, já divulgaram aqui o leak dos resultados.