ESEL Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

MartaRei07

Membro
Matrícula
25 Novembro 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
Universidade de Évora
Boa tarde a todos, eu vou me candidatar este ano na ESEL e gostava de saber um pouco mais do ano de caloiro, praxes, como são as avaliações, materiais necessários... Obrigada!

capurupa

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Boa tarde a todos, eu vou me candidatar este ano na ESEL e gostava de saber um pouco mais do ano de caloiro, praxes, como são as avaliações, materiais necessários... Obrigada!
Olá Marta!
eu estou a terminar o 1.º ano na ESEL. Em relação aos horários, existem dois, um das 8h-14h e outro das 14:30-20:30. Se quiseres ter o horário da manhã (das 8h-14h) e se nada mudou, terás de ir "buscar uma senha" para fazer a matricula por volta das 5h da manhã (só distribuem 60 por dia). (eu fui por volta das 8h e posso dizer te que já só distribuíam senhas para o 3 dia de matriculas, claro ao 3 dia de matriculas já não havia horários de manhã). Mas existe uma pagina no facebook que costuma ter essas informações que se chama caloiros esel 2016/2017. Ainda em relação aos horarios, as cadeiras que tens a cada dia da semana, mudam de hora na semana seguinte. Portanto, a partida, sabes sempre a que horas entras e sais, mas só sabes de semana a semana que cadeiras terás e em que horário.
Se nada mudar, no dia da matrícula poderás experimentar a praxe. Eu decidi não frequentar a praxe por não concordar com algumas regras, como por exemplo, o facto de teres de apresentar uma justificação plausível sempre que faltares á praxe. Mas tenho amigos que adoram a praxe. Na esel não noto muito aquela barreira que já ouvi falar que existe em algumas faculdades entre os que andam na praxe e os que não frequentam. Somos todos amigos, porque respeitamos as decisões de cada um.
É um curso dificil! tens de estar sempre a estudar para não deixares nenhuma cadeira por fazer. Em algumas cadeiras terás de ter 9,5 media de teste(s), mesmo que com outros trabalhos a media final dê 10. Provavelmente a cadeira mais dificil é anatomia, em que quase 50 % dos estudantes chumbam. O ambiente é otimo. As pessoas são disponíveis e ajudam no que precisares. A maioria dos professores são simpáticos e também ajudam os alunos. Em relação aos materiais, existem sebentas (que são compilaçoes de materias feita pelos alunos) e alguns livros de apoio.
Se tiveres mais dúvidas pergunta. :)

Riita Martiins

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá Marta!
eu estou a terminar o 1.º ano na ESEL. Em relação aos horários, existem dois, um das 8h-14h e outro das 14:30-20:30. Se quiseres ter o horário da manhã (das 8h-14h) e se nada mudou, terás de ir "buscar uma senha" para fazer a matricula por volta das 5h da manhã (só distribuem 60 por dia). (eu fui por volta das 8h e posso dizer te que já só distribuíam senhas para o 3 dia de matriculas, claro ao 3 dia de matriculas já não havia horários de manhã). Mas existe uma pagina no facebook que costuma ter essas informações que se chama caloiros esel 2016/2017. Ainda em relação aos horarios, as cadeiras que tens a cada dia da semana, mudam de hora na semana seguinte. Portanto, a partida, sabes sempre a que horas entras e sais, mas só sabes de semana a semana que cadeiras terás e em que horário.
Se nada mudar, no dia da matrícula poderás experimentar a praxe. Eu decidi não frequentar a praxe por não concordar com algumas regras, como por exemplo, o facto de teres de apresentar uma justificação plausível sempre que faltares á praxe. Mas tenho amigos que adoram a praxe. Na esel não noto muito aquela barreira que já ouvi falar que existe em algumas faculdades entre os que andam na praxe e os que não frequentam. Somos todos amigos, porque respeitamos as decisões de cada um.
É um curso dificil! tens de estar sempre a estudar para não deixares nenhuma cadeira por fazer. Em algumas cadeiras terás de ter 9,5 media de teste(s), mesmo que com outros trabalhos a media final dê 10. Provavelmente a cadeira mais dificil é anatomia, em que quase 50 % dos estudantes chumbam. O ambiente é otimo. As pessoas são disponíveis e ajudam no que precisares. A maioria dos professores são simpáticos e também ajudam os alunos. Em relação aos materiais, existem sebentas (que são compilaçoes de materias feita pelos alunos) e alguns livros de apoio.

Boa tarde! Estou a pensar candidatar-me este ano à Esel pois estou a terminar o secundário e enfermagem é mesmo o que quero seguir, mas fiquei intrigada com essa questão dos horários... Será que me podiam explicar melhor essa situação? Temos que escolher? Como funciona?
Desde já obrigada :)

capurupa

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Boa tarde! Estou a pensar candidatar-me este ano à Esel pois estou a terminar o secundário e enfermagem é mesmo o que quero seguir, mas fiquei intrigada com essa questão dos horários... Será que me podiam explicar melhor essa situação? Temos que escolher? Como funciona?
Desde já obrigada :)
Olá.
Em relação aos horários, no site da esel verás que terás 5 dias para realizar a matrícula. Por dia só se matriculam 60 pessoas. Mas a Associação de estudantes costuma dar as senhas para os restantes dias (supoe que a rapariga à tua frente na fila é a n.º 60, isso quer dizer que já nao te matriculas nesse dia mas atribuem te a senha 61 e poderás fazer a matricula no dia seguinte) A esel apresenta dois horarios o da manhã e o da tarde. Quando fores fazer a inscrição tens a opção de escolher um dos dois, a não ser que já não existam vagas. É o que acontece. Quase todas as pessoas preferem o da manhã, por isso no primeiro dia de matriculas vão para lá de madrugada tipo 4,5, 6h da manhã para terem a certeza que conseguem uma senha para os primeiros dias de inscrição. Eu o ano passado estive na esel a partir das 8h da manhã e consegui uma senha para o 3 dia de matriculas e quando me inscrevi já não existiam horarios de manha (que correspondem às turmas a.b.c ou d).
Ficaste esclarecida?
Se tiveres mais questões diz.

Riita Martiins

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá.
Em relação aos horários, no site da esel verás que terás 5 dias para realizar a matrícula. Por dia só se matriculam 60 pessoas. Mas a Associação de estudantes costuma dar as senhas para os restantes dias (supoe que a rapariga à tua frente na fila é a n.º 60, isso quer dizer que já nao te matriculas nesse dia mas atribuem te a senha 61 e poderás fazer a matricula no dia seguinte) A esel apresenta dois horarios o da manhã e o da tarde. Quando fores fazer a inscrição tens a opção de escolher um dos dois, a não ser que já não existam vagas. É o que acontece. Quase todas as pessoas preferem o da manhã, por isso no primeiro dia de matriculas vão para lá de madrugada tipo 4,5, 6h da manhã para terem a certeza que conseguem uma senha para os primeiros dias de inscrição. Eu o ano passado estive na esel a partir das 8h da manhã e consegui uma senha para o 3 dia de matriculas e quando me inscrevi já não existiam horarios de manha (que correspondem às turmas a.b.c ou d).
Ficaste esclarecida?
Se tiveres mais questões diz.

Sim, acho que já percebi mais ou menos como funciona e acredito que seja uma confusão para obter o horário da manhã. >.<
E não sei se é da minha net, mas não consigo aceder ao site da Esel para procurar mais informações. Mas pronto, mais logo verei.
De momento não tenho mais dúvidas mas se surgirem depois pergunto.
Obrigada!

capurupa

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Sim, acho que já percebi mais ou menos como funciona e acredito que seja uma confusão para obter o horário da manhã. >.<
E não sei se é da minha net, mas não consigo aceder ao site da Esel para procurar mais informações. Mas pronto, mais logo verei.
De momento não tenho mais dúvidas mas se surgirem depois pergunto.
Obrigada!
hahah não é da tua net. Estamos todos passados, porque precisamos de entrar no site para aceder aos pwp dos professores e não conseguimos e ainda por cima temos teste amanhã.
O site da esel passa a vida a ir a baixo:triumph:.
Bom, outra coisa que descobrirás quando entrares na ESEL: nos momentos em que mais precisas de ir ao site ele não funciona.
bons estudos e espero ver-te lá para o ano.

• Like
Reactions: Raquel Gomes

MartaRei07

Membro
Matrícula
25 Novembro 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
Universidade de Évora
O
Olá Marta!
Obrigada pelo esclarecimento! Só mais uma pergunta, quanto a manuais, estetoscópio, bata e outros acessórios, tudo isso fica muito caro? E qual a quantidade de manuais?

capurupa

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
O

Obrigada pelo esclarecimento! Só mais uma pergunta, quanto a manuais, estetoscópio, bata e outros acessórios, tudo isso fica muito caro? E qual a quantidade de manuais?
Olá Marta.
Os enfermeiros não têm estetoscópio próprio.
Ao longo do curso terás de comprar a bata (que apenas usamos no 2 ano) e a farda para o estágio que usarás no 3 e 4 anos. Ao todo é capaz de ficar a 146 € (20 € da bata e os restantes para a farda). No entanto há sempre pessoas a venderem, pelo que poderás arranjar a metade do preço.
Em relação aos manuais, na faculdade não ha propriamente um manual para cada disciplina. Em cada Unidade curricular (disciplina), eles recomendam uma série de artigos, livros entre outras leituras, que não terás, provavelmente, tempo nem vontade de ler :p. Por isso, utilizamos sebentas (que são resumos feitos por alunos de anos anteriores) e lemos alguns artigos, aqueles mais relevantes. Para além disto, alguns professores fornecem pwp, que são bastante úteis. (as sebentas são dadas em formato digital, por pessoas do 2 ano, só as imprimes se considerares necessário)
Se entrares na esel, disponibilizo-me para te dar as sebentas que tenho.
Ficaste esclarecida?

PS.: É normal que tenhas essas preocupações. eu também as tive. Mas não te preocupes já com o material de apoio ao estudo, tudo virá de forma gradual. A faculdade vai ser uma mudança brutal na tua vida, mas felizmente tu e os teus colegas vao passar pelo mesmo e se forem como os meus irão ajudar te no que puderem!

Última edição:

AnaSilva200

Membro Caloiro
Matrícula
24 Novembro 2016
Olá, eu também estava a pensar candidatar-me a enfermagem no esel, contudo também tenho ouvido falar muito na escola de santarém devido ao facto de ter cerca de 10 estágios ao longo do curso o que lhes proporciona uma ampla componente prática. Por isso, sinceramente, sinto-me um pouco perdida pois tenho média para ambas e noção do peso de dizer que é ir da faculdade de lisboa, mas o facto de deixar o estágio para os dois ultimos anos possibilita que além da parte teórica os profissionais tenham a parte prática adequada?
Obrigado e peço desculpa.

MFA31

Membro Caloiro
Matrícula
1 Março 2017
Olá,
Eu fiz o exame nacional de Biologia e não me correu nada bem! Terei de ir à segunda fase.
Gostava de me candidatar à ESEL, mas estou com dúvidas em relação à nota que terei de ter no exame de biologia (disciplina para a prova de ingresso) para conseguir manter a média. Alguém que me consiga ajudar, pfv?
Obrigada.

Rodrigo

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Quando à questão dos horários. É muito complicado para arranjar senha. Considerando que entram cerca de 350 alunos. Existem cerca de 175 sejas para o turno de manhã e outras 175 para o turno da tarde/noite.
A distribuição das senhas é dada à entrada da esel, e funciona da seguinte forma:
- Imaginemos que amanhã é o primeiro dia de matrículas, hoje por volta da meia noite ou mesmo antes disso, o pessoal começa a ir para a entrada da esel para conseguir uma das primeiras 175 senhas. Isto porque se fores uma delas podes garantidamente escolher o horário da manhã.
- Uma vez dadas as senhs, são apenas realizadas 60 inscrições por dia. Se revebeste até à senha 60 fazes a inscrição no 1º dia, se foi da 61 à 120 fazes no 2º dia, e assim sucessivamente.

O ao passado cheguei à esel eram 3 da manhã, e apanheis senha 70 e pouco. E havia pessoal que estava lá desde as 22h da noite. Por isso se querem apanhar senhas que vos possibilitem escolher o horário da manhã, aconselho a irem para la o quanto antes. Se calharem até à 60 como fazem inscrição no 1º dia podem ficar lá com o resto do pessoal. Se não podem vir para casa e depois voltar.

capurupa

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Olá,
Eu fiz o exame nacional de Biologia e não me correu nada bem! Terei de ir à segunda fase.
Gostava de me candidatar à ESEL, mas estou com dúvidas em relação à nota que terei de ter no exame de biologia (disciplina para a prova de ingresso) para conseguir manter a média. Alguém que me consiga ajudar, pfv?
Obrigada.
Olá.
como posso ajudar-te?

Hugo Machado

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2017
Boa tarde, eu vou me candidatar este ano à ESEL, mas tou com um bocado de receio de ter uma media um bocado baixa.
Neste momento tenho uma media de 13,9, será que tenho algumas chances de entrar na ESEL?
Obrigada!!

capurupa

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Boa tarde, eu vou me candidatar este ano à ESEL, mas tou com um bocado de receio de ter uma media um bocado baixa.
Neste momento tenho uma media de 13,9, será que tenho algumas chances de entrar na ESEL?
Obrigada!!
eu acho que deves conseguir. O ano passado a média da 1 fase foi 13,4. Duvido que este ano seja superior a 13,9.

Raquel Gomes

Membro
Matrícula
16 Julho 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEnfC
Olá,
Obrigada.

Conseguiste positiva no exame? Também me quero candidatar à ESEL mas infelizmente terá de ser na segunda fase de candidatura.
--- Post atualizado ---
Olá.
como posso ajudar-te?

Em relação às senhas dos horários, funciona da mesma maneira para os alunos que entram na segunda fase? Ou nessa altura apenas restam senhas para a parte da tarde?

capurupa

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Conseguiste positiva no exame? Também me quero candidatar à ESEL mas infelizmente terá de ser na segunda fase de candidatura.
--- Post atualizado ---

Em relação às senhas dos horários, funciona da mesma maneira para os alunos que entram na segunda fase? Ou nessa altura apenas restam senhas para a parte da tarde?
Olá.
Na 2 fase existem horários da manhã (porque há pessoas que se tinham inscrito na manhã e que na 2 fase são colocadas noutras faculdades) e já não é por senhas. Se quiseres ter horário de manhã, terás de ser das primeiras a fazer a matricula. Não sei a que horas começam as matriculas da 2 fase, mas de certo que saberás mais próximo da data através do site da ESEL. Como há menos pessoas, não precisas de estar lá na noite anterior :-). Provavelmente basta estares lá 1h antes.

• Like
Reactions: Raquel Gomes

Raquel Gomes

Membro
Matrícula
16 Julho 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEnfC
Olá.
como posso ajudar-te?

Em relação às senhas dos horários, funciona da mesma maneira
Olá.
Na 2 fase existem horários da manhã (porque há pessoas que se tinham inscrito na manhã e que na 2 fase são colocadas noutras faculdades) e já não é por senhas. Se quiseres ter horário de manhã, terás de ser das primeiras a fazer a matricula. Não sei a que horas começam as matriculas da 2 fase, mas de certo que saberás mais próximo da data através do site da ESEL. Como há menos pessoas, não precisas de estar lá na noite anterior :). Provavelmente basta estares lá 1h antes.

Muito obrigada! :) Por acaso sabes se costumam fazer fila antes da hora da matrícula para que sejam os primeiros?

Raquel Gomes

Membro
Matrícula
16 Julho 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEnfC
Não me recordo. Mas penso que não.

Está bem, obrigada novamente. Já agora, a minha média de candidatura neste momento está 14,2 (poderá aumentar se eu tiver melhor nota no exame de biologia da segunda fase deste ano), achas que terei uma forte probabilidade de entrar na ESEL?