Olá Marta!
eu estou a terminar o 1.º ano na ESEL. Em relação aos horários, existem dois, um das 8h-14h e outro das 14:30-20:30. Se quiseres ter o horário da manhã (das 8h-14h) e se nada mudou, terás de ir "buscar uma senha" para fazer a matricula por volta das 5h da manhã (só distribuem 60 por dia). (eu fui por volta das 8h e posso dizer te que já só distribuíam senhas para o 3 dia de matriculas, claro ao 3 dia de matriculas já não havia horários de manhã). Mas existe uma pagina no facebook que costuma ter essas informações que se chama caloiros esel 2016/2017. Ainda em relação aos horarios, as cadeiras que tens a cada dia da semana, mudam de hora na semana seguinte. Portanto, a partida, sabes sempre a que horas entras e sais, mas só sabes de semana a semana que cadeiras terás e em que horário.
Se nada mudar, no dia da matrícula poderás experimentar a praxe. Eu decidi não frequentar a praxe por não concordar com algumas regras, como por exemplo, o facto de teres de apresentar uma justificação plausível sempre que faltares á praxe. Mas tenho amigos que adoram a praxe. Na esel não noto muito aquela barreira que já ouvi falar que existe em algumas faculdades entre os que andam na praxe e os que não frequentam. Somos todos amigos, porque respeitamos as decisões de cada um.
É um curso dificil! tens de estar sempre a estudar para não deixares nenhuma cadeira por fazer. Em algumas cadeiras terás de ter 9,5 media de teste(s), mesmo que com outros trabalhos a media final dê 10. Provavelmente a cadeira mais dificil é anatomia, em que quase 50 % dos estudantes chumbam. O ambiente é otimo. As pessoas são disponíveis e ajudam no que precisares. A maioria dos professores são simpáticos e também ajudam os alunos. Em relação aos materiais, existem sebentas (que são compilaçoes de materias feita pelos alunos) e alguns livros de apoio.
Se tiveres mais dúvidas pergunta. :)