Olá, candidatei me a esel e ao ips para enfermagem, a minha primeira opção sempre foi esel mas agora estou um bocado reticente da mesma, tendo em conta que só se faz estágio no 3° ano e tenho ouvido dizer que o ips está muito bem conceituado, gostava de ouvir opiniões acerca das duas faculdades, se me puderem ajudar
Como em termos de ambiente, como são os professores, o facto de só se fazer estágio no 3° ano (no caso da esel) como são os 2 primeiros anos, se são muito pesados ou nao….
Olá.
Em relação à ESEL, o ambiente entre os estudantes é bastante bom e de cooperação, no geral, entre estudantes.
Em relação aos professores, vais identificar-te mais com uns do que com outros, como em qualquer lado.
Os dois primeiros anos são anos teóricos que se vão tornando cada vez mais específicos ao longo dos semestres. Começas por ter unidades curriculares mais gerais, como Anatomia e Filosofia ou Farmacologia, acabando no segundo ano a ter UC's onde aprendes os principais procedimentos e intervenções de Enfermagem. O curso é trabalhoso, principalmente.
As desvantagens de só teres estágio na segunda metade do curso são, a meu ver, uma maior separação temporal entre a teoria e a sua aplicação e só no 3º ano teres uma ideia mais concreta do que é ser Enfermeiro.
Em termos de vantagens, a maior é só teres estágios durante os últimos dois anos e não teres de conciliar frequências e aulas com os horários de estágio. Não esquecendo que Enfermeiros trabalham de manhã, tarde e noite e, por norma, acompanhas um turno completo.