ESSPPorto Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.
Matrícula
10 Setembro 2015
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
Coimbra Health School IPC
Boas, era possível esclarecer se no curso de ciências biomédicas se utilizam mesmo agulhas para recolha de sangue, se se aprende mesmo a técnica de colheita ou se só aprendemos as técnicas de análise do pós colheita?
Agradeço uma resposta.
Olá, não sei se conheces outro método para realizar colheitas sanguínea mas em principio o único que conheço é com agulha XD (a brincar).
Mas sim é uma das competências e aptidões adquiridas no curso.
Mensagem fundida automaticamente:

Boas, era possível esclarecer se no curso de ciências biomédicas se utilizam mesmo agulhas para recolha de sangue, se se aprende mesmo a técnica de colheita ou se só aprendemos as técnicas de análise do pós colheita?
Agradeço uma resposta.
Também utilizamos bisturi para fazer necrópsias e abrir órgãos em mácroscopia.

Rui Queirós

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clinica
Instituição
ESS
Olá!! Como é o ambiente na ESS? E como funciona a praxe? :grinning:
Bem Catarina, a escola acaba por ser uma escola não muito grande (torna-se acolhedora) onde acabas por conhecer toda a gente nem que seja de vista.
Em relação à praxe, esta acontece normalmente uma vez por semana até à semana da queima, por vezes acontecem todos os dias de uma semana mais especial, com por exemplo a semana de recepção ao caloiro onde existem muitas actividades de integração. Se estas a pensar entrar na praxe aconselho-te a levar aquilo de mente aberta e brincando com cada situação pois assim será mais divertido para ti, se levares a praxe como uma obrigação e se estiveres lá com um sentimento de repressão não vais conseguir aproveitar aquilo que a praxe te dá. Eu por experiência própria, aconselho a todos experimentar pois foi sem duvida para mim a melhor escolha enquanto caloiro, diverti-me tanto lá, aproveitei cada momento, fiz amizades incríveis, foi sem duvida a praxe e aqueles que fazem a praxe que me acolheram quando não conhecia ninguém na cidade, acredita vais sentir-te incrível quando puderes defender a tua faculdade perante outras e no fim vais perceber que fizeste um bom percurso enquanto caloira que nunca mais te vais esquecer na vida, vai marcar para sempre a tua entrada na faculdade. Se estas de pé atrás por causa do tempo que podes perder lá, não o fiques, há tempo para tudo basta querermos.

• Like
Reactions: Ana Catarina Parada

Rui Queirós

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clinica
Instituição
ESS
muito obrigada pelo feedback!! sim, eu quero ir para a praxe. sempre tive a impressão que, principalmente na ESS (pelo que comentam aqui), é muito boa e acolhedora!
obrigada mais uma vez!!
Ainda bem que ajudou! já agora, qual é o curso que tens em mente?

Ema Caetano

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2016
Boa noite!
Para fazer a matrícula no curso de fisiologia clínica, onde me devo dirigir? E onde são as aulas? Quando pesquiso encontro moradas diferentes, no Porto e em Gaia!

Matrícula
5 Junho 2015
Curso
Fisioterapia
Instituição
ESTSP

Rui Queirós

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clinica
Instituição
ESS
Boa noite!
Para fazer a matrícula no curso de fisiologia clínica, onde me devo dirigir? E onde são as aulas? Quando pesquiso encontro moradas diferentes, no Porto e em Gaia!
Olá! Não sei como funciona este ano mas normalmente uma parte da matricula é feita na net e outra na escola! tanto esta matricula como as aulas são no Porto!

Daniunha

Membro Caloiro
Matrícula
9 Outubro 2017
Boa tarde, alguém me pode explicar como sei se a disciplina é de avaliação contínua ou não? Quais são as disciplinas em que são feitos os exames de época normal?

CarolinaJS

Membro Veterano
Matrícula
6 Maio 2016
Curso
Imagem Médica e Radioterapia
Instituição
Escola Superior de Saúde - IPP
Boa tarde, alguém me pode explicar como sei se a disciplina é de avaliação contínua ou não? Quais são as disciplinas em que são feitos os exames de época normal?
Olá! Se estas na ESS, pelo que sei és tu quem opta por uma ou outra. Nas FUCs os profs explicam em que consiste cada avaliação ( tipo de testes, ponderações e notas mínimas). O exame de época normal tens acesso se escolheres por avaliação final. No entanto pode acontecer o 2 momento de avaliação de alguma cadeira que escolheres por avaliação distribuida/ continua calhar na data do exame de epoca normal. Já agora, e se for como no ano passado, esse calendário de exames de epoca normal só é disponibilizado em finais de novembro inicios de dezembro. Qualquer coisa dispõe!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Boas. Alguém me sabe informar como funciona ao certo a Preferência Regional para os cursos da ESS e o quê que tenho que fazer quando me candidatar para tirar proveito da mesma?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

sonia.

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2019
Olá! Eu estou no 12º ano e tinha interesse em entrar no curso de biotecnologia medicinal no Porto mas através das minhas pesquisas, este curso é mais direcionado para a investigação. O que eu interpreto disso é que, no futuro, o emprego baseia-se em bolsas para investigar algo e isso não é o que eu procuro. É possivel, seguindo esse curso, ter um emprego estável e não depender apenas dessas bolsas?

Matrícula
10 Setembro 2015
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
Coimbra Health School IPC
Olá! Eu estou no 12º ano e tinha interesse em entrar no curso de biotecnologia medicinal no Porto mas através das minhas pesquisas, este curso é mais direcionado para a investigação. O que eu interpreto disso é que, no futuro, o emprego baseia-se em bolsas para investigar algo e isso não é o que eu procuro. É possivel, seguindo esse curso, ter um emprego estável e não depender apenas dessas bolsas?
Pelo que sei, ao contrario das outras licenciaturas ministradas na ESS esta não se trata de uma Lic. Profissionalizante (que dá acesso a uma profissão), pelo que garantias de estabilidade pós licenciatura são muito diminutas.

MarySp27

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2020
Ola a todos estou a pensar me inscrever em farmácia na Ess e gostava que alguém me informa se sobre a praxe, se podemos usar traje sem praxe, como funciona os horários, se é muito difícil, propinas, e onde comprar as coisas necessárias ...
Basicamente toda a informação que seja necessária para uma futura caloira
obriagada :)

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Ola a todos estou a pensar me inscrever em farmácia na Ess e gostava que alguém me informa se sobre a praxe, se podemos usar traje sem praxe, como funciona os horários, se é muito difícil, propinas, e onde comprar as coisas necessárias ...
Basicamente toda a informação que seja necessária para uma futura caloira
obriagada :)
Olá! :) Vou para o 2º ano de Farmácia na ESS, não estou muito qualificado para te falar sobre a praxe porque desisti no final da 1ª semana devido à insistência para frequentar todas as festas e não é uma vida que me agrade lá muito, mas os dias que fui foram, no geral, divertidos, acredito que devas sim ir experimentar e ver por ti mesma!
Traje podes usar sejas de praxe ou não, é um traje académico, não praxístico.
Horários eram até que bons tirando uma ou outra situação às vezes, podes consultar aqui como estiveram no 1º e 2º semestre.
Não diria que o curso é difícil, mas sim que dá trabalho, no entanto tudo se faz!
As propinas estão nos 697€ se não me engano, voltaram a descer este ano.
Coisas essenciais é uma bata que podes comprar em qualquer lado, o requisito principal é que seja grande o suficiente para te passar abaixo dos joelhos (questão de segurança) e se puderes arranjar uma 100% algodão e com os botões na lateral ainda melhor e, obviamente, lapis, canetas, cadernos xD ,calculadora (científica chega, não toquei na gráfica este ano sequer), o resto lá se vai arranjando.

Se precisares de mais alguma coisa é só dispor!

• Fabulous
Reactions: MarySp27

MarySp27

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2020
Muito obrigada a sério ajudas te muito ☺

Olá! :) Vou para o 2º ano de Farmácia na ESS, não estou muito qualificado para te falar sobre a praxe porque desisti no final da 1ª semana devido à insistência para frequentar todas as festas e não é uma vida que me agrade lá muito, mas os dias que fui foram, no geral, divertidos, acredito que devas sim ir experimentar e ver por ti mesma!
Horários eram até que bons tirando uma ou outra situação às vezes, podes consultar aqui como estiveram no 1º e 2º semestre.
Não diria que o curso é difícil, mas sim que dá trabalho, no entanto tudo se faz!
Coisas essenciais é uma bata que podes comprar em qualquer lado, o requisito principal é que seja grande o suficiente para te passar abaixo dos joelhos (questão de segurança) e se puderes arranjar uma 100% algodão e com os botões na lateral ainda melhor e, obviamente, lapis, canetas, cadernos xD ,calculadora (científica chega, não toquei na gráfica este ano sequer), o resto lá se vai arranjando.

Só mais uma coisa
Obrigada novamente kk
E mas como funciona literalmente a praxe tipo é no primeiro dia?
É junto?
E como fizeste para conhecer pessoas do teu curso?
Alguém recusou a praxe?
Obrigada :-P

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Muito obrigada a sério ajudas te muito ☺

Só mais uma coisa
Obrigada novamente kk
E mas como funciona literalmente a praxe tipo é no primeiro dia?
É junto?
E como fizeste para conhecer pessoas do teu curso?
Alguém recusou a praxe?
Obrigada :-P
Agora com a pandemia não sei como vai ser, mas no meu ano nós fomos lá fazer as matrículas e andava lá o pessoal da praxe também a chamar pessoas, se quisesses ias com eles inscrever-te, depois tivemos 1 semana em que tivemos tanto atividades do IPP, julgo que de segunda a quinta bem como foi a 1ª semana de praxe, segunda foi o primeiro dia, e sexta houve uma "reunião" connosco e o coordenador do curso para ele nos dar algumas informações e tirar dúvidas a quem tivesse (ele também foi num dos dias nas atividades do IPP).

Para conhecer pessoas do meu curso, simplesmente tive sorte 😂 fiz amizade logo no 1º dia de praxe que foi da parte da manhã e depois fui com essa pessoa à atividade do IPP de tarde que no 1º dia foi na Cordoaria e lá acabamos por acoplar a um grupinho que acabou por ser de gentes da ESS e tinha mais algumas pessoas de Farmácia e acabamos por fazer um peddy-paper nesse dia todos :P Também num dos dias das atividades do IPP mandaram o pessoal juntar pelos cursos e conheci mais algumas pessoas das poucas que ainda iam àquilo xD Depois o resto foi fluindo, acabas sempre por ir falando com pessoas do teu turno nem que não seja durante as aulas e a partir daí vai fluindo hahaha no 2º semestre, como aí já fomos nós a escolher o turno acabamos por conseguir organizar um turno só com pessoas que nos dávamos bem 😂

Recusar praxe as in, nunca se terem inscrito? Sim, houve muita gente.

MarySp27

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2020
Agora com a pandemia não sei como vai ser, mas no meu ano nós fomos lá fazer as matrículas e andava lá o pessoal da praxe também a chamar pessoas, se quisesses ias com eles inscrever-te, depois tivemos 1 semana em que tivemos tanto atividades do IPP, julgo que de segunda a quinta bem como foi a 1ª semana de praxe, segunda foi o primeiro dia, e sexta houve uma "reunião" connosco e o coordenador do curso para ele nos dar algumas informações e tirar dúvidas a quem tivesse (ele também foi num dos dias nas atividades do IPP).

Para conhecer pessoas do meu curso, simplesmente tive sorte 😂 fiz amizade logo no 1º dia de praxe que foi da parte da manhã e depois fui com essa pessoa à atividade do IPP de tarde que no 1º dia foi na Cordoaria e lá acabamos por acoplar a um grupinho que acabou por ser de gentes da ESS e tinha mais algumas pessoas de Farmácia e acabamos por fazer um peddy-paper nesse dia todos :P Também num dos dias das atividades do IPP mandaram o pessoal juntar pelos cursos e conheci mais algumas pessoas das poucas que ainda iam àquilo xD Depois o resto foi fluindo, acabas sempre por ir falando com pessoas do teu turno nem que não seja durante as aulas e a partir daí vai fluindo hahaha no 2º semestre, como aí já fomos nós a escolher o turno acabamos por conseguir organizar um turno só com pessoas que nos dávamos bem 😂

Recusar praxe as in, nunca se terem inscrito? Sim, houve muita gente.
Ah OK muito obrigada
So mais uma coisa ahaha desculpa ser chata
Onde compraste os manuais?