Escolas Privadas Vs Escolas Públicas

Euquerosermedica

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2018
Olá!
Eu vou para o próximo ano para o 10ºano e os meus pais estavam a pensar pôr-me numa escola privada já que quero entrar em medicina.Eu não sei o que fazer pois as propinas para as escolas privadas implicavam um esforço financeiro e tenho medo de que o ensino nestas escolas não seja assim nada de especial,que esteja a pagar para ter um serviço muito parecido com o público.Se alguém teve experiências com escolas privadas e estiver disposto a partilhar agradecia.Gostava de saber a vossa opinião e se acham que vale a pena.Obrigado :)

Gabriela

Membro Dux
Matrícula
21 Maio 2016
Curso
Medicina
Como estudante do 1ºano de medicina e que sempre frequentou escolas públicas só posso dizer que é totalmente possível ter uma média excelente numa escola pública.
Se exige mais esforço da tua parte? Sim.
Se te vais sentir injustiçada e um bocadinho frustrada sempre que falares com alguém de um daqueles colégios conhecidos pela inflação? Sim.
Se no final te vais sentir muito orgulhosa por teres sido capaz de o fazer mesmo em condições que à partida te desfavorecem? Definitivamente!!!

Boa sorte ;)

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
mas se não houver facilidade financeira ir para uma publica não é problema... sempre tive em publicas e safei-me tal como muitas pessoas que estudam em publicas..

• Like
Reactions: Rui Veiga

Mesquita

Membro Veterano
Matrícula
13 Agosto 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
UAveiro
Eu sempre andei em públicas e também vi inflação nas públicas...

• Like
Reactions: tiagopaiva

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Eu sempre andei em públicas e também vi inflação nas públicas...
Inflação como quem diz... Mas sim, também há professores nas públicas que sobem bastante as notas, só que a única diferença é que não é em troca de dinheiro, mas sim por livre vontade

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Só vi aqui dar uma opinião.
Como ando numa escola privada e, se escolheres a escola privada certa podes ter uma preparação execelente. Em termos de recursos fornecidos, Testes como simulações de Exame. Contudo, reconheço que A) existe inflação se fores um aluno mediano/baixo B) Se fores excelente/bom aluno não existe inflação, existe mais é justiça. É teres média de 18,7 e o stor dar-te 20 pelo teu trabalho em vez de dizer como nalguns sítios acontece "não dou vintes".
Nevertheless uma boa escola pública permite-te ingressares em Medicina, mas claro está, muito trabalho como já foi dito.
Algo que é igualmente necessário numa escola Privada.
Mensagem fundida automaticamente:

Quando digo média de 18,7 refiro-me a média de Testes.

Euquerosermedica

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2018
Só vi aqui dar uma opinião.
Como ando numa escola privada e, se escolheres a escola privada certa podes ter uma preparação execelente. Em termos de recursos fornecidos, Testes como simulações de Exame. Contudo, reconheço que A) existe inflação se fores um aluno mediano/baixo B) Se fores excelente/bom aluno não existe inflação, existe mais é justiça. É teres média de 18,7 e o stor dar-te 20 pelo teu trabalho em vez de dizer como nalguns sítios acontece "não dou vintes".
Nevertheless uma boa escola pública permite-te ingressares em Medicina, mas claro está, muito trabalho como já foi dito.
Algo que é igualmente necessário numa escola Privada.
Mensagem fundida automaticamente:

Quando digo média de 18,7 refiro-me a média de Testes.
Eu estou um bocado hesitante porque ouvi dizer que mesmo os alunos que andam no privado tem explicações fora do colégio....E se é para isso mais vale ficar quieto.Não sei ,só não quero tomar a decisão errada.

• Like
Reactions: Angelzz

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Eu estou um bocado hesitante porque ouvi dizer que mesmo os alunos que andam no privado tem explicações fora do colégio....E se é para isso mais vale ficar quieto.Não sei ,só não quero tomar a decisão errada.
Isso é, de facto, verdade. Uma percentagem relevante de alunoa tem explicações fora da escola.

• Like
Reactions: Rui Veiga

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Se te aplicares e fores tirando as tuas dúvidas com os professores, não precisas de explicações para nada ;)

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Lol é como te digo se os teus pais não têm avontade financeira para isso vai para uma publica! e imagina que numa disciplina não tas a acompanhar nem tirando duvidas nas aulas resulta , então ai se for mesmo preciso gasta um dinheiro numa explicação privada.

• Like
Reactions: Angelzz

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Bem deixo a minha opiniao quanto a este assunto! Ja saberes o que queres é um grande avanço,vais com outra mentalidade e sabes bem o que fazer para alcançar esse objetivo. E verdade que boa parte das escolas privadas inflaciona as notas,afinal está em jogo reputaçao e dinheiro da instituiçao,mas as inflacoes (nao tao acentuadas) tambem acontecem nas publicas,mas confesso que isso acaba por acontecer mais com alunos que estao em risco de chumbar.
Mais de metade do peso das tuas notas para entrar na faculdade está sobre os exames nacionais,e nesse campo estamos todos em pé de igualdade,por isso se nao tens uma condiçao financeira super confortavel para ires para uma privada nao o faças,nao vale muito a pena já que o que vai praticamente decidir a tua entrada sao os exames do Iave e nao as notas inflacionadas que te darao no privado.Há muita gente tanto do publico como do privado a quem a entrada em medicina é negada por causa dos exames nacionais.Como ves andar numa privada nao te assegura quase nada.
procura uma boa escola publica,esforça te desde o primeiro dia e prepara te muito bem para os exames nacionais (mais do que estudar tambem é preciso saber gerir o stress)
Muito boa sorte para esta nova etapa,aproveita bem e nunca desistas do teu sonho (mesmo que por vezes seja essa a vontade,fala agora uma pessoa desesperada com eles,mas que tenta manter a sanidade mental e nao desistir!:sweat:)

joaomfalcao

Membro
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Direito (PL)
Instituição
FDUL
Olá, eu estou atualmente numa escola pública no 12.º ano, e na minha perspectiva (aluno que sempre esteve em escolas públicas) gostaria de ter tido a oportunidade de mudar para uma escola privada quando fui para o secundário. Pela minha experiência e pelo que sei de alguns amigos que estão em privadas, as turmas na pública são de 28 alunos, enquanto que na privada são muito menos, tenho amigos em que eram 8 por turma. Isto acaba por ser um fator bastante importante visto que numa turma mais pequena consegues ter um rendimento muito maior, e na minha turma de 28 a confusão e o barulho era recorrente, acabando por afetar a turma inteira. Algo também que eu considero positivo na privada é o acompanhamento e ajuda dos professores, isto porque são turmas reduzidas, não significa que não aconteça na pública, mas é extremamente mais difícil. Inflação das notas apenas acontece quando alunos que têm 7 e 8 obtêm (sabe-se lá como) um 10 na nota final de ano, enquanto que são incapazes de dar um 18 a pessoas com 17,4, repito mais uma vez que isto são situações que acontecem na minha escola, talvez seja diferente noutras.
Tenho apenas 2 ou 3 conhecidos que têm uma média confortável para ingressar em Medicina, mas todos eles vieram para a pública no Secundário do ensino privado e são bastante dedicados, tendo mil e uma explicações por semana. Entrar em Medicina pelo ensino público não é impossível, mas digo-te que tens de esforçar o dobro ou mesmo o triplo, não tendo um acompanhamento tão dedicado como se calhar terias tido no privado.

• Like
Reactions: Euquerosermedica

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Epa, não sei em que escolas públicas é que vocês andam... Há melhores e piores escolas, sejam elas públicas ou privadas, mas não estou a entender porque é que estão a fazer um bicho de 7 cabeças tão grande sobre entrar em medicina andando numa escola pública... Quem trabalha entra vindo tanto de uma pública como de uma privada.

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Há tanta mas tanta gente a entrar em Medicina através do ensino público. Não têm de se dedicar "o dobro ou mesmo o triplo", têm que se dedicar e pronto - e dos privados também, porque podem não ter que se preocupar com certas disciplinas e tal, mas terão de trabalhar à mesma que ninguém faz a papinha toda por nós.

joaomfalcao

Membro
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Direito (PL)
Instituição
FDUL
Há tanta mas tanta gente a entrar em Medicina através do ensino público. Não têm de se dedicar "o dobro ou mesmo o triplo", têm que se dedicar e pronto - e dos privados também, porque podem não ter que se preocupar com certas disciplinas e tal, mas terão de trabalhar à mesma que ninguém faz a papinha toda por nós.
Nunca disse que nas escolas privadas os professores fazem “a papinha toda”, e isso até pode ser verdade, só como não estive numa não o posso dizer. O que quis evidenciar é que nas escolas privadas costuma-se ter um maior apoio do que nas públicas (apoio é diferente do que papinha feita, pelo menos para mim). Claro que é necessário esforço, para ter boas notas é sempre, só que, pelo que me dizem, os professores na privada ajudam-te a ultrapassar as tuas dificuldades em certos assuntos, têm mais tempo e espaço para se focar nos alunos, sinto que é um ensino mais individualista do que na pública em que é mais difícil com turmas de 28 alunos.
Se é verdade ou não, não sei, refiro mais uma vez que é o que me contam.

Mesquita

Membro Veterano
Matrícula
13 Agosto 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
UAveiro
O que acabaste de dizer é verdade, e não é difícil perceber porquê.
Ao user em questão eu aconselharia o serviço público, como faço sempre.
Acho que ficas melhor servido e melhor preparado.
Se pesquisares um bocadinho aqui no portal encontras informações relativas às desistências de pessoal que vem do privado que são bastante esclarecedoras.

Em última instância és sempre tu quem traça o teu caminho.
(Fica a nota de que podias gastar a mensalidade da privada em coisas mais fixes.)

• Like
Reactions: joaomfalcao
Matrícula
3 Abril 2018
Bom dia, alguém frequentou ou frequenta o colégio de Vizela(antigo colégio de Sezim)?
Gostaria de saber opiniões sobre este colegio. obrigada

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
R Fecho das escolas e inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 64
LENIN OPE - Orçamento Participativo das Escolas Ensino Secundário 2
raquelb Inscrição para os exames em escolas diferentes Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Sofia Domingues Avaliações diferentes entre Escolas Públicas no âmbito do Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular Ensino Secundário 22
Rickyy Escolas com ensino recorrente noturno ( Porto ) Ensino Secundário 1
deltabit Escolas de formação não superior Geral 0
G Inscrição em duas escolas diferentes Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Óscar Ye Jin Os alimentos que são dados pelas escolas para os alunos, nos bares da escola e nos refeitórios. Geral 5
Mafalda Cruz Azevedo Alunos de Escolas Internacionais Ensino Superior 0
Manuel Tav de Oliveira Escolas com Biologia e Química no Porto Ensino Secundário 14
Andreia200 Opiniões de escolas superiores Arquitetura, Artes Plásticas e Design 5
CarlosTeixeira12 Escolas Secundárias Lisboa Ensino Secundário 0
F Escolas de Gestão em Inglaterra Ciências Económicas e Empresariais 14
davis Ranking das Escolas Ensino Secundário 53
C Universidades privadas influenciam o acesso ao mundo do trabalho? Ensino Superior 5
A Universidades Privadas Privado Universitário 1
J Universidades Privadas do Porto Ciências Sociais e Serviços 0
D Posso candidatar-me a duas universidades privadas ? Concursos Institucionais – Privado 2
A Arquitetura em privadas no Porto - Lusíada ou Lusófona? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
M Medicina Veterinária: universidades privadas Recursos Naturais 1
Z Públicas ou Privadas? Ensino Superior 3
P Engenharia Informatica- Universidades Privadas Arquivo 1
P Universidades Privadas - Engenharia Informática Concursos Institucionais – Privado 1
J Universidades Privadas Concursos Institucionais – Privado 204