Escolha de área secundário

Valentina Zimer

Membro Caloiro
Matrícula
7 Abril 2021
Olá, estou no 9.º ano e estou indecisa para que área do secundário quero seguir. Estou indecisa em Línguas e humanidades ou ciências socioeconomicas. Eu escolhi línguas e humanidades porque sou uma excelente aluna a história e português mas tenho de no futuro eu não conseguir exercer a profissão dos meus sonhos. Por outro lado, escolhi ciências socioeconomicas porque é uma área que eu interessei-me muito porque fala sobre bolsas e negócios e pretendia fazer economia na faculdade mas eu não sou muito boa aluna a Matemática, este ano tive 72% e 63% nos testes e o meu receio é eu não conseguir fazer economia por causa da matemática. O que devo fazer? Ficava muito agradecida se pudessem ajudar-me.

jpnaximento

Membro
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Gestão
Instituição
Universidade de Évora
Olá Valentina tudo bem? Eu sou estudante do curso de Gestão e tirei no secundário ciências socioeconómicas. Queria começar por ter perguntar qual seria a profissão que gostavas de exercer no futuro, essa é a parte fundamental da resposta à tua pergunta de se devias ingressar num curso ou no outro. A meu ver deves seguir aquilo que te vai fazer mais feliz e aquilo que realmente ambicionas e não as disciplinas que tens mais facilidade ou que até tenhas bastante interesse mas que depois na altura da candidatura para o ensino superior não te irão servir para os cursos aos quais te queres candidatar.

Agora quanto a ciências socioeconómicas: A novidade aqui será Economia, disciplina pela qual nunca passaste durante o teu percurso escolar até agora já que as outras disciplinas não vão diferir muito no que já tiveste (geografia por exemplo). Aviso-te desde já que sobre a bolsa ou sobre negócios pouco se fala no secundário, sugiro-te que consultes o programa do curso para tentares perceber se corresponde realmente às tuas expectativas, no entanto, posso te dizer que gostares dessas áreas já é indicativo que economia pode ser mesmo para ti!

Podes consultar algumas matérias aqui mesmo na uniarea: Economia A

Quanto a matemática... Sou o melhor exemplo que podes ter. Fiquei retido 2x no secundário por causa de matemática e nunca desisti porque apesar de saber que tinha muitas dificuldades a esta disciplina tinha sempre eu vista o meu objetivo que era ingressar no curso de Gestão... E consegui!

Com isto só quero dizer que sim, tem em consideração todos os fatores mas se existe alguma coisa que querias muito por favor não deixes que uma disciplina te estrague os sonhos!

Se precisares de mais algum esclarecimento ou se achas que te posso ajudar de alguma forma sente-te à vontade para fazeres as questões que tiveres que eu vou tentar ajudar-te da melhor forma possível!

Cláudiaisamar05

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2021
Olá, estou no 9.º ano e estou indecisa para que área do secundário quero seguir. Estou indecisa em Línguas e humanidades ou ciências socioeconomicas. Eu escolhi línguas e humanidades porque sou uma excelente aluna a história e português mas tenho de no futuro eu não conseguir exercer a profissão dos meus sonhos. Por outro lado, escolhi ciências socioeconomicas porque é uma área que eu interessei-me muito porque fala sobre bolsas e negócios e pretendia fazer economia na faculdade mas eu não sou muito boa aluna a Matemática, este ano tive 72% e 63% nos testes e o meu receio é eu não conseguir fazer economia por causa da matemática. O que devo fazer? Ficava muito agradecida se pudessem ajudar-me.

Olá!
Eu vou te dar o meu caso como aluna do 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades.

No 10º ano eu tive : Português (TRIENAL) , Inglês Continuação (BIENAL), Espanhol Iniciação (BIENAL), Filosofia (BIENAL) , Educação Física (TRIENAL), História A (TRIENAL) e MACS ( Matemática aplicada às Ciências Sociais--(BIENAL)).

No 11º ano eu tive : Português, Inglês Continuação, Espanhol Iniciação, Filosofia, Educação Física, História A e MACS ( Matemática aplicada às Ciências Sociais).

No 12º ano eu tenho : Português, Educação Física, História A, Direito e Psicologia B.

Disciplinas como Espanhol, MACS, Direito e Psicologia B depende de ti (tu é que as escolhes, não são obrigatórias no curso) e depende da tua escola (Imagina que tu queres Espanhol. Se a escola não tiver alunos suficientes para formar uma turma tu és reencaminhada para outra disciplina, por exemplo, Francês ou Alemão ou Geografia)

As disciplinas bienais, como já referi, depende de ti e da tua escola .
Na minha escola oferecia-se Espanhol Iniciação/ Continuação (é continuação se começaste a disicplina no 7º ano); Francês Iniciação/ Continuação (é continuação se começaste a disicplina no 7º ano); Alemão Iniciação/ Continuação; MACS, Geografia A e Literatura Portuguesa.

ATENÇÃO: TU, NO 10º ANO, VAIS TER DE TE INSCREVER EM 2 DISCIPLINAS--GEOGRAFIA + MACS, GEOGRAFIA + ESPANHOL, ESPANHOL + MACS, LITERATURA + ALEMÃO, ALEMÃO + FRANCÊS, FRANCÊS + LITERATURA, LITERATURA+ MACS, LITERATURA + GEOGRAFIA, ...

Quando tu fazes a inscrição em Línguas e Humanidades tens, obrigatoriamente durante os 3 anos, as disciplinas de Português, História A e Educação Física
Quando tu fazes a inscrição em Línguas e Humanidades tens, obrigatoriamente durante 2 anos (10º e 11º) , as disciplinas de Inglês e Filosofia

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Relativamente ao curso...DEPENDE SÓ DE TI.

Acredita que esta é a 2º decisão mais importante da tua vida, escolhe com o coração. A 1º é mesmo se queres prosseguir estudos no Ensino Superior.

Eu fui para línguas não para fugir à matemática, mas sim porque gosto realmente de escrever, ler e, acima de tudo, comunicar.

Estas três coisas são muito importantes no curso de Humanidades--são a sua essência.

Tenta pensar assim: Qual é o curso que tem as disciplinas que mais/ menos gosto? Qual é a profissão dos meus sonhos? O que gosto realmente de fazer nos tempos livres?

Espero que esta explicação te tenha ajudado!

Alguma dúvida coloca-me aqui. Estarei atenta se responderes.

Claudia sol

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2021
Acabei o 9 ano e tenho dúvidas na área que escolher gosto de ciências mas não tive positiva na disciplina. Não sei se puderei ir para ciências?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Acabei o 9 ano e tenho dúvidas na área que escolher gosto de ciências mas não tive positiva na disciplina. Não sei se puderei ir para ciências?
Olá.
Podes ir, isso não tem nada a ver.

• Like
Reactions: Wraak