- Matrícula
- 1 Maio 2024
Resumindo, preciso de ajuda. Vou contar um bocado do meu percurso académico. No meu primeiro 10º ano fui para artes, mas com tanta gente a dizer-me que no máximo ia vender arte na praia, desisti da ideia e fui para humanidades. As disciplinas que escolhi foram literatura e alemão, visto que a minha maior paixão é a leitura. Basicamente, as únicas coisas que consigo estar horas a estudar, derivam das letras ou artes. Possuo um problema de saúde raro, piorou no meu segundo 10º ano e em consequência deixei duas disciplinas por fazer, mesmo que tenha concluído as restantes com boas notas. Com isso, optei por concluir o secundário num curso EFA - Percurso C, pelo simples facto de ter sido informada que isso anularia a minha média e somente as provas de ingresso contariam para o meu futuro acesso ao Ensino Superior. Acabei o secundário e fiz o exame de Português, no qual tive 18. Até aqui tudo bem. O problema começa quando escolhi ir para Administração Pública, odiei. A universidade que escolhi é extremamente desorganizada, moro a 2 horas de transportes de Lisboa e mal pus os pés na universidade, pois às poucas aulas que fui, aprendi um redondo zero. São poucos os professores que realmente ensinam e não se resumem a ler os PP. Pensei que fosse do curso, e este ano letivo mudei para GRH na mesma faculdade. Erro meu. Mudar de universidade nem é uma questão, porque de facto é o que vou fazer. A minha pergunta é, vale a pena ir para letras e, se sim, qual seria a melhor opção? Sinceramente, com a situação dos jovens hoje em dia começo a achar que realmente mais vale ir para um curso que goste a sério e não somente basear-me no salário que posso vir a ter ou nas saídas profissionais. Seja em que curso for, se a pessoa empenhar-se, resulta. Neste momento provavelmente nem vou fazer os exames do segundo semestre, porque detesto genuinamente o curso, talvez influenciada pela dinâmica medíocre da universidade. O meu exame de português ainda se encontra válido. Se alguém tiver uma opinião, agradeceria imenso <3