Escolha do curso

RMBB

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2021
Olá! Sou aluna do décimo segundo ano da área de científicos e vou-me candidatar este ano ao ensino superior. Tive como opções neste ano letivo Biologia, Física e Química. Gostaria que este curso tivesse relacionado com aquilo que me mais agradou. Em biologia foi definitivamente genética e a imunidade e controlo de doenças (gosto também de constituintes básicos da célula, matéria dada no décimo ano bem como a síntese proteica e tudo o que tenha haver com ácidos nucleicos, proteínas,..). Em física gostei principalmente da parte inicial dos movimentos. A química do 12 ano não me entusiasmou tanto relativamente à matéria, mas continuo a gostar da disciplina. Já pensei em bioquímica e biologia (e até em seguir ciências forenses no futuro) mas gostava que houvesse algum equilibrio entre química e biologia e se possível física.
O que me recomendam? Agradecia uma resposta se fosse possível. Obrigada.

Última edição:
Como é que tives-te Biologia, Fisica e Química no 12º ano?
Normalmente só se tem duas disciplinas opcionais.

• Like
Reactions: Diana Valença
Podes ter até 3 opções. Depois é que só podes escolher duas dessas três.
Eu escolhi Fisica e Quimica. Na altura acho tivemos de colocar primeira opção e segunda opcao.

Da maneira que descreves-te as disciplinas pareceu-me que tinhas tido as 3.

Nao conheço nenhum curso que junte as três áreas, fisica, química e biologia. Por isso não te posso ajudar

Olá, eu recomendaria dar uma olhada a cursos como bioengenharia, engenharia biológica ou biotecnologia, pois incluem as três vertentes. Penso que em engenharia química também podes seguir uma vertente mais biológica, mas não é um curso com uma componente tão forte em biologia como os anteriormente referidos.

Espero ter ajudado e se quiseres podes mandar mensagem :)

Olá! Sou aluna do décimo segundo ano da área de científicos e vou-me candidatar este ano ao ensino superior. Tive como opções neste ano letivo Biologia, Física e Química. Gostaria que este curso tivesse relacionado com aquilo que me mais agradou. Em biologia foi definitivamente genética e a imunidade e controlo de doenças (gosto também de constituintes básicos da célula, matéria dado no décimo ano bem como a síntese proteica e tudo o que tenha haver com ácidos nucleicos, proteínas,..). Em física gostei principalmente da parte inicial dos movimentos. A química do 12 ano não me entusiasmou tanto relativamente à matéria, mas continuo a gostar da disciplina. Já pensei em bioquímica e biologia mas gostava que houvesse algum equilibrio entre química e biologia e se possível física.
Da uma vista de olhos no curso de engenharia química e biologica da uminho! Tem as duas componentes que queres e, como é engenharia, acabas também por teres física! É um curso 'novo' surgiu devido ao término dos mestrados Integrados e vem substituir o antigo curso de engenharia biológica, porém existem bastantes cadeiras semelhantes

Última edição:
Eu escolhi Fisica e Quimica. Na altura acho tivemos de colocar primeira opção e segunda opcao.

Da maneira que descreves-te as disciplinas pareceu-me que tinhas tido as 3.

Nao conheço nenhum curso que junte as três áreas, fisica, química e biologia. Por isso não te posso ajudar
Obrigada na mesma.
Post automatically merged:

Olá, eu recomendaria dar uma olhada a cursos como bioengenharia, engenharia biológica ou biotecnologia, pois incluem as três vertentes. Penso que em engenharia química também podes seguir uma vertente mais biológica, mas não é um curso com uma componente tão forte em biologia como os anteriormente referidos.

Espero ter ajudado e se quiseres podes mandar mensagem :)
Obrigada pela atenção e por responderes!

Da uma vista de olhos no curso de engenharia química e biologica da uminho! Tem as duas componentes que queres e, como é engenharia, acabas também por teres física! É um curso 'novo' surgiu devido ao término dos mestrados Integrados e bem substituir o antigo curso de engenharia biológica, porém existem bastantes cadeiras semelhantes
Obrigada por responderes!

Se seguir ciências forenses (mestrado) qual é a licenciatura que deveria escolher?
Olá!

Por exemplo, no mestrado da FMUP, eles privilegiam e parece-me que a generalidade dos mestrados desta área têm preferência por:
"Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina, Medicina Dentária, Direito, Química, Bioquímica, Engenharia Química, Farmácia, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Psicologia, Antropologia, Enfermagem, Serviço Social, Ciências Laboratoriais Forenses, Ciências Criminais e Ciências Policiais".

Eu diria que, tendo tu ainda bastante tempo para decidires o mestrado, seria sensato optares por um destes cursos e encará-lo como uma área com múltiplas saídas. Portanto, o meu conselho é escolheres uma licenciatura versátil dentro destas áreas, uma vez que são aquelas mais valorizadas no acesso ao mestrado.

Boa sorte!

Não conheço muito bem essas áreas mas sei que pelo menos a FCUL dá-te acesso a minors, que consiste num conjunto de 30 ECTS opcionais, escolhidos de entre um agrupamento pré-estabelecido de unidades curriculares de uma mesma área podendo ser uma área diferente do curso. Na FCUL há vários minors entre eles de Biologia, Física e Quimica. Só não sei muito bem como funciona mas têm feito lives no insta sobre o curso

Olá!

Por exemplo, no mestrado da FMUP, eles privilegiam e parece-me que a generalidade dos mestrados desta área têm preferência por:
"Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina, Medicina Dentária, Direito, Química, Bioquímica, Engenharia Química, Farmácia, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Psicologia, Antropologia, Enfermagem, Serviço Social, Ciências Laboratoriais Forenses, Ciências Criminais e Ciências Policiais".

Eu diria que, tendo tu ainda bastante tempo para decidires o mestrado, seria sensato optares por um destes cursos e encará-lo como uma área com múltiplas saídas. Portanto, o meu conselho é escolheres uma licenciatura versátil dentro destas áreas, uma vez que são aquelas mais valorizadas no acesso ao mestrado.

Boa sorte!
Obrigada pela resposta!!

Não conheço muito bem essas áreas mas sei que pelo menos a FCUL dá-te acesso a minors, que consiste num conjunto de 30 ECTS opcionais, escolhidos de entre um agrupamento pré-estabelecido de unidades curriculares de uma mesma área podendo ser uma área diferente do curso. Na FCUL há vários minors entre eles de Biologia, Física e Quimica. Só não sei muito bem como funciona mas têm feito lives no insta sobre o curso
Obrigada.

• Like
Reactions: Diana Valença
Olá! Eu faço parte da comissão de festas de Bioquímica da Universidade do Minho e queremos ajudar-te a ultrapassar esta fase complicada e repleta de questões da melhor forma. Se pensaste ou pensas candidatar-te em Bioquímica nós organizamos esta sessão em colaboração com alunos de diferentes anos do curso de Bioquímica da Universidade do Minho com o intuito de te dar a conhecer aquele que é o melhor curso desta academia. Queremos esclarecer as tuas dúvidas e dar-te a conhecer aquilo que estudamos, investigamos e trabalhamos durante esta licenciatura. Acima de tudo, queremos ajudar-te na tua escolha.
Inscreve-te no link que se encontra na biografia do nosso instragam (@comissaofestas_bq) até dia 01 de agosto para a sessão zoom que irá decorrer no dia 03 de agosto pelas 18 horas.
Contamos contigo e com as tuas dúvidas!
Vemo-nos em breve,

Comissão de Festas de Bioquímica 2021/22

Attachments

• palestra bq.jpeg
    palestra bq.jpeg
    128 KB · Visitas: 1
Olá! Sou aluna do décimo segundo ano da área de científicos e vou-me candidatar este ano ao ensino superior. Tive como opções neste ano letivo Biologia, Física e Química. Gostaria que este curso tivesse relacionado com aquilo que me mais agradou. Em biologia foi definitivamente genética e a imunidade e controlo de doenças (gosto também de constituintes básicos da célula, matéria dada no décimo ano bem como a síntese proteica e tudo o que tenha haver com ácidos nucleicos, proteínas,..). Em física gostei principalmente da parte inicial dos movimentos. A química do 12 ano não me entusiasmou tanto relativamente à matéria, mas continuo a gostar da disciplina. Já pensei em bioquímica e biologia (e até em seguir ciências forenses no futuro) mas gostava que houvesse algum equilibrio entre química e biologia e se possível física.

Pela tua descrição parece-me que irias gostar de Biologia. Eu estou em Biologia na FCUL e corresponde quase exatamente áquilo que tu escreveste. É um curso super abrangente, e que tem de tudo!
Tens aqui uma resposta que dei a um rapaz que tinha a mesma duvida que tu, em que vou mais ao detalhe sobre o curso.
Tens aqui o plano de estudos de Biologia na FCUL se quiseres ficar mais informado sobre aquilo que eu escrevi
Boa sorte!