Escolhi o curso errado e agora? Estou completamente perdida.

jessicasmc

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Instituição
Línguas e Humanidades
Olá! Eu tbm queria fazer o 12º ano em CT, mas disseram que teria que começar do 10º ano, então penso em deixar como está e sim tirar uma ano para focar nos exames de ingresso. Pois, tbm queria saber se isto se aplica no meu caso, porque se der, poderia fazer os exames equivalentes ao curso de CT, talvez na 2ª fase (se possivel). É verdade "É difícil mas não é impossível".
Muito obrigada por partilhar essa experiência .
Não quero estar a dar informações erradas, mas penso que seja possível, visto que já vi pessoas a fazê-lo! Até porque repara: existem disciplinas de compenente geral (Português, Filosofia, Inglês e Educação Fisica), ou seja, essas disciplinas estão feitas independentemente do curso, porque são iguais para todos, exceto Português e EF que terias de terminar no 12º mas terias de o fazer em qualquer situação. Portanto terias de fazer os exames de componente especifica como aluna externa para teres as equivalências. Não sei se é possível fazeres os exames agora em 2ª fase. Aconselho-te a tentar falar com algum professor ou alguém da secretária para teres todas as informações e poderes tomar uma decisão com base nessas informações :)

• Like
Reactions: Ana Luiza Silva
Matrícula
29 Junho 2020
Não quero estar a dar informações erradas, mas penso que seja possível, visto que já vi pessoas a fazê-lo! Até porque repara: existem disciplinas de compenente geral (Português, Filosofia, Inglês e Educação Fisica), ou seja, essas disciplinas estão feitas independentemente do curso, porque são iguais para todos, exceto Português e EF que terias de terminar no 12º mas terias de o fazer em qualquer situação. Portanto terias de fazer os exames de componente especifica como aluna externa para teres as equivalências. Não sei se é possível fazeres os exames agora em 2ª fase. Aconselho-te a tentar falar com algum professor ou alguém da secretária para teres todas as informações e poderes tomar uma decisão com base nessas informações :)
Eu vou passar a saber se há possibilidades! Obrigada Jéssica :)

• Love
Reactions: jessicasmc
Matrícula
28 Agosto 2019
Curso
Matemática
Instituição
Fcup
Foi mesmo uma grande jornada, parabéns por conseguires! Eu também não sou fã de matemática, não me dou bem com ela hahhaa
Esse era um dos meus medos de ir para CT, a matemática e também a FQ, todos falavam que era difícil este curso ( e realmente é) então achei que não conseguiria, por isso optei por LH ( me arrependi). Mais uma vez obrigada Neiaj. Espero conseguir passar tbm.
Olá. Tudo bem? Fiquei um pouco tocada pela tua intensa dedicação para entrares num curso fora da tua área. Se realmente queres entrar em medicina tens de tirar no minimo 14 em F. Q, B. G e Mat A por outro lado nutrição é um curso mais acessível. Mas chegando ao ponto, se precisares de ajuda em matemática não hesites em chamar no privado :) ( até me oferecia para as restantes mas já vai um tempinho que não toco naquelas disciplinas 😬)
E aconselho-te a começares a trabalhar o mais brevemente possível porque essas 3 disciplinas são bem trabalhosas
O teu sonho não é impossível. Boa sorte

• Like
Matrícula
29 Junho 2020
Olá. Tudo bem? Fiquei um pouco tocada pela tua intensa dedicação para entrares num curso fora da tua área. Se realmente queres entrar em medicina tens de tirar no minimo 14 em F. Q, B. G e Mat A por outro lado nutrição é um curso mais acessível. Mas chegando ao ponto, se precisares de ajuda em matemática não hesites em chamar no privado :) ( até me oferecia para as restantes mas já vai um tempinho que não toco naquelas disciplinas 😬)
E aconselho-te a começares a trabalhar o mais brevemente possível porque essas 3 disciplinas são bem trabalhosas
O teu sonho não é impossível. Boa sorte
Olá Cristiana, estou bem e você? Muito obrigada de verdade por me oferecer ajuda em matemática, creio que vou precisar muito da sua ajuda. Eu já começei a estudar, estou um pouco perdida, pq não sei ao certo por qual conteúdo começar hahhaha. Algumas pessoas disseram me que teria que tirar 19 nos exames para passar em medicina, já que pode tirar no minimo 14, fico um pouco aliviada (mais ou menos hahaha). Obrigada por me responderes.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Olá Cristiana, estou bem e você? Muito obrigada de verdade por me oferecer ajuda em matemática, creio que vou precisar muito da sua ajuda. Eu já começei a estudar, estou um pouco perdida, pq não sei ao certo por qual conteúdo começar hahhaha. Algumas pessoas disseram me que teria que tirar 19 nos exames para passar em medicina, já que pode tirar no minimo 14, fico um pouco aliviada (mais ou menos hahaha). Obrigada por me responderes.
Precisas do mínimo de 14 em cada exame para te poderes candidatar, mas não quer dizer que chegue. Esses exames vão contar 50% da tua nota de candidatura, pelo que tens de fazer a conta com a tua média de secundário para ver mais ou menos quanto precisarias para entrar (tendo como referência as notas dos últimos colocados que têm sido habituais). 😊

Matrícula
28 Agosto 2019
Curso
Matemática
Instituição
Fcup
Estou bem. Obrigada. Vou tentar selecionar os temas mais importantes e as respetivas bases por ordem para te facilitar o estudo. Vou tentar enviar o mais brevemente possível :)

• Love
Matrícula
29 Junho 2020
Estou bem. Obrigada. Vou tentar selecionar os temas mais importantes e as respetivas bases por ordem para te facilitar o estudo. Vou tentar enviar o mais brevemente possível :)
Muito obrigadaaa 🤩
Mensagem fundida automaticamente:

Precisas do mínimo de 14 em cada exame para te poderes candidatar, mas não quer dizer que chegue. Esses exames vão contar 50% da tua nota de candidatura, pelo que tens de fazer a conta com a tua média de secundário para ver mais ou menos quanto precisarias para entrar (tendo como referência as notas dos últimos colocados que têm sido habituais). 😊

Oooh😯 Está bem, muito obrigada por me responderes!

• Like
Reactions: Blasty

AEL

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá pessoal da Uniarea. Estou no curso de línguas e humanidades (11º), mas estou muito arrependida de ter escolhido este curso, no início estava totalmente indecisa ao escolher o curso no secundário, não sabia qual profissão seguir, etc. Porém, agora decidi a minha profissão, quero ser nutricionista ou médica, mas para isso teria que ir para Ciências e tecnológias. O que eu posso fazer agora? Estou muito perdida e triste por não ter escolhido o curso certo :(. Eu gostaria de saber se eu ainda consigo entrar na faculdade ou se ainda tenho possibilidades de fazer essa profissão. As faculdades aceitam-me mesmo por não ter feito ciências e tecnológia? O que devo fazer agora?
Olá :) admiro mesmo a tua dedicação em querer fazer o melhor para entrar no curso que queres.
Mas acho que deves ser realista...pelo que disseste acima também não és grande fã de matemática (e a matemática que tiveste em línguas era macs que é muito mais fácil que mat A). Honestamente e não querendo destruir sonhos, acho mesmo muito difícil num ano aprenderes tudo de bio, fq e mat A e conseguir tirar muito boa nota nos exames nacionais. Não é impossível, claro que não, mas se para os que já estão em ciências muitas vezes é difícil tirar notas suficientes nos exames para entrar em medicina, então para alguém que não teve tanta preparação acho que ainda é muito pior. Tens de ser realista, claro que para te candidatares a medicina só precisas de ter 14 nos exames nacionais mas ninguém que tenha 14 nos 3 exames entra em medicina. Mesmo que tivesses 20 de nota interna não entravas em medicina. Não estou com isto a querer ser má nem nada do género, mas acho mesmo que deves ponderar bem porque não me parece que estejas a ver bem a realidade.
Se queres mesmo entrar em medicina, acho que o melhor era mesmo ou voltar ao 10º para conseguires ter as bases desde o início ou então arranjar explicação a essas 3 cadeiras e mesmo assim acho pouco improvável que aprendas bem matemática de 3 anos num só (bio não acho que seja impossível, fq já é mais complicado e mat ainda mais). Acho que devias bem ponderar porque estamos a falar do teu futuro e se é isso mesmo que queres não acho que "perder" 2 anos ao voltar para o 10ºano seja assim tão dramático, tens de pensar a longo prazo.

E surge-me outra questão (por curiosidade) não gostaste de línguas? Eu pergunto isto porque, para mim, é um pouco estranho alguém decidir que queira medicina sem nunca ter tido biologia, por exemplo. Mas há pessoas que efetivamente nascem com esse bichinho da medicina e podes ser uma delas :)
O importante é que vás para um curso porque gostas mesmo e não pelo que ouves falar

Matrícula
29 Junho 2020
Olá :) admiro mesmo a tua dedicação em querer fazer o melhor para entrar no curso que queres.
Mas acho que deves ser realista...pelo que disseste acima também não és grande fã de matemática (e a matemática que tiveste em línguas era macs que é muito mais fácil que mat A). Honestamente e não querendo destruir sonhos, acho mesmo muito difícil num ano aprenderes tudo de bio, fq e mat A e conseguir tirar muito boa nota nos exames nacionais. Não é impossível, claro que não, mas se para os que já estão em ciências muitas vezes é difícil tirar notas suficientes nos exames para entrar em medicina, então para alguém que não teve tanta preparação acho que ainda é muito pior. Tens de ser realista, claro que para te candidatares a medicina só precisas de ter 14 nos exames nacionais mas ninguém que tenha 14 nos 3 exames entra em medicina. Mesmo que tivesses 20 de nota interna não entravas em medicina. Não estou com isto a querer ser má nem nada do género, mas acho mesmo que deves ponderar bem porque não me parece que estejas a ver bem a realidade.
Se queres mesmo entrar em medicina, acho que o melhor era mesmo ou voltar ao 10º para conseguires ter as bases desde o início ou então arranjar explicação a essas 3 cadeiras e mesmo assim acho pouco improvável que aprendas bem matemática de 3 anos num só (bio não acho que seja impossível, fq já é mais complicado e mat ainda mais). Acho que devias bem ponderar porque estamos a falar do teu futuro e se é isso mesmo que queres não acho que "perder" 2 anos ao voltar para o 10ºano seja assim tão dramático, tens de pensar a longo prazo.

E surge-me outra questão (por curiosidade) não gostaste de línguas? Eu pergunto isto porque, para mim, é um pouco estranho alguém decidir que queira medicina sem nunca ter tido biologia, por exemplo. Mas há pessoas que efetivamente nascem com esse bichinho da medicina e podes ser uma delas :)
O importante é que vás para um curso porque gostas mesmo e não pelo que ouves falar
Eu entendo o que queres dizer e acredita, eu já pensei em tudo isto que disseste, já pensei "Ah, mas isso é impossivel" ; "eu não vou conseguir"; "é muito difícil". Nada na vida é fácil. Eu sei que isso tudo é muito difícil, mas eu quero tentar, não custa tentar. Se não deu certo, pelo menos eu tentei. Se der certo, vai ser uma imensa alegria para mim. Quando eu disse "me arrependi" quis dizer que arrependi de ir pela cabeça dos outros e por não ter seguido aquilo que eu realmente queria e por ter duvidado de mim mesma, pois eu ia para CT, mas todos disseram que era muito difícil e achei que eu poderia chumbar e não queria isso. Mas em ter feito o curso de LH não foi um arrependimento, pois sempre aprendemos qualquer coisa, mesmo se for algo pequeno. Não posso dizer que gostei MUITO de LH, porque eu não estava a fazer algo que eu realmente gostava, mas foi fixe.
É verdade, eu nunca tive biologia, mas eu me interessei por medicina porque, eu sempre admirei essa profissão e me imaginei seguindo ela profissionalmente ( mesmo sendo um pouco tarde para descobrir oq realmente queria ser ) apesar das disciplinas que tem. Muito obrigado por responderes, com certeza me ajudou a ver tudo com mais clareza.

• Like
Reactions: AEL
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
TigasPraz Preciso de ajuda a escolher o curso! Candidatos 2020/2021 0
Anastasiya German Curso de Novas Tecnologias e Comunicacao Candidatos 2020/2021 0
LeonardoCruz Faz diferença a instituição onde tiro o curso? Ensino Superior 1
M Curso de desporto na ESEV Candidatos 2020/2021 0
Imthepantaloon_ Dúvida transferência interna de curso e concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
GMS99 Dúvida sobre possível mudança de curso após 2°fase Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Pedro Bom ISCTE Transferência de curso ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
Cátia_16 Escolha de Curso Humanidades, Secretariado e Tradução 1
C Trocar de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 14
laura_rodrigues Inscrever-me numa disciplina de outro curso Ensino Secundário 4
ammc Mudança de curso para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Yoda246 Opção do curso Concurso Nacional e Locais - Público 1
biarodrigues Será que consigo entrar no curso que quero? Candidatos 2020/2021 3
Juam Concorrer ao mesmo curso horário normal e pós-laboral? Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Curso EFA, ficha ENES e candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
R Mudança de curso para Engenharia Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Mudança de curso após a candidatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Sofiasantos23 Qual universidade escolher para o curso de direito? Ciências Sociais e Serviços 0
M Reingresso no mesmo curso, na mesma Uni Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
tidkdk Mudança de curso Economia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
D Recandidatura para o mesmo curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Posso mudar de curso? Ensino Secundário 2
L Transferência curso Direito para a FDUL, Católica, NOVA Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
N UMinho Transferência de curso Universidade do Minho 13
cersux Alguém dos Açores vai concorrer para a UÉvora? Se sim, qual curso? Candidatos 2020/2021 0
Karl IST Ajuda a escolher o curso Universidade de Lisboa 7
I Reingresso e mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
B Que curso escolher relacionado com o ambiente? Recursos Naturais 9
D É possível mudar de curso sem ter de fazer o 10º ano novamente? Ensino Secundário 1
joaotomas.io Mudança de curso pelo concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
H Curso UA que permita ir para o ramo da robótica não industrial Tecnologias 3
C ISEC é uma boa escolha para o curso de Informática? Tecnologias 0
M Dúvida Escolha de Curso Superior Candidatos 2020/2021 0
M Devo mudar de curso? Ensino Superior 1
A Curso para trabalhar futuramente em investimentos e bolsa Ciências Económicas e Empresariais 0
A Curso para futuramente trabalhar com segurança informática Tecnologias 4
S Transferência de curso e de país Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
Gabriela Borges Ajuda na escolha do curso superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
Imthepantaloon_ Mudança de Curso - UMinho Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
M Perda de vaga em curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
T Mudança de par intituição/curso- FEUC para FDUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
M Posso seguir um curso de uma área diferente do secundário? Ensino Secundário 1
S Mudança de curso de Enfermagem Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
E Escolha do curso superior Ensino Superior 5
A Curso de Serviço Social na Faculdade de Coimbra ou no ISSSP? Ciências Sociais e Serviços 4
V Mudança de Faculdade e curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Mudança de par instituição/curso com exames da segunda fase Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
K Aluna curso professional Concurso Nacional e Locais - Público 1
1 Mudança de par intituição/curso - Gestão na Universidade de Coimbra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
carlagoncalvesp Mudança de Curso Utad Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1