Estágio de verão para estudantes de Medicina

DiogoFigueiredo8

Membro Caloiro
Matrícula
6 Dezembro 2019
Olá!! Sou estudante do 4°ano de Medicina em Espanha e estou muito interessado em fazer um estágio de verão num hospital português nas próximas férias, sobretudo para ver o ambiente hospitalar, protocolos e funcionamento em hospitais portugueses, uma vez que tenho intenção de regressar a Portugal e fazer o internato médico aqui. Entrei em contacto com a ANEM que organiza todos os anos o estágio de verão e a resposta que obtive foi que não sendo estudante em Portugal não poderia aceder a esse tipo de atividade. É possível fazer algo parecido por outra via?

Olá!! Sou estudante do 4°ano de Medicina em Espanha e estou muito interessado em fazer um estágio de verão num hospital português nas próximas férias, sobretudo para ver o ambiente hospitalar, protocolos e funcionamento em hospitais portugueses, uma vez que tenho intenção de regressar a Portugal e fazer o internato médico aqui. Entrei em contacto com a ANEM que organiza todos os anos o estágio de verão e a resposta que obtive foi que não sendo estudante em Portugal não poderia aceder a esse tipo de atividade. É possível fazer algo parecido por outra via?
Olá!

Sim, é possível. Eu estudei em Portugal e, mesmo assim, fiz um estágio extra no verão quando passei do 1º para o 2º ano em Medicina Interna durante 3 semanas, sem ser desses da ANEM (na altura, estando no 1º ano, pela ANEM acho que só deixavam fazer no centro de saúde e essa experiência já tinha tido no final do 1º ano por 2 semanas). Foi uma questão de contactar o hospital onde queria fazer o estágio (geralmente acabam todos por ter um departamento de formação ou com algum nome assim semelhante, que se dedica a receber alunos, iacs, internos, etc, e a coordenar/gerir a burocracia associada a esses estágios ou em relação ao internato) e foi averiguar essa mesma possibilidade, preencher papelada, fazer um seguro à parte que era obrigatório para esse período e pronto. Gostei muito da experiencia, aprendi muito mas se voltasse atrás acho que estaria mas é quietinha a aproveitar o verão ahahah sobretudo por ainda ser tão "verde" no curso, mas pronto era o excitement inicial de caloira a falar mais alto.