Estágio Erasmus onde encontrar oportunidades?

Mmar

Membro Caloiro
Matrícula
20 Outubro 2016
Hey. Vou entrar este ano no Msc em Ecologia e Gestão Ambiental.
Queria fazer o meu estágio/dissertação lá fora, na Europa.
Como o prazo de candidatura a Erasmus para 2022 é a até Dezembro preciso de descobrir algo ASAP.
Os meus futuros professores não sabem de estágios internacionais, como tal ando numa procura incessante por ONG’s, empresas de ambiente, parques naturais. Já consultei inúmeros sites, mas tem sido super difícil.
Alguém já fez estágio lá fora nesta área?
Ou dicas para procurar, sítios que conheçam que costumam abrir internships? Alguma coisa que possa ajudar?
Help a girl out

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Como o prazo de candidatura a Erasmus para 2022 é a até Dezembro preciso de descobrir algo ASAP.
Os meus futuros professores não sabem de estágios internacionais, como tal ando numa procura incessante por ONG’s, empresas de ambiente, parques naturais. Já consultei inúmeros sites, mas tem sido super difícil.
Ou dicas para procurar, sítios que conheçam que costumam abrir internships? Alguma coisa que possa ajudar?
Help a girl out
Olá @Mmar,

Acho que ONGs e parques naturais não vais ter muita sorte porque a tua dissertação tem de ter um caráter científico e grande parte não vai ter infraestrutura para este tipo de atividades. Terás muita mais sorte em empresas, universidades e instituições de investigação (públicas e privadas). No caso das universidades, para o Erasmus+ Traineeship não é necessário haver um protocolo direto entre a tua universidade e a universidade que vais fazer o estágio mas podes olhar para os acordos que existem para teres noção de quais são as tuas opções (e também facilitar a tua escolha).

Fora isto, podes fazer o estágio também numa instituição da UE e sei que há algumas com estágios abertos para fazer teses de mestrados por isso é uma questão de procurares aquelas que se alinham com o teu mestrado e contactar diretamente. Se forem simpáticos até te podem ajudar com empresas que trabalham na área e/ou podes procurar diretamente na página colaborações que tenham.

Boa sorte! Se tiveres questões, estás à vontade :)

Mmar

Membro Caloiro
Matrícula
20 Outubro 2016
Olá @Mmar,

Acho que ONGs e parques naturais não vais ter muita sorte porque a tua dissertação tem de ter um caráter científico e grande parte não vai ter infraestrutura para este tipo de atividades. Terás muita mais sorte em empresas, universidades e instituições de investigação (públicas e privadas). No caso das universidades, para o Erasmus+ Traineeship não é necessário haver um protocolo direto entre a tua universidade e a universidade que vais fazer o estágio mas podes olhar para os acordos que existem para teres noção de quais são as tuas opções (e também facilitar a tua escolha).

Fora isto, podes fazer o estágio também numa instituição da UE e sei que há algumas com estágios abertos para fazer teses de mestrados por isso é uma questão de procurares aquelas que se alinham com o teu mestrado e contactar diretamente. Se forem simpáticos até te podem ajudar com empresas que trabalham na área e/ou podes procurar diretamente na página colaborações que tenham.

Boa sorte! Se tiveres questões, estás à vontade :)
Hey
Obrigada por teres respondido e teres te disponibilizado para ajudar!
Em relação ao 1° ponto que mencionaste: já fiquei com ele registado.
Em relação ao 2° ponto, para encontrar empresas têm de ser mesmo uma pesquisa “Google”, right?
Numa instituição da UE é onde realmente queria fazer (especialmente porque tenho interesse por políticas e direito do ambiente) ou então em particular na (AEA) agência europeia do ambiente.

No que toca a instituições e no caso da AEA, nunca vejo os internships em aberto nos sites. Estava a pensar em contactar diretamente com elas e expor o que procuro. Não sei se é assim que se procede, estou no início do processo.
Sabes de algumas? Consultas isso em algum site?
Thanks once again :)

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Hey
Obrigada por teres respondido e teres te disponibilizado para ajudar!
Em relação ao 1° ponto que mencionaste: já fiquei com ele registado.
Em relação ao 2° ponto, para encontrar empresas têm de ser mesmo uma pesquisa “Google”, right?
Numa instituição da UE é onde realmente queria fazer (especialmente porque tenho interesse por políticas e direito do ambiente) ou então em particular na (AEA) agência europeia do ambiente.

No que toca a instituições e no caso da AEA, nunca vejo os internships em aberto nos sites. Estava a pensar em contactar diretamente com elas e expor o que procuro. Não sei se é assim que se procede, estou no início do processo.
Sabes de algumas? Consultas isso em algum site?
Thanks once again :)
Olá @Mmar,

Sim! Google e LinkedIn serão as melhores ferramentas para perceberes que empresas atuam na tua área. Normalmente podes também procurar conferências e eventos conhecidos e ver quais são os parceiros/sponsors.

Relativamente à AEA, podes tentar contactar diretamente e ver o que te dizem. Relativamente aos traineeships: Homepage | Traineeships (são regulados a nível Europeu e não instituição a instituição).

Boa sorte!

• Love
Reactions: Mmar

Inês Ceia

Membro
Matrícula
24 Julho 2017
Curso
Tradução e Interpretação Especializadas
Instituição
ISCAP
Help a girl out
Olá! Eu ainda não fiz, mas estou a preparar a realização de um estágio Erasmus+ no segundo semestre de 21/22. Inicialmente também andei à procura pelos inúmeros sites que aparecem sempre e que são sempre recomendados, e que, supostamente, costumam ter muitas oportunidades para futuros estagiários (erasmusintern e etc), mas nunca encontrei nada para mim. O que passei a fazer, recomendado por outra pessoa que já tinha estado na mesma situação, foi pesquisar empresas na zona/cidade onde queria estagiar e sugiro que faças o mesmo (isso se já tiveres preferência, se não, pesquisa várias cidades). Andei a procurar os e-mails de cada empresa/departamento de gestão de recursos humanos da empresa e a mandei-lhes um e-mail diretamente a suplicar que pudesse lá estagiar sob as circunstâncias do programa Erasmus+. Mandei uns 7/8 e tive duas empresas a responder, mas conheço quem mande muitos mais antes de ter uma resposta positiva. É o melhor método que conheço.

Não sei se já te dedicaste a isto, mas antes disto tudo tens tens de falar com o gabinete de relações internacionais da tua faculdade para te candidatares ao programa Erasmus+ e só depois é que tens de apresentar a empresa/ONG/o que seja onde queres estagiar. Só para dar uma ideia eu candidatei-me no início deste ano, soube que fui aceite para fazer um estágio em abril/maio e só até outubro/novembro é que tenho de enviar ao certo os documentos a dizer em que empresa é que vou estagiar. Isto pode ser diferente para cada faculdade tho e não sei como é a tua situação.

Não sei como funciona com dissertações, mas se tiveres mais dúvidas em relação a estágios, não tenhas medo em mandar-me uma mensagem!