Olá a todos, como já partilhei num outro tópico, gostava de ir para o curso de enfermagem. Mas infelizmente não sei se vou conseguir entrar ou não. Sabem quais foram as médias de candidatura do ano passado nas principais escolas de enfermagem? Tenho outra dúvida: alguém já fez algum estágio de enfermagem durante o curso? Se sim, por favor contem me como foi a vossa experiência!
Olá! Já fiz o curso de Enfermagem e, apesar de já ter terminado há algum tempo, posso contar um pouco da minha experiência. O curso de Enfermagem que frequentei estava dividido de forma diferente, há politécnicos em que o curso tem 2 anos teóricos/práticos e, posteriormente, 2 anos só de ensino clinico, como foi dito pelo
@Edgar H, no caso do politécnico em que tirei o curso, começamos logo no 1º ano com ensino clinico (1 mês no 1º ano, 6 meses no 2º e 3º anos e 9 meses no 4º ano).
Acho que de uma forma geral, é normal nos primeiros ensinos clínicos ires com algum receio e hesitação, pois vais contactar pela primeira vez com os utentes e realizar procedimentos técnicos, que até então eram feitos em bonecos/ modelos. Há medida que vais realizando os ensinos clínicos, vais ganhando mais destreza a nivel técnico, assim como vais ganhando mais à vontade com os utentes e vais adquirindo cada vez mais conhecimentos. Tens ensino clínico a nível hospitalar, em que passas por diversos serviços como Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Medicina, Cirurgia, etc., e a nível comunitário, em que passas pelo Centro de Saúde. O importante é treinar bastante, nos ensinos clínicos vão surgindo algumas oportunidades de colher sangue, fazer algaliações, entubações, etc., apesar de alguns procedimentos poderem ser dificeis, é muito importante aproveitares essas oportunidades para praticar. Torna-se também essencial ires estudando e relembrando alguns pormenores há medida que estás no ensino clinico. Espero ter ajudado de alguma forma