Estagiar durante o curso de enfermagem

Lpcosta

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2021
Olá a todos, como já partilhei num outro tópico, gostava de ir para o curso de enfermagem. Mas infelizmente não sei se vou conseguir entrar ou não. Sabem quais foram as médias de candidatura do ano passado nas principais escolas de enfermagem? Tenho outra dúvida: alguém já fez algum estágio de enfermagem durante o curso? Se sim, por favor contem me como foi a vossa experiência!

Olá a todos, como já partilhei num outro tópico, gostava de ir para o curso de enfermagem. Mas infelizmente não sei se vou conseguir entrar ou não. Sabem quais foram as médias de candidatura do ano passado nas principais escolas de enfermagem? Tenho outra dúvida: alguém já fez algum estágio de enfermagem durante o curso? Se sim, por favor contem me como foi a vossa experiência!

Olá!

Consegues encontrar as médias aqui neste site: Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por distrito e instituição)

Quanto ao curso não sou dele, mas é comum existir vários estágios ao longo dos 4 anos.
Para mais informações sobre os mesmos invoco os geniais: @MARIANA-A e @Edgar H

• Like
Reactions: doctorwho
Olá.
Eu ainda não estou em estágio, já que na minha instituição temos 2 anos teóricos/práticos e 2 anos só de estagio (e monografia), mas posso te dar uma perspetiva de quem já fez uma série de simulações e procedimentos. Os estágios vai ser onde vai aplicar pela primeira vez tudo o que aprendeste em pessoas reais, em situações reais.
É completamente diferente fazeres uma entrevista a um colega ou ao docente, do que na prática, as respostas e interação pode ser muito mais elaborada e inesperada. O mesmo acontece com os procedimentos, as pessoas têm medos reais e hesitações, mexem-se e o próprio procedimento é mais difícil do que num boneco (Ex.: contração muscular). Se for uma coisa que tu queres mesmo exercer, é, de uma maneira orientada e supervisionada, o que tu vais fazer no futuro e são os "primeiros trabalhos" como enfermeira.
Não te ajudei lá muito, espero que alguém te possa ajudar mais, mas foi o que eu te consigo dizer😅.

• Like
Reactions: doctorwho
Olá! Já fiz o curso de Enfermagem e, apesar de já ter terminado há algum tempo, posso contar um pouco da minha experiência. O curso de Enfermagem que frequentei estava dividido de forma diferente, há politécnicos em que o curso tem 2 anos teóricos/práticos e, posteriormente, 2 anos só de ensino clinico, como foi dito pelo @Edgar H, no caso do politécnico em que tirei o curso, começamos logo no 1º ano com ensino clinico (1 mês no 1º ano, 6 meses no 2º e 3º anos e 9 meses no 4º ano).

Acho que de uma forma geral, é normal nos primeiros ensinos clínicos ires com algum receio e hesitação, pois vais contactar pela primeira vez com os utentes e realizar procedimentos técnicos, que até então eram feitos em bonecos/ modelos. Há medida que vais realizando os ensinos clínicos, vais ganhando mais destreza a nivel técnico, assim como vais ganhando mais à vontade com os utentes e vais adquirindo cada vez mais conhecimentos. Tens ensino clínico a nível hospitalar, em que passas por diversos serviços como Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Medicina, Cirurgia, etc., e a nível comunitário, em que passas pelo Centro de Saúde. O importante é treinar bastante, nos ensinos clínicos vão surgindo algumas oportunidades de colher sangue, fazer algaliações, entubações, etc., apesar de alguns procedimentos poderem ser dificeis, é muito importante aproveitares essas oportunidades para praticar. Torna-se também essencial ires estudando e relembrando alguns pormenores há medida que estás no ensino clinico. Espero ter ajudado de alguma forma 🤗

• Fabulous
Reactions: Edgar H
Olá! Ultimamente a ideia de enfermagem tem estado bastante presente na minha cabeça. A UA é a universidade que eu adorava ir e apesar de falarem muito bem de enfermagem lá, há algo que me deixa um pouco reticente. Sei que na UM têm estágio logo no primeiro ano, e por isso esta também poderia ser uma opção.
Sabem me dizer a partir de que ano começam os estágios na UA?

Olá! Ultimamente a ideia de enfermagem tem estado bastante presente na minha cabeça. A UA é a universidade que eu adorava ir e apesar de falarem muito bem de enfermagem lá, há algo que me deixa um pouco reticente. Sei que na UM têm estágio logo no primeiro ano, e por isso esta também poderia ser uma opção.
Sabem me dizer a partir de que ano começam os estágios na UA?
Olá.
Do que eu vi do Plano de Estudos, começa no 2ª semestre, do 2º ano.

• Like
Reactions: ana.am25