Estou em Ciências mas quero ir para um curso de Letras

Carlos991

Membro Caloiro
Matrícula
10 Novembro 2020
Vou fazer um pequeno resumo do meu percurso escolar até agora.
Desde o 1° ao 9° ano, sempre fui bom aluno, tirando boas notas a todas as disciplinas. Cheguei ao 10° ano, altura em que tinha de escolher a área para a qual queria ir, e escolhi Ciências e Tecnologias. Primeiro, porque sempre me diziam que era a área com maior saída. Segundo, porque os meus colegas mais próximos também a escolheram. E terceiro, porque, como tirava boas notas a tudo, achava que também me safaria bem em Ciências, o que não aconteceu exatamente. Na verdade, escolhi esta área um pouco à toa, porque não sabia realmente o que queria fazer da vida. Para ser sincero, ainda hoje não sei bem. Já quis ser várias coisas. Quero tudo e, ao mesmo tempo, não quero nada. Agora estou no final do 12° ano. Durante o meu percurso na área de Ciências, descobri que estou no curso errado e que não me identifico com isto. Cheguei à conclusão daquilo que já suspeitava. Tenho muito mais a ver com a área de Letras do que de Ciências. Não sou um aluno mau, mas podia ser bastante melhor do que aquilo que sou. Sou péssimo a Matemática, tiro notas razoáveis a Biologia e Química, e as disciplinas a que eu tiro melhores notas são justamente Português e Inglês, sem grande esforço.
Sempre gostei muito de geografia e de línguas desde pequeno e sinto que tenho uma certa facilidade para as línguas e jeito para a escrita. Por isso, estou a pensar seriamente em ir para um curso de Letras, mais especificamente, um curso de Tradução. Interessei-me neste curso recentemente. Ultimamente tenho pesquisado muito sobre esta profissão e sobre este curso. Ouvi relatos e experiências aqui neste site de alunos que estão nesse curso e também de tradutores, e a verdade é que me cativou muito e identifiquei-me bastante. Na verdade, eu já fiz algumas traduções muito antes de sequer pensar neste curso, algumas por lazer, outras para um trabalho escolar. Ainda não disse nada sobre este curso aos meus pais por ser uma ideia recente e ainda não ter bem a certeza. A minha mãe continua a insistir que devo seguir um curso de Engenharia, porque tem saída e "dá dinheiro", como ela diz, mesmo sabendo que sou mau a Matemática e não me identificando assim tanto com a profissão, e não me quer deixar ir para um curso que não tenha saída.
Sendo assim, eu gostaria de saber a vossa opinião, principalmente daqueles que estão ou estiveram neste curso. O que acham desta minha situação? Acham que faço bem em ir para um curso de Letras? Como é o curso de Tradução? É difícil? Acham que posso ser prejudicado ou sentir mais dificuldades neste curso por ter andado em Ciências? Como está o mercado de Tradução em Portugal? Acham que é uma boa opção? Tem saída? Tem um bom retorno financeiro?
Obrigado desde já.

Pedro D. Jesus

Membro Dux
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Desde o 1° ao 9° ano, sempre fui bom aluno, tirando boas notas a todas as disciplinas. Cheguei ao 10° ano, altura em que tinha de escolher a área para a qual queria ir, e escolhi Ciências e Tecnologias. Primeiro, porque sempre me diziam que era a área com maior saída. Segundo, porque os meus colegas mais próximos também a escolheram. E terceiro, porque, como tirava boas notas a tudo, achava que também me safaria bem em Ciências, o que não aconteceu exatamente. Na verdade, escolhi esta área um pouco à toa, porque não sabia realmente o que queria fazer da vida. Para ser sincero, ainda hoje não sei bem. Já quis ser várias coisas. Quero tudo e, ao mesmo tempo, não quero nada. Agora estou no final do 12° ano. Durante o meu percurso na área de Ciências, descobri que estou no curso errado e que não me identifico com isto. Cheguei à conclusão daquilo que já suspeitava. Tenho muito mais a ver com a área de Letras do que de Ciências. Não sou um aluno mau, mas podia ser bastante melhor do que aquilo que sou. Sou péssimo a Matemática, tiro notas razoáveis a Biologia e Química, e as disciplinas a que eu tiro melhores notas são justamente Português e Inglês, sem grande esforço.
Sempre gostei muito de geografia e de línguas desde pequeno e sinto que tenho uma certa facilidade para as línguas e jeito para a escrita. Por isso, estou a pensar seriamente em ir para um curso de Letras, mais especificamente, um curso de Tradução. Interessei-me neste curso recentemente. Ultimamente tenho pesquisado muito sobre esta profissão e sobre este curso. Ouvi relatos e experiências aqui neste site de alunos que estão nesse curso e também de tradutores, e a verdade é que me cativou muito e identifiquei-me bastante. Na verdade, eu já fiz algumas traduções muito antes de sequer pensar neste curso, algumas por lazer, outras para um trabalho escolar. Ainda não disse nada sobre este curso aos meus pais por ser uma ideia recente e ainda não ter bem a certeza. A minha mãe continua a insistir que devo seguir um curso de Engenharia, porque tem saída e "dá dinheiro", como ela diz, mesmo sabendo que sou mau a Matemática e não me identificando assim tanto com a profissão, e não me quer deixar ir para um curso que não tenha saída.
Sendo assim, eu gostaria de saber a vossa opinião, principalmente daqueles que estão ou estiveram neste curso. O que acham desta minha situação? Acham que faço bem em ir para um curso de Letras? Como é o curso de Tradução? É difícil? Acham que posso ser prejudicado ou sentir mais dificuldades neste curso por ter andado em Ciências? Como está o mercado de Tradução em Portugal? Acham que é uma boa opção? Tem saída? Tem um bom retorno financeiro?
Obrigado desde já.
Se o teu sonho é tirar uma licenciatura na area das humanidades, então recomendo a ir. Vais ter que passar 3 anos outra vez no secundário mas mais vale estares numa area que gostes mesmo ( se for mesmo o teu sonho ) do que depois estares numa area que não gostes assim tanto e arrepender te de não teres ido. Se o teu sonho é mesmo as humanidades, acho que devias arriscar.
Mas sempre podes ver agora a licenciatura que queres e ver se por acaso podes ir para lá, depende é das provas de ingresso. Mas se for provas de ingresso do tipo, historia A ou geografia, sempre podes ficar a estudar por ti próprio e depois fazer o exame ou ir para o curso de humanidades e fazer o exame. Isso tudo já é contigo, tu é que devias decidir.

• Like
Reactions: Alexandra S.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Obrigado desde já.
Olá @Carlos991,

Antes de mais, só para deixar tudo claro, não tens de ir para LH para entrar num curso de letras como disse o @PedroJesus17 . Há várias soluções em que nenhuma inclui repetir o secundário. 😅

Relativamente à tua situação familiar, é relativamente normal haver esse tipo de pressão dos pais porque no fundo só nos querem ver bem sucedidos e, infelizmente, é um facto que tirar Engenharia dá-te maiores probabilidades disso na definição de sucesso dos teus pais. A verdade é que a nossa geração pensa no sucesso de forma diferente em que o gosto, o interesse, a progressão e o sentimento de estar a contribuir para algo significativo são fatores cruciais e a ter em conta.

A minha honesta opinião é que deves seguir aquilo que gostas porque é a única forma de te sentires completamente realizado e a verdade é que se não gostas de matemática e não tens interesse nenhum por Engenharia, provavelmente não serias um bom engenheiro simplesmente porque não é algo do teu interesse and that's ok. Eu não conseguiria ser um bom linguista ou físico porque são áreas que tenho um menor interesse do ponto de vista profissional (e mesmo dentro da minha área, existem dezenas de sub-áreas que nunca me veria a trabalhar).

Em termos de mercado de trabalho, são, estatisticamente, áreas mais complicadas de se entrar e de se ter sucesso em vários níveis (progressão de carreira, remuneração, etc) mas com os investimentos corretos e dedicação acho que não é muito dificil conseguires alguma coisa. Relativamente aos cursos em específico, deixo alguém clarificar-te melhor já que eu sou de outra área.

Boa sorte @Carlos991 e não tenhas medo de seguir aquilo que tens interesse por. Não é nada incomum alunos de CT irem para cursos de línguas.

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Olá @Carlos991. Bem-vindo ao fórum ☺

Não vou estar a repetir o que o @PedroJesus17 e o @Wraak te disseram porque eles já foram bastante explicítos nas suas explicações. Venho apenas dizer-te que, como o Wraak bem referiu: não é de todo incomum alunos de CT irem para línguas. Eu, inclusive, faço parte desses casos, tendo feito o Ensino Secundário em CT e, mais tarde, feito uma Licenciatura precisamente em línguas e com um minor em linguística 😅 Neste momento estou num Mestrado mais voltado para as Ciências Sociais, mas posso garantir-te que tanto num caso como noutro, fui muito feliz precisamente porque escolhi uma área onde me sinto profundamente realizada.

Não sei muito sobre o curso de Tradução, especificamente, mas tenho amigos que estão neste momento a realizar o Mestrado em Tradução e o feedback que tenho é que há particularmente uma valorização de tradutores que se especializem em línguas mais invulgares. Ou seja, se tiveres interesse e vontade, recomendo-te optares por línguas como alemão e/ou mandarim por exemplo. Também parece começar a haver um certo interesse por línguas mais nórdicas como finlandês, mas aí só nos casos em que pretendes trabalhar mesmo nesses países.

Assim, o conselho que te posso dar, enquanto estudante e, principalmente, uma pessoa que há uns anos esteve na mesma situação que tu - inclusive, algumas pessoas nunca compreenderam o porquê de ter desistido de seguir Medicina Veterinária - é que sigas o teu coração e vás para onde te sentires feliz. Se é nas Humanidades, então força. Fala com os teus pais, vê qual será a melhor maneira de lhes dizeres e sê absolutamente honesto com eles. Isso é muito importante. Compreendo o receio deles sobre a empregabilidade da área, mas há muitas maneiras de ires para Humanidades e ainda assim seres bem-sucedido profissionalmente.

Se tiveres mais alguma dúvida ou questão onde possa ajudar, fica à vontade para perguntares, ou por aqui ou via MP. Desejo-te a maior das sortes 💪🍀

• Fabulous
  • Like
Reactions: Carlos991 and Wraak

Pedro D. Jesus

Membro Dux
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Olá @Carlos991,

Antes de mais, só para deixar tudo claro, não tens de ir para LH para entrar num curso de letras como disse o @PedroJesus17 . Há várias soluções em que nenhuma inclui repetir o secundário. 😅
Exato. Penso que não cometi o erro ao dizer que não se pode ir para um curso de letras sem repetir o secundário.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Exato. Penso que não cometi o erro ao dizer que não se pode ir para um curso de letras sem repetir o secundário.
Acontece. No worries :)
Se o teu sonho é tirar uma licenciatura na area das humanidades, então recomendo a ir. Vais ter que passar 3 anos outra vez no secundário mas mais vale estares numa area que gostes mesmo ( se for mesmo o teu sonho ) do que depois estares numa area que não gostes assim tanto e arrepender te de não teres ido. Se o teu sonho é mesmo as humanidades, acho que devias arriscar.
EDIT: Pode ter sido só um erro de interpretação 😅

Última edição:
  • Like
Reactions: Pedro D. Jesus

Pedro D. Jesus

Membro Dux
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Acontece. No worries :)

EDIT: Pode ter sido só um erro de interpretação 😅
Acho que não leste tudo. Referi no fim que também é preciso ver as provas de ingresso necessárias e isso tudo depois se não estou em erro.

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
Curso
Línguas Modernas
aconselho-te a ires para aquilo que gostas e no qual és bom. é melhor destacares-te num mercado de trabalho com mais obstáculos do que acabares por sair de um curso super concorrido com notas muito baixas. acaba por ser um tiro no pé, porque ter só "saídas" não leva a lado nenhum se a tua concorrência é melhor do que tu (incluindo no facto de terem mais paixão pela área também, porque às vezes isso motiva a construir um CV melhor).
já que gostas de tradução e és bom a inglês, podes sempre apostar nessa prova de ingresso!
as engenharias são várias, com saídas diferentes e conheço gente de engenharia que está desempregado, por exemplo. fora que, por experiência própria, ires para algo só a pensar em empregabilidade ou por pressão externa não te leva a lado nenhum e há grandes chances de ou desistires da uni ou saíres lá totalmente sem motivação para aquele que, à partida, será o teu emprego.
como a maioria dos cursos de línguas começa em nível básico (que eu saiba), não acho que vai ser muito difícil para te ambientares. de resto, linguística é um bocado chata (para mim), mas lá está, ensinam-te os básicos então acho que teres estado em ciências não te impede de nada. no meu caso já estive na situação oposta e afetou bastante haha
de toda a maneira, boa sorte e não te esqueças que a palavra final não é dos teus pais (:

• Like
Reactions: Carlos991

NeiaJ

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
20 Julho 2018
Curso
Ciências da Linguagem
Instituição
FLUL
Só quero dizer que também sou daqueles que vieram de Ciências e Tecnologias e entraram em Letras ahahah dependendo da média, não é assim tão absurdo conseguir entrar em Letras com o curso de Ciências - aliás, até acho que é mais fácil do que fazeres o contrário

• Like
Reactions: Carlos991