Estou em CT no momento, devo mudar para CSE?

B_eco

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2025
Boa noite a todos, terminei o 10° ano no curso de Ciências e Tecnologias, mas após alguns meses de reflexão, comecei a considerar a opção para mudar para Ciências Socioeconómicas no 11° ano.

Considero que um emprego relacionado com economia seja mais útil, e com um curso em economia poderia ser contabilista, gestor, etc, enquanto que nenhum emprego proveniente de ciência ou de tecnologia me agrade particularmente.

Então ponho a questão, devo mudar de curso? No 12° ano poderei ter economia C, mas esta matéria é o suficiente para seguir economia na Universidade? E se for, não ficarei para trás comparado com os estudantes socioeconómicos?

Finalmente, o curso de CT requer que eu escolha pelo menos uma das ciências (biologia, geologia, física, química), o que me impede de escolher ambos a economia C e a ciência política, que são duas matérias que eu acho extremamente úteis, no curso de CSE posso ter ambas as matérias simultaneamente, não acho que isto seja algo importante o suficiente para empurrar a decisão para qualquer um dos lados, mas fiquei um pouco triste ao saber que não podia escolher ambas as matérias.

Portanto resumindo, é necessário mudar para o curso socioeconómico para seguir uma área relacionada com a economia, ou é economia C no 12° ano suficiente para ter uma posição firme quando chegar à universidade?

Solução
Olá.

O que tu aprendes no curso de Ciências Socioeconómicas, também acabarias por aprender na faculdade, ao seguir Economia, ou Gestão, ou afins, realçando que a diferença é literalmente só uma disciplina. Quem vem de Ciências Socioeconómicas apenas tem um pequeno "head start". Cerca de 25% dos estudantes que ingressavam em Economia antes de haver a regra dos 2 exames vinham de Ciências e Tecnologias. Em 2024, foram cerca de 50%, na FEP. Não é esta escolha agora que te vai limitar no futuro, não sintas que tens de mudar de curso para poder seguir Economia.

Se quiseres, podes trocar de curso. Sendo que Matemática A é comum, apenas terias duas disciplinas em atraso, pelo que passarias para o 11º ano na mesma. Apenas perderias o teu...
Olá.

O que tu aprendes no curso de Ciências Socioeconómicas, também acabarias por aprender na faculdade, ao seguir Economia, ou Gestão, ou afins, realçando que a diferença é literalmente só uma disciplina. Quem vem de Ciências Socioeconómicas apenas tem um pequeno "head start". Cerca de 25% dos estudantes que ingressavam em Economia antes de haver a regra dos 2 exames vinham de Ciências e Tecnologias. Em 2024, foram cerca de 50%, na FEP. Não é esta escolha agora que te vai limitar no futuro, não sintas que tens de mudar de curso para poder seguir Economia.

Se quiseres, podes trocar de curso. Sendo que Matemática A é comum, apenas terias duas disciplinas em atraso, pelo que passarias para o 11º ano na mesma. Apenas perderias o teu progresso das bienais de CT, e terias de fazer bienais de 10º durante o 11º e bienais de 11º durante o 12º. Se fores de uma escola grande, não deve haver grandes problemas com a compatibilidade de horários, mas se fores de uma escola pequena, pode haver.

No entanto, esta é uma decisão relativamente inconsequente. Afecta as disciplinas que tens no secundário, mas em ambos os casos podes frequentar confortavelmente um curso de Economia no ensino superior. Diria para fazeres aquilo que te sentires que te daria um percurso secundário mais confortável.

Última edição:
Solução