Estou em dúvida

   

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Mensagens
310
Boa tarde.
Estou em dúvida relativamente á minha situação sou licenciada em Comunicação Empresarial e tenho um Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior Miguel Torga. Tanto na licenciatura como no mestrado sofri bullying quer por parte dos colegas quer por parte dos professores e inclusive durante o mestrado tive que recorrer à Inspeção Geral da Educação, Ministério da Educação e Dges para defender a tese de mestrado, mesmo com isso tudo concluí o mestrado. Mesmo que tendo dois internamentos hospitalares consegui terminar nos anos previstos. Depois ainda fiz uma pós-graduação em Técnica Superior de Segurança no Trabalho e outros cursos quer do iefp quer de outras entidades.
Entretanto consegui o atestado multiusos com 60% de incapacidade mas é só até 2029 depois tenho que o renovar mais tempo. Com isto só consegui estágios e voluntariado, nomeadamente na área das bibliotecas mesmo não tendo especialização nesta área. Pensei em frequentar o curso de pós-graduação em Promoção e Dinamização Cultural e educativa de arquivos e bibliotecas mas não tenho direito a bolsa nem nada estou a receber a prestação social para a inclusão mas como o atestado é só até 2029 não sei. Gostaria de perguntar se alguém já frequentou esta pós-graduação e o que achou?
Também já pensei em doutoramento através da bolsa da dges mas não sei ao certo como funciona e como o atestado multiusos é até 2029.
Cumprimentos,
 
Boa tarde.
Estou em dúvida relativamente á minha situação sou licenciada em Comunicação Empresarial e tenho um Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior Miguel Torga. Tanto na licenciatura como no mestrado sofri bullying quer por parte dos colegas quer por parte dos professores e inclusive durante o mestrado tive que recorrer à Inspeção Geral da Educação, Ministério da Educação e Dges para defender a tese de mestrado, mesmo com isso tudo concluí o mestrado. Mesmo que tendo dois internamentos hospitalares consegui terminar nos anos previstos. Depois ainda fiz uma pós-graduação em Técnica Superior de Segurança no Trabalho e outros cursos quer do iefp quer de outras entidades.
Entretanto consegui o atestado multiusos com 60% de incapacidade mas é só até 2029 depois tenho que o renovar mais tempo. Com isto só consegui estágios e voluntariado, nomeadamente na área das bibliotecas mesmo não tendo especialização nesta área. Pensei em frequentar o curso de pós-graduação em Promoção e Dinamização Cultural e educativa de arquivos e bibliotecas mas não tenho direito a bolsa nem nada estou a receber a prestação social para a inclusão mas como o atestado é só até 2029 não sei. Gostaria de perguntar se alguém já frequentou esta pós-graduação e o que achou?
Também já pensei em doutoramento através da bolsa da dges mas não sei ao certo como funciona e como o atestado multiusos é até 2029.
Cumprimentos,
Olá, Mariana! Espero que te encontres bem.

A resposta para a tua pergunta vai depender um pouco dos objectivos que tu tens: já fizeste um percurso de formação diversificado e tens estado a trabalhar junto de bibliotecas - tens gostado? Se a resposta é um sim bastante claro, tirares uma pós-graduação pode ajudar-te a conseguir estabilizar mais a tua situação profissional e vires ainda a trabalhar junto de bibliotecas escolares. Se a resposta é não, um doutoramento pode ou não ser a tua via de formação seguinte - um doutoramento tende a ser mais útil para pessoas que querem fazer a sua carreira na academia, especialmente a investigar ou a leccionar no ensino superior; fora destas questões, um doutoramento não tem um enorme relevo no mercado profissional, pelo que o investimento pode não ser tão útil se as tuas intenções profissionais são outras. Quanto ao atestado, creio que não tens de te preocupar demasiado, porque é normal ele ser renovado; dito isto, creio que o teu foco deve ser conseguires detetar o que gostarias mais de fazer e seguir com esse plano avante. Boa sorte 🤗
 
  • Like
Reactions: davis
Boa tarde. Obrigada pela tua resposta. Sim eu estive algum tempo numa biblioteca escolar mas depois tive uma experiência prática numa biblioteca municipal. Ainda estou a aguardar se retomo novamente para a biblioteca municipal mas ainda não recebi resposta. Não me inscrevi em Janeiro de 2026 neste curso de pós-graduação porque ainda não tinha recebido a prestação social para a inclusão destes 4 meses já recebi e também porque pede a universidade autónoma o diploma autenticado no meu caso o de mestrado e eu na altura não sabia bem como fazer. Dizem que há outra edição a começar em Setembro sendo assim não sei se me heide candidatar já ou esperar mais algum tempo. Já falei com uma aluna que frequenta esta pós-graduação e está a gostar muito.
Depois vi também uma especialização em Marketing Digital que também achei interessante porque eu já fiz gestão de redes sociais do centro de emprego mas gostava de aprofundar algumas noções também. Já revi os apontamentos do curso do centro de emprego e não aborda todos os temas.
O curso de pós-graduação em bibliotecas também tem uma disciplina de gestão de redes sociais mas eu não sei bem se é só a nível de bibliotecas.
Cumprimentos. Obrigada.
 
Boa tarde. Obrigada pela tua resposta. Sim eu estive algum tempo numa biblioteca escolar mas depois tive uma experiência prática numa biblioteca municipal. Ainda estou a aguardar se retomo novamente para a biblioteca municipal mas ainda não recebi resposta. Não me inscrevi em Janeiro de 2026 neste curso de pós-graduação porque ainda não tinha recebido a prestação social para a inclusão destes 4 meses já recebi e também porque pede a universidade autónoma o diploma autenticado no meu caso o de mestrado e eu na altura não sabia bem como fazer. Dizem que há outra edição a começar em Setembro sendo assim não sei se me heide candidatar já ou esperar mais algum tempo. Já falei com uma aluna que frequenta esta pós-graduação e está a gostar muito.
Depois vi também uma especialização em Marketing Digital que também achei interessante porque eu já fiz gestão de redes sociais do centro de emprego mas gostava de aprofundar algumas noções também. Já revi os apontamentos do curso do centro de emprego e não aborda todos os temas.
O curso de pós-graduação em bibliotecas também tem uma disciplina de gestão de redes sociais mas eu não sei bem se é só a nível de bibliotecas.
Cumprimentos. Obrigada.
Olá, novamente! Eu acho que pelos interesses e entusiasmo que demonstras, realmente essa pós-graduação parece ser muito boa para ti. Eu recomendaria que optasses por tentar ir em Setembro, até lá aguardas respostas se ficas na biblioteca municipal e podes ir estudando e fazendo coisas que gostes até ao momento de ingressarem em Setembro. 🥰🥰
 
  • Like
Reactions: davis
Sim eu gosto bastante desta área e gostava de aprender mais sobre ela. Porque a minha formação é Comunicação empresarial e gestão de recursos humanos. Muito obrigada
 
  • Love
Reactions: Ariana_