Estou em humanidades mas não se é certo para mim...

Gabriel :)

Membro Caloiro
Matrícula
15 Outubro 2022
Olá! Comecei o secundário pelo menos à três semanas e desde o primeiro dia penso se é humanidades onde quero estar...
Eu tenho como ideia depois do 12° seguir medicina/enfermagem veterinária ou enfermagem, mas como tou em humanidades e para esses cursos as provas de ingresso são Bio e Fq A não sei se sou capaz, pois vai ser difícil fazê los por conta própria sem aulas.
Eventualmente está semana decidi trocar, mas no mesmo dia anulei a mudança, pois fui a uma aula de FQ A laboratorial e não gostei lá muito e voltei para humanidades.
Agora já estou mais tranquilo com essa decisão (pois acho que só se pode mudar uma vez) , mas de certa forma fico a pensar se não estou a "desistir" do que gostava de seguir e penso se não devia ter dado uma oportunidade mais longa ao curso de ciências. Outra coisa eu apesar de gostar de Hist A e Geo A não tenho vontade mesmo nenhuma de estudar em casa, opa pode ser ainda da fase de adaptação mas não sei.
Por favor alguém que passou por uma fase igual que me responde de como correu!!

Olá! Comecei o secundário pelo menos à três semanas e desde o primeiro dia penso se é humanidades onde quero estar...
Eu tenho como ideia depois do 12° seguir medicina/enfermagem veterinária ou enfermagem, mas como tou em humanidades e para esses cursos as provas de ingresso são Bio e Fq A não sei se sou capaz, pois vai ser difícil fazê los por conta própria sem aulas.
Eventualmente está semana decidi trocar, mas no mesmo dia anulei a mudança, pois fui a uma aula de FQ A laboratorial e não gostei lá muito e voltei para humanidades.
Agora já estou mais tranquilo com essa decisão (pois acho que só se pode mudar uma vez) , mas de certa forma fico a pensar se não estou a "desistir" do que gostava de seguir e penso se não devia ter dado uma oportunidade mais longa ao curso de ciências. Outra coisa eu apesar de gostar de Hist A e Geo A não tenho vontade mesmo nenhuma de estudar em casa, opa pode ser ainda da fase de adaptação mas não sei.
Olá! Podes voltar a mudar de curso sim, se assim entenderes. Acho que se queres cursos na área da Saúde, faz sentido que faças Ciências e Tecnologia porque evitares o curso em si no fundo não é uma excelente ideia à partida, quando vais ter de fazer provas de ingresso desse curso. Como ainda estás no 10° ano vais mais do que a tempo de mudar e seguir um percurso mais recomendado, mas vais ter de possivelmente habituar-te a que nem todas as disciplinas sejam muito imteressantes (e é normal pensar isso). Pelo contrário, se desejas continuar em Humanidades vais ter de suportar as disciplinas e conseguir notas bastante boas - o meu conselho seria arranjares explicações das 3 disciplinas de prova de ingresso de CT e ao mesmo tempo pensares nos teus interesses dentro das Humanidades e Ciências Sociais.

Olá! Podes voltar a mudar de curso sim, se assim entenderes. Acho que se queres cursos na área da Saúde, faz sentido que faças Ciências e Tecnologia porque evitares o curso em si no fundo não é uma excelente ideia à partida, quando vais ter de fazer provas de ingresso desse curso. Como ainda estás no 10° ano vais mais do que a tempo de mudar e seguir um percurso mais recomendado, mas vais ter de possivelmente habituar-te a que nem todas as disciplinas sejam muito imteressantes (e é normal pensar isso). Pelo contrário, se desejas continuar em Humanidades vais ter de suportar as disciplinas e conseguir notas bastante boas - o meu conselho seria arranjares explicações das 3 disciplinas de prova de ingresso de CT e ao mesmo tempo pensares nos teus interesses dentro das Humanidades e Ciências Sociais.
Olá! Obrigado por responderes...
Opa eventualmente não irei mudar pois já perdi bastantes aulas e já vão ocorrer testes desta semana para a frente.
Por isso de certa maneira acho que irei continuar no curso de humanidades e eventualmente maybe no 11° ou 12° arranjar explicações das disciplinas necessárias para ingressar no ensino superior e tentar os exames.
A razão pela que não quero mudar é que no dia em que fui para Ct de certa maneira queria voltar logo para humanidades pois aquela experiência não me despertou interesse e logo anulei a mudança, outra razão é que eu sinto vergonha de ter pedido para mudar e quis anular, as vezes eu fico tao zangado comigo próprio, mas agora já estou tranquilo com a minha escolha.
Mas como assim referente a tua resposta de suportar disciplinas com boas notas?
Ps: no 9 ano eu era aluno de média 4/5 a todas as disciplinas.

Por isso de certa maneira acho que irei continuar no curso de humanidades e eventualmente maybe no 11° ou 12° arranjar explicações das disciplinas necessárias para ingressar no ensino superior e tentar os exames.
Muito sinceramente, se tiveres oportunidade de começar já explicações este ano, eu recomendaria porque para Medicina são logo 3 disciplinas novas e cujos conteúdos ainda são relativamente densos e vais ter de aprender programas de 3 disciplinas que não tiveste aulas, mas é apenas um conselho.
Mas como assim referente a tua resposta de suportar disciplinas com boas notas?
Bem, digo isto porque em Medicina as médias dos alunos costumam andar do 18 para cima e as provas de ingresso são muito significativas na média de entrada - se tiveres notas um pouco mais baixas nas provas de ingresso (especialmente normal e compreensível quando vais a exame de disciplinas que não tiveste durante 2-3 anos), a tua média interna vai ter de compensar esses pequenos deslizes nas notas dos exames que poderás vir a ter. Além de que tens ainda a possibilidade de que, se os exames voltarem a ser obrigatórios, terás de conjugar esses 3 exames de prova de ingresso com mais 2 de Humanidades que vais fazer no 11° e mais 2 no 12° ano. A média dos alunos no ensino básico não diz muito sobre as notas que vão ou não vão ter no seu percurso no secundário e não quis fazer nenhuma inferência das tuas notas...

olá. aconselhava-te a repensar a decisão, pois se realmente queres seguir um curso de ciências, vai ajudar-te teres bases de ciências do secundário. é sim possível seguires um curso de saúde vindo de humanidades, mas terás, à partida, a desvantagem de não estudares matérias de ciências desde o 9º ano. sei que ainda é bastante cedo (se bem que no caso de medicina, infelizmente, os alunos têm que se começar a preparar desde o 10º por causa das médias), mas se o teu problema forem as cadeiras de ciências em geral, também podes pensar se é mesmo um curso nessa área que tu queres...claro que não vai ser exatamente igual na universidade, mas vais ter fisico-química e afins nos cursos de saúde, pelo que não fará tanto sentido seguir essa área se não gostares de nada dentro dela, porque é algo com o qual lidarás o curso inteiro.
boa sorte!

olá. aconselhava-te a repensar a decisão, pois se realmente queres seguir um curso de ciências, vai ajudar-te teres bases de ciências do secundário. é sim possível seguires um curso de saúde vindo de humanidades, mas terás, à partida, a desvantagem de não estudares matérias de ciências desde o 9º ano. sei que ainda é bastante cedo (se bem que no caso de medicina, infelizmente, os alunos têm que se começar a preparar desde o 10º por causa das médias), mas se o teu problema forem as cadeiras de ciências em geral, também podes pensar se é mesmo um curso nessa área que tu queres...claro que não vai ser exatamente igual na universidade, mas vais ter fisico-química e afins nos cursos de saúde, pelo que não fará tanto sentido seguir essa área se não gostares de nada dentro dela, porque é algo com o qual lidarás o curso inteiro.
boa sorte!
Olaa! Opa acho que o curso de Ct não se adequa para mim, visto que me sinto mais confortável nas aulas de humanidades do que Ct, as médias são importantes desde o 10°eu sei só que tipo uma pessoa que entrou no secundário a bastante pouco tempo pode estar preparada para seguir o curso mas pensar no ensino superior o que irá tirar acho que isso já é muito longe, na minha opinião devia existir um curso que englobasse as disciplinas em geral...
Obrigado por responderes! Mas acho que vou me vou focar em humanidades e os seus cursos...

Seguir medicina ou enfermagem estando em humanidades é possível, mas parece-me uma decisão arriscada. Medicina por si só já é um curso extremamente dificil, certamente seria bom que tivesses as bases que CT te possibilitaria. Podes fazer os exames de ingresso sem estares em CT? Claro. Mas pode ser muito dificil, mesmo com explicações. No caso de medicina, precisas de três provas de ingresso ao mesmo tempo. Tens que pensar seriamente se são mesmo esses cursos que queres ou então pensa se te vês em algum curso de LH (Direito, Linguas, História, Filosofia, Educação, Letras etc). Se o teu sonho é mesmo medicina ou enfermagem, acho melhor mudares de curso. Outra boa ideia seria veres os conteúdos que vão ser dados em FQ, BG e MAT e pensar se gostas ou não.
Post automatically merged:

na minha opinião devia existir um curso que englobasse as disciplinas em geral...
Os mais parecidos que existem são o curso Estudos Gerais e o curso Artes e Humanidades, talvez devesses pesquisar sobre eles...

• Like
Reactions: sigis
fui a uma aula de FQ A laboratorial e não gostei lá muito e voltei para humanidades.
Credo, mudar de curso por não gostar de uma aula laboratorial?
Aulas laboratoriais são (ou pelo menos eram, não sei com certeza como está agora) infrequentes, não deixes que seja isso a impedir-te.
Opa eventualmente não irei mudar pois já perdi bastantes aulas e já vão ocorrer testes desta semana para a frente.
Se ainda for como era antigamente, tens até o final do 1º período para trocar, independentemente de testes terem ou não decorrido.
na minha opinião devia existir um curso que englobasse as disciplinas em geral...
Isso derrotaria o propósito do Ensino Superior, que é precisamente permitir ao estudante a realização de funções mais especializadas e que requerem conhecimentos mais aprofundados numa dada área.
acho que o curso de Ct não se adequa para mim, visto que me sinto mais confortável nas aulas de humanidades do que Ct,
De qualquer modo, tens de te focar menos no gostar das aulas agora e mais no que queres fazer depois. O secundário só dura 3 anos. As específicas bienais nem isso duram, só 2 anos. A profissão que depois quiseres seguir dura até a reforma, mais de 30 anos. Não faz sentido estares a sacrificar a possibilidade de seguires Medicina no futuro, se é isso que queres, só por um bocadinho de conforto agora.

Em Medicina, quase de certeza que não entras se não seguires Ciências e Tecnologias.
As médias de entrada são altas (na ordem dos 180), e requerem exames das disciplinas específicas trienal e bienais de CT: Matemática A, Biologia e Geologia, e Física e Química A. Releva que, para além destes exames, voltando a obrigatoriedade dos exames nacionais, terás ainda de fazer os do teu curso. Ou seja, para concluir o curso de Humanidades e seguir Medicina, terias de fazer exames de Português, História A, Matemática A, Biologia e Geologia, Física e Química A, e das duas bienais que escolheres de Humanidades, e no meio disto tudo a média das médias das 3 provas de ingresso e do curso do secundário teria de ser superior a 180.
É uma carga enorme de exames. Já em Ciências e Tecnologias, os exames de que precisas são os exames obrigatórios (mais o de Português).

Em Enfermagem, já podias entrar. Terias de estudar Biologia sozinho, e ir a exame.
Um exame como autoproposto não é nada do outro mundo - eu fui a exame a uma disciplina que não tive e passei.

Última edição:
Obrigado a todos por responderem! Mas visto que estou meio pedido neste processo e como estou a gostar de humanidades, acho que vou ver como corre o 1°periodo e eventualmente se quiser mudar efetuo a mudança e para compensar as matérias de Ct provavelmente iria Estudar nas férias de natal razoavelmente e ver como corria...