Estou no 10º ano e tenho notas baixas!

Catarina__LRC

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2020
Olá a todos!
Obrigada desde já por estarem a ler. Então estou com muitas dúvidas acerca do meu futuro. No 9 ano, á última da hora decidi escolher o curso de Ciências e Tecnologias. Acabei por me tentar adaptar e tenho uma média de 11 valores. Sempre tive dificuldades na matemática. Porém sempre gostava de seguir psicologia ou então nutricionista. Acham que dá??? Por favor ajudem-me!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá a todos!
Obrigada desde já por estarem a ler. Então estou com muitas dúvidas acerca do meu futuro. No 9 ano, á última da hora decidi escolher o curso de Ciências e Tecnologias. Acabei por me tentar adaptar e tenho uma média de 11 valores. Sempre tive dificuldades na matemática. Porém sempre gostava de seguir psicologia ou então nutricionista. Acham que dá??? Por favor ajudem-me!

Dar ainda dá, poderás é ter que trabalhar nessa dificuldade à matemática para não ser uma pedra no sapato. Por acaso no caso da área de nutrição há zonas com médias mais baixas (aka. Dietética e Nutrição no IPB, por exemplo) mas psicologia costumam ser mais altinhas (por volta dos 14/15 julgo eu). Dito isto, ainda vais mais do que a tempo para superar dificuldades e aumentar a média!

• Like
Reactions: Sérgio Miguel

Catarina__LRC

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2020
Dar ainda dá, poderás é ter que trabalhar nessa dificuldade à matemática para não ser uma pedra no sapato. Por acaso no caso da área de nutrição há zonas com médias mais baixas (aka. Dietética e Nutrição no IPB, por exemplo) mas psicologia costumam ser mais altinhas (por volta dos 14/15 julgo eu). Dito isto, ainda vais mais do que a tempo para superar dificuldades e aumentar a média!
[/QUOTE

Olá Gonçalo. Acerca da nutrição, sabes mais sobre isso? Já estive a pesquisar mas não encontro nada em específico!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá Gonçalo. Acerca da nutrição, sabes mais sobre isso? Já estive a pesquisar mas não encontro nada em específico!

Não conheço muito da área, mas podes procurar neste link informação de média e provas de ingresso no curso de Ciências da Nutrição e também no de Dietética e Nutrição (Psicologia também e qualquer outro, for that matter): Acesso ao Ensino Superior 2020 - Assistente de Escolha de Curso (instruções)

Podes também procurar nos das faculdades que te interessam para veres o plano de estudos, etc..

Lya

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
gestão
Instituição
ipvc estg
Não sei quais são os exames necessários para a licenciatura que tens em mente, mas ainda é muito cedo para entrares em pânico com isso.
Há sempre alternativas, sempre!
Eu, por exemplo, chumbei no exame de matemática A e, como é lógico sem o 12º não há univ para ninguém xD.
Resumindo, mesmo sem o 12º e sem média, tive cadeiras isoladas na univ e aulas noturnas na escola para acabar o 12º ano.
Hoje estou a concluir o 1º ano da universidade...
Como podes, temos sempre que procurar uma saída e tentar não entrar em pânico.
Matemática é um pesadelo para muitos acredita. Ainda tens 2 anos pela frente. Foca-te nos objetivos e nunca duvides das tuas capacidades!

• Like
Reactions: Sofia_R

Akiani

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE - UL
Olá a todos!

Olá!
Para Psicologia, também podes ir para LH, há curso que só pedem Português e/ou MACS. No entanto, como tens interesse na Nutrição, aconselhava-te a permanecer em CTs. Em Psicologia, realmente as médias são altinhas, de 14/15, no entanto, também podes pensar na possibilidade de entrares numa privada, e assim não tens que te preocupar tanto com a média. Sinceramente, acho que tanto ganharias em repetir o ano, para fazer melhorais (caso seja possível, agora com o covid não sei se vão alterar alguma lei se não) como em continuar nos anos seguintes. Eu, pessoalmente, e se fosse possível, repetia, no entanto eu fiz o secundário em LH, só conheço LH e o contexto de LH é diferente de CTs. Acho que é pensares se, ao repetires, sentias que ias aprender e consolidar melhor a matéria ou nem por isso. Se sentires que não ias consolidar melhor a matéria, talvez seguir para o 11o e esforçares-te um pouco mais ao longo do ano, procurares ajuda aqui no fórum ou com um explicador, e continuares o esforço no 12o.

Sérgio Miguel

Membro Veterano
Matrícula
11 Junho 2019

Sim. Para ser nutricionista podes seguir um dos seguintes cursos: Ciências da Nutrição, Dietética e Nutrição, e Dietética. Consegues arranjar faculdades com médias de entrada de 10/11 em que só pedem exame de biologia.