Estou no 11° dum curso e queria mudar para outro e começar do 10°

IVanya

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2022
Estou agora no 11° ano do curso socioeconomicas, escolhi fazer exames de geografia A, Economia A e inglês. Ao chegar ao fim deste ano cheguei a perceber que não vou gostar muito de trabalhar nesta área e estou a pensar em mudar de curso para ciências e tecnologia, a minha pergunta é se vou ter que repetir as disciplinas que já fiz no 10 ano? Por exemplo eu acabei a Ed. Física com 15 no 10 ano no curso de economia, vou ter que repetir esta disciplina no curso de ciências ou não? Será que posso não fazer ela e ficar com a nota que tive no ano passado? E posso faltar aos exames de geografia e economia porque não vou precisar deles para o futuro?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Estou agora no 11° ano do curso socioeconomicas, escolhi fazer exames de geografia A, Economia A e inglês. Ao chegar ao fim deste ano cheguei a perceber que não vou gostar muito de trabalhar nesta área e estou a pensar em mudar de curso para ciências e tecnologia, a minha pergunta é se vou ter que repetir as disciplinas que já fiz no 10 ano? Por exemplo eu acabei a Ed. Física com 15 no 10 ano no curso de economia, vou ter que repetir esta disciplina no curso de ciências ou não? Será que posso não fazer ela e ficar com a nota que tive no ano passado? E posso faltar aos exames de geografia e economia porque não vou precisar deles para o futuro?
Olá! Podes faltar aos exames, sim, não tem qualquer consequência negativa. Quanto a teres de repetir disciplinas que passaste - não tens, mas à partida podes repetir essas disciplinas para melhoria; se tirares melhor nota, a nota substitui, se não melhorares ficas com o 15 a EF, ppr exemplo. Se achas que conseguirias melhorar algumas disciplinas, seria bom repetires porque podes subir a média nem que seja um pouco; por outro lado, no que achares que não melhoras, não repetes e assim ficas com o horário do 10° ano 'mais livre'.

Ferreira_AR

Membro
Matrícula
25 Junho 2017
Estando em CSE e querendo ir para CT, não havia a hipótese de ires já para o 12.o ano? Claro que para o ano, terias de fazer 4 exames, em vez de dois, mas sempre não perdias dois anos da tua vida ao voltares para o 10 ano.
Desde que tenhas boa nota a matemática A, é uma hipótese a considerar

• Like
Reactions: sigis

IVanya

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2022
Estando em CSE e querendo ir para CT, não havia a hipótese de ires já para o 12.o ano? Claro que para o ano, terias de fazer 4 exames, em vez de dois, mas sempre não perdias dois anos da tua vida ao voltares para o 10 ano.
Desde que tenhas boa nota a matemática A, é uma hipótese a considerar
Pra mim mais fácil de perder esses 2 anos e estar nas aulas a aprender do que no 12 ano estar a estudar sozinho, porque eu normalmente só estudo nas aulas e sou muito preguiçoso pra estudar em casa. Matemática tive 14 no 10 ano e agora tive 13 sem estudar, só a fazer tarefas nas aulas. Se voltar para o 10 queria também de fazer matemática outra vez para subir a média pois sei que consigo muito melhor.

Ferreira_AR

Membro
Matrícula
25 Junho 2017
O que terias de fazer é o que todo o estudante universitário faz 😅 era uma de já ires aprendendo. Mas se te sentes mais confortável assim, go ahead. O importante é que te sintas bem