Estou no 11º ano em CT e sinto que esta não foi a melhor decisão

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

MafaldaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Esta semana mudei de escola, mudei de casa, mudei de encarregado de educação (mãe para pai) e sinto que CT nunca foi a melhor opção, entrei em CT mais porque a minha mãe influenciou completamente a minha decisao, e sendo ela a mãe não a quis desiludir, nem seguir para Artes ou wtv com uma mãe a dizer-me sistematicamente que tomei a decisão errada. O certo é que agora vivo com o meu pai, e começo a ver as aulas de uma forma completamente diferente, antes tinha um objetivo ( agradar a minha mãe) mas agora não sei porque é que estou sequer em CT, a unica opção é a famosa frase " estou aqui porque é o que dá mais oportunidades". Estou completamente perdida, tirei media de 16 no 10º ano e eu não acho que seja mau. Já neste ano, as minhas notas todas desceram 2 valores. O problema é que tudo o que estudei, tudo o que fiz, fiz por obrigação de não desiludir a minha mãe e não desiludir as pessoas que estão a minha volta e se importam com a minha média, nunca o fiz por mim, não faço ideia do que quero seguir ( tenho interesse por animes, desenho, por psicanálise) mas nada disto é certo realmente, nunca tive certezas de nada, e agora que estou num ambiente novo e me estou a sentir finalmente bem noutros aspetos, ja na escola estou cada vez com mais duvidas, não quero nada desiludir agora o meu pai, e perder 2 anos, e tambem nao faco ideia para qual curso ir sem ser CT porque nao sei do que realmente gosto , resumindo, tenho quase 17 anos e não tenho qualquer sonho na vida e vivo daquilo que os outros pensam e do que os outros querem que eu faça. Não sei se neste momento preciso de um psicólogo ou de um explicador para todas as disciplinas :' ) . Enfim, obrigada a quem leu tudo, so espero receber opinioes diferentes.

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Esta semana mudei de escola, mudei de casa, mudei de encarregado de educação (mãe para pai) e sinto que CT nunca foi a melhor opção, entrei em CT mais porque a minha mãe influenciou completamente a minha decisao, e sendo ela a mãe não a quis desiludir, nem seguir para Artes ou wtv com uma mãe a dizer-me sistematicamente que tomei a decisão errada. O certo é que agora vivo com o meu pai, e começo a ver as aulas de uma forma completamente diferente, antes tinha um objetivo ( agradar a minha mãe) mas agora não sei porque é que estou sequer em CT, a unica opção é a famosa frase " estou aqui porque é o que dá mais oportunidades". Estou completamente perdida, tirei media de 16 no 10º ano e eu não acho que seja mau. Já neste ano, as minhas notas todas desceram 2 valores. O problema é que tudo o que estudei, tudo o que fiz, fiz por obrigação de não desiludir a minha mãe e não desiludir as pessoas que estão a minha volta e se importam com a minha média, nunca o fiz por mim, não faço ideia do que quero seguir ( tenho interesse por animes, desenho, por psicanálise) mas nada disto é certo realmente, nunca tive certezas de nada, e agora que estou num ambiente novo e me estou a sentir finalmente bem noutros aspetos, ja na escola estou cada vez com mais duvidas, não quero nada desiludir agora o meu pai, e perder 2 anos, e tambem nao faco ideia para qual curso ir sem ser CT porque nao sei do que realmente gosto , resumindo, tenho quase 17 anos e não tenho qualquer sonho na vida e vivo daquilo que os outros pensam e do que os outros querem que eu faça. Não sei se neste momento preciso de um psicólogo ou de um explicador para todas as disciplinas :' ) . Enfim, obrigada a quem leu tudo, so espero receber opinioes diferentes.
Ignorando tudo o que os outros esperam de ti, até porque afinal é do teu futuro que se trata e não do dos outros, não tens mesmo nadinha que te vejas a fazer no futuro e que aches que te sentirás realizada a fazer? Nem que seja uma ideia muito geral?

MafaldaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Ignorando tudo o que os outros esperam de ti, até porque afinal é do teu futuro que se trata e não do dos outros, não tens mesmo nadinha que te vejas a fazer no futuro e que aches que te sentirás realizada a fazer? Nem que seja uma ideia muito geral?
Nem por isso, não tenho projetos de vida :') mas tendo em conta aquilo que gosto, só podia ser artes ou algo relacionado a psicologia mas não me sinto capaz, não me sinto capaz em nenhum curso provavelmente

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Nem por isso, não tenho projetos de vida :') mas tendo em conta aquilo que gosto, só podia ser artes ou algo relacionado a psicologia mas não me sinto capaz, não me sinto capaz em nenhum curso provavelmente
Não sei de que zona do país és mas já pensaste em ir a atividades, por exemplo, Mostra da UP, Universidade Júnior, Dias abertos que certas faculdades possam ter ou quaisquer outros equivalentes que hajam noutras zonas do país. Poderias informar-te sobre a vasta área de artes e sobre psicologia para decidir se isso seria mesmo para ti ou até mesmo espreitar outras áreas, quem sabe encontres uma que nunca pensaste e que acabes a amar.

maya222

Membro
Matrícula
26 Outubro 2019
Sei que talvez é um bocado desagradável para alguns dizer isto, mas como tens uma boa média e estas no 11ano poderias continuar e na faculdade escolhes o que queres já que este curso permite ir tanto para línguas, economia ou ciências/tecnologias. Mas se estiveres interesse em artes e não estás feliz, deverias mudar. Sei que é complicado escolher algo e continuar a ter boas notas sem nenhum objetivo, mas foca-te em ter esse média porque é uma média muito geral que permite entrar em muita coisa.

MafaldaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Sei que talvez é um bocado desagradável para alguns dizer isto, mas como tens uma boa média e estas no 11ano poderias continuar e na faculdade escolhes o que queres já que este curso permite ir tanto para línguas, economia ou ciências/tecnologias. Mas se estiveres interesse em artes e não estás feliz, deverias mudar. Sei que é complicado escolher algo e continuar a ter boas notas sem nenhum objetivo, mas foca-te em ter esse média porque é uma média muito geral que permite entrar em muita coisa.
Só que desci muito este ano, estou com média de 13, desci 5 valores a matemática, e agora que mudei de escola estou a ver isto cada vez pior mas desta vez não há motivação
Mensagem fundida automaticamente:

Não sei de que zona do país és mas já pensaste em ir a atividades, por exemplo, Mostra da UP, Universidade Júnior, Dias abertos que certas faculdades possam ter ou quaisquer outros equivalentes que hajam noutras zonas do país. Poderias informar-te sobre a vasta área de artes e sobre psicologia para decidir se isso seria mesmo para ti ou até mesmo espreitar outras áreas, quem sabe encontres uma que nunca pensaste e que acabes a amar.
Sou do Porto, já vi muita coisa para artes, e psicologia acho que qualquer área dá acesso, o meu medo é descer agora estes 2 anos a minha média e depois não conseguir fazer nada. Mas ninguém me garante que noutro curso não sejam notas ainda piores das que já tenho

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Só que desci muito este ano, estou com média de 13, desci 5 valores a matemática, e agora que mudei de escola estou a ver isto cada vez pior mas desta vez não há motivação
Mensagem fundida automaticamente:

Sou do Porto, já vi muita coisa para artes, e psicologia acho que qualquer área dá acesso, o meu medo é descer agora estes 2 anos a minha média e depois não conseguir fazer nada. Mas ninguém me garante que noutro curso não sejam notas ainda piores das que já tenho
Então podes sempre trabalhar para esses objetivos e ganhar a motivação a partir daí ou mudar para artes e podes aceder à mesma a ambas as áreas.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
E se eu descer ainda mais e ficar com uma média horrível e me culpar para sempre por não ter mudado de área?
Dá trabalho, mas podes sempre melhorar as notas fazendo os exames nacionais. Nunca é uma causa perdida. Se quiseres arriscar mudar de área também podes, tendo em conta que gostas de artes é possível que te sintas melhor nesse curso.

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Sociologia
Instituição
ISCTE
Não sei o que fazer sinceramente, mas obrigada pela ajuda!
O que te posso dizer é que estou na mesma situação só que neste caso eu estou a acabar o 12º Ano já... Se eu fosse a ti eu tentava acabar o 12º em CT por mais difícil que seja, porque se fores como eu não queres ficar atrasada um ano só para mudar de curso. Depois quando acabares sempre podes fazer os exames relacionados com AV e entrares na universidade assim!

ACA

Membro Veterano
Matrícula
3 Dezembro 2019
Olá Mafalda! :)
Baseado no que li, o primeiro conselho que te dou é pensares primeiramente em ti e só depois pensares em agradares aos outros. Porque se viveres unicamente de acordo com o que os outros pensam de ti, vais ter dificuldade em encontrar a tua felicidade. A meu ver, toda a gente deve ser um pouco "egoísta" nesse aspeto, porque afinal trata-se da tua vida e de mais ninguém.
A primeira pergunta que te faço é: Gostas das disciplinas específicas ou há pelo menos uma disciplina específica que gostes de CT? Ou sentes que só estudas "porque tem de ser"? Uma coisa é não se ter a certeza do que se quer seguir no futuro (bastante comum e que me parece o teu caso) outra é se gostas ou não das disciplinas que estás a estudar. Se gostas de pelo menos uma, o que te sugiro a fazer, tendo em conta que não fazes ideia do que queres seguir e tens essas dúvidas em relação às artes, seria arranjares forma de ires para CT, mas em vez de Biologia, teres Geometria Descritiva (isto no caso de não te interessares especialmente por Biologia e gostares de Mat e/ou FQ - no meu colégio haviam 2 tipos de turmas de CT, umas com Biologia outras com Geometria Descritiva). Geometria Descritiva, se não estou em erro, pode-se ter em Artes e em CT e assim arranjavas um meio termo. Porque a ideia que eu tenho (corrijam-me se estiver enganada!) é que, mesmo estando em CT, terás no fim do secundário provas de ingresso válidas que te permitam entrar em vários cursos de artes!! Recomendo, por essa razão, dares uma olhadela às provas de ingresso de vários cursos de artes e comprovares por ti mesma. Assim, não tinhas essa pressão de ter de decidir entre CT e Artes, uma vez que esta sugestão que te dou parece-me abrir-te portas quer para áreas científicas quer artísticas. Isto é apenas uma sugestão. Boa sorte e força!

Última edição:

InêsSimão

Membro
Matrícula
23 Julho 2018
Não podes ir pelo que os outros esperam de ti, tens de traçar os teus objetivos mesmo que ainda não os tenhas vais sempre a tempo de os encontar! Se gostas de artes ou de outra área qualquer não tem mal nenhum mudar, segue o teu ritmo, procura profissões que gostes e te imagines a trabalhar no futuro.

MafaldaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Entretanto nao tinha visto nenhuma destas mensagem por alguma razão, e cá estou eu com o mesmo dilema ahaha. Desta vez a situação está ainda pior. Obrigada a todos aqueles que responderam!!